Por que cachorro uiva?


Rate this post

Dicas boas pra cachorro fez uma seleção de fatos para você saber porque o cachorro uiva.

 

O uivo é uma das muitas formas de comunicação vocal usadas pelos cães. 

 

Os cães uivam para:

  • chamar a atenção, 
  • para estabelecer contato com outras pessoas
  • anunciar a sua presença. 
  • resposta a sons agudos, como sirenes de veículos de emergência ou instrumentos musicais. 

 

Continue lendo para saber o que fazer se seu cão uivar excessivamente.

Porque seu cachorro pode estar uivando?

1. Comunicação Vocal

O uivo de um lobo é sua forma natural de se comunicar vocalmente na natureza. Lobos uivam para enviar uma mensagem para seus membros separados do bando, informando-os sobre sua presença e localização atual – este método os ajuda a se encontrarem. Os cães herdaram esse comportamento de seus ancestrais.

2. Presença Territorial

A conduta territorial é outra característica que os cães herdaram dos lobos. Como os lobos, os cães vivem em matilha e defendem seus limites. Quando eles observam ou suspeitam que um cão de outra matilha está invadindo seus limites, eles disparam um uivo para avisar o cão e informar seus próprios membros da matilha.

3. Localização de outros membros do grupo

Quando eles se sentem separados de sua matilha, ou quando algum membro de sua matilha está faltando, eles disparam um uivo como se dissessem: “Eu estou aqui – onde você está?” Comportamento semelhante é observado em cães vadios. Quando eles se encontram separados de suas matilhas, ou quando observam que algum membro da matilha está faltando, eles certamente uivam. Você também deve ter notado que filhotes de rua começam a uivar enquanto esperam pela mãe.

4. Ansiedade de separação

Se seus vizinhos ligam para você e dizem que seu cachorro está uivando quando você está no trabalho, o uivo excessivo dele pode ser causado por ansiedade de separação. O uivo de ansiedade de separação só ocorre quando um cão é deixado sozinho ou separado de seu dono. Esse tipo de uivo geralmente é acompanhado por pelo menos um outro sintoma de ansiedade de separação, como andar inquieto, destruição de objetos, eliminação inapropriada, depressão ou outros sinais de angústia.

Os cães são companheiros leais, afetuosos e emocionais. Eles são profundamente apegados a seus donos e famílias. 

5. Busca de atenção

Os cães estão sempre dispostos a chamar a sua atenção. Quando eles não praticam exercícios físicos ou ficam nervosos, podem precisar de mais atenção e, às vezes, podem fazer truques diferentes para que você os perceba. Se suas necessidades não estiverem sendo atendidas, eles podem desenvolver problemas de comportamento. Esses comportamentos podem incluir um uivo baixo repetitivo, que é a maneira natural do seu cão de solicitar sua atenção.

6. Sucesso e entusiasmo

Quando seu cão consegue algo ou fica animado, ele ou ela gosta de se exibir e receber elogios. Mas se você não perceber, ele pode uivar, porque o uivo é o modo natural de comunicação vocal de um cão. Você deve ter observado que os cães de caça geralmente uivam quando detectam algum jogo ou conseguem caçar. Eles se sentem entusiasmados e gostam de comunicar seu sucesso – eles só querem um pouco de reconhecimento, o que significa que começarão a uivar para chamar atenção do seu dono.

7. Questões médicas

Os cães às vezes uivam quando estão feridos ou doentes. Portanto, se o seu cão está uivando constantemente, você precisa ter certeza de que ele não está doente e verificar se há algum ferimento físico. Se o cão apresentar algum ferimento visível, você deve levá-lo ao veterinário.

8. Sentindo-se chateado ou irritado

Se o seu cão está se sentindo irritado ou triste, ele pode uivar. Para alguns cães, a música (especialmente instrumentos que são de sopro) é um ruído irritante e, se eles o ouvem de forma consistente, pode causar um uivo. Existem alguns outros sons que podem incomodá-los, como despertadores, bipes eletrônicos e sirenes.

9. Respondendo a ruídos ou sons de alta frequência

Se o seu cão uivar em resposta a algum tipo de gatilho, como outro cão uivando ou uma sirene próxima, ele provavelmente irá parar quando o som parar. Este tipo de uivo geralmente não é excessivo – a menos, é claro, que os gatilhos ocorram com frequência. Se o fizerem, você pode usar a dessensibilização e contracondicionamento (DSCC) para ajudar seu cão a aprender a ficar quieto.

O que fazer com uivo excessivo?

Dessensibilização sistemática e contra-condicionamento

Quando o problema está enraizado em como um cão se sente a respeito de uma determinada coisa, às vezes não é suficiente apenas ensiná-lo um comportamento diferente – como buscar um brinquedo em vez de uivar, por exemplo. Em vez disso, é mais eficaz mudar sua motivação e sentimentos, que são as razões subjacentes para o problema de comportamento em primeiro lugar.

A dessensibilização sistemática e o contra-condicionamento são dois tratamentos comuns para medos, ansiedade, fobias e agressão – basicamente qualquer problema de comportamento que envolva excitação ou emoções. Muitas vezes, é mais eficaz usar esses dois procedimentos juntos ao tentar resolver problemas de comportamento animal. Para uma visão geral detalhada desses tratamentos, consulte nosso artigo, Dessensibilização e Contracondicionamento. Se você acha que um plano sistemático de dessensibilização e contra condicionamento pode ajudar seu cão, consulte nosso artigo, Encontrar ajuda profissional, para obter informações sobre como localizar um Comportamentalista Animal Aplicado Certificado (CAAB) ou um comportamental veterinário certificado pelo conselho (Dip ACVB) em sua área . Se você não conseguir encontrar um comportamentalista perto de você, pode optar por contratar um Instrutor de cães profissional certificado (CPDT). No entanto, certifique-se de descobrir se ele tem formação profissional e ampla experiência no uso de dessensibilização e contracondicionamento. Este tipo de experiência não é necessário para a certificação CPDT, por isso é importante certificar-se de que o CPDT que você emprega está qualificado para ajudá-lo.

Se o seu cachorro uivar, chorar ou latir para chamar sua atenção

Alguns cães aprendem que o uivo pode atrair a atenção das pessoas. Se o seu cão uivar por esse motivo, o uivo dele geralmente ocorrerá na sua presença quando ele quiser atenção, comida ou objetos desejados. Se seu cão uivar para chamar sua atenção ou “pedir” coisas que ele deseja, como comida ou brinquedos, você precisa ensiná-lo a duas coisas para ter sucesso em controlar seu comportamento. Em primeiro lugar, ele precisa aprender que uivar não funciona (mesmo que funcionasse no passado). Ele também precisa aprender que ficar quieto funciona. Se o seu cão perceber que uivar sempre o torna invisível para você e ficar quieto atrai sua atenção, bem como todas as coisas boas que ele deseja na vida, ele aprenderá rapidamente a controlar seu comportamento vocal.

Ignore os uivos de busca de atenção do seu cão

Para evitar recompensar acidentalmente seu cão quando ele uivar, ignore-o totalmente assim que ele começar a fazer barulho. Não olhe para ele, toque nele ou fale com ele. Não tente repreendê-lo também. Os cães, como as crianças, muitas vezes consideram gratificante qualquer atenção, mesmo que seja negativa. Portanto, repreender seu cão pode piorar seu comportamento ao uivar! Finja que seu cachorro é invisível. Se você achar difícil fazer isso, tente cruzar os braços sobre o peito e afastar-se completamente dele.

Recompense seu cachorro por ficar quieto

É fácil esquecer de prestar atenção em seu cão quando ele está quieto. Muitas vezes, só prestamos atenção aos nossos cães quando eles estão fazendo algo errado! Se você quer que seu cão aprenda a parar de uivar por atenção, você precisará recompensar o comportamento silencioso. Aleatoriamente, dê ao seu cão guloseimas e atenção quando ele não estiver fazendo barulho. Você também deve estabelecer e seguir uma nova regra: seu cão não consegue nada que deseja (comida, brinquedos, acesso ao ar livre, guloseimas, carinho, etc.) até que ele fique quieto por pelo menos cinco segundos. Se o seu cão uivar na tentativa de chamar sua atenção, ignore-o até que ele fique quieto, conforme descrito acima. Então, após cinco segundos de silêncio, você pode prestar atenção nele novamente.

Você também pode tentar ensinar seu cão a ficar quieto quando você pedir. Primeiro, diga “Fale!” e tente fazer seu cachorro latir ou uivar. (Bater na parede ou porta geralmente funciona bem.) Elogie seu cão quando ele começar a fazer barulho – mas NÃO dê a ele um petisco ou brinquedo. Em seguida, diga “Silêncio” ou “Quieto”. No momento em que seu cachorro parar de latir ou uivar por um ou dois segundos, diga rapidamente “Bom!” e dê a ele uma guloseima saborosa. Repita essa sequência indefinidamente, estendendo lentamente o tempo em que o cão deve ficar quieto antes de ganhar o prêmio. No início, um segundo de silêncio pode valer-lhe um agrado. Depois que ele dominar essa etapa com sucesso, aumente o tempo para três segundos. Se ele tiver sucesso novamente, aumente o tempo para cinco segundos, depois dez segundos, depois 20 segundos e assim por diante.

Encontrar ajuda

Como os problemas de uivo podem ser desafiadores, não hesite em pedir a ajuda de um Instrutor Profissional Certificado de Cães (CPDT). Muitos CPDTs oferecem aulas em grupo ou particulares que podem ajudar você e seu cão a obterem sucesso na questão de uivos para chamar a atenção. 

Conclusão:

Passe algum tempo com seu cachorro

Alguns cães uivam porque estão sozinhos, especialmente se forem deixados sozinhos ou mantidos do lado de fora por muitas horas seguidas. Os cães, como os humanos, são animais muito sociais e precisam de interação regular com suas famílias humanas. Se o seu cão uiva com frequência quando está sozinho, talvez vocês precisem passar mais tempo juntos. Traga-o para dentro com mais frequência, faça jogos e caminhadas com ele. Leve-o a uma divertida aula de treinamento que se concentra em recompensar o bom comportamento. Quando você precisar deixar seu cachorro sozinho em casa por mais de alguns minutos, certifique-se de dar a ele muitos brinquedos e itens atraentes para mastigar para ele aproveitar sozinho.

 

 Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet ?

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

 

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

 

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro