Por que cachorro lambe o pé do dono?


Que os cães são animais super afetuosos isso todo mundo sabe, mas se você já teve algum contato com um cachorro, já reparou que eles parecem ter uma mania de lamber os nossos pés. Por que cachorro lambe o pré do dono? é pra demonstrar carinho? é algum sinal? algum problema?

Tudo isso vamos responder a seguir.

Por que cachorro lambe o pé do dono?

A lambida de uma forma geral é algo instintivo nos cães. Desde pequenos eles já trocam lambidas entre eles quando adotamos um deles, não é diferente, eles acabam nos lambendo também.

Por isso, não conseguimos falar de verdade o motivo para essa “demonstração de afeto”. O que já sabemos é que quando eles lambem uns aos outros ou aos donos é porque estão se comunicando, seja colhendo informações ou passando algum “sinal”.

Agora, por que o pe? O cachorro lambe o pé do dono e não outras partes pois, provavelmente é a parte do corpo que ele tem um acesso mais fácil, não por algo específico como é o caso quando eles cheiram o bumbum de outro cachorro.

 

Ainda assim, continuou intrigado com o assunto veja esses motivos que levam os cães a lamber, não só o pé, mas os donos:

Coletar Informações: Através das lambidas os cães conseguem captar diversas informações como objetos que tivemos contato, locais que passamos e até algumas informações sobre nosso humor. Por isso, principalmente quando eles conhecem pessoas novas ou voltamos da rua eles lambem a gente.

Sentir o gosto da nossa pele: É, eles gostam do sabor do suor. O salgadinho da pele humana é um atrativo para eles, então os beijinhos podem ser muito mais que simples beijos para eles.

Carinho:  Sim, pode ser uma demonstração de carinho sim. Apesar de não ser a única causa das lambidas e a principal.

Chamar atenção: Às vezes ele quer te passar um recado, vontade de passear, fome? se o cachorro tem uma rotina e você por algum motivo atrasar os horários ele pode te lamber para chamar atenção e te avisar algo como “Ei, não vamos passear não?!”

Nós humanos gostamos muito desses peludos e quando demonstram alguma coisa a gente sempre leva para um lado muito afetivo. Mas será que as lambidas dos cães apresentam algum risco para nós?

As lambidas dos cães oferecem algum risco?

De modo geral, as lambidas não oferecem muitos riscos para nós humanos. Porém, como mencionamos, os cães utilizam a língua para colher informações e podem sair lambendo muitas coisas por aí.

Além disso, eles utilizam a língua também na higiene deles, principalmente das parte íntimas. Portanto, o ideal é que não deixemos eles nos lamberem a vontade.

Outro ponto importante é que a língua pode conter diversas bactérias diferentes que podem ser prejudiciais para nós, principalmente quando o cãozinho não tomou todas as vacinas que precisa.

Fora esses motivos, a lambida, caso seja excessiva, pode ser sinal de que algo não está certo com o animal. Estresse e ansiedade podem fazer com que o cãozinho lamba os tutores ou as próprias patinhas excessivamente. Então, fique de olho. 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: