Por que Cães latem para algumas pessoas e para outras, não?


Ao passear com seu cachorro, você já deve ter percebido que ele late para algumas pessoas e para outras, é super amigável. Por que os cães têm reações diferentes com as pessoas? Será que eles sabem de algo que você não saiba?

O Dicas boas pra cachorro vai te ajudar, respondendo essas perguntas neste artigo. 

Pessoas exalam cheiros

Os cachorros veem o mundo, primeiramente através de odores. Isso se deve ao olfato super apurado deles, que é de 10mil a 100mil vezes mais aguçado que o nosso. Por conta dessa disparidade, fica até difícil da gente imaginar a quantidade de informações que os cachorros conseguem captar vindas do cheiro que as pessoas exalam.

Pessoas têm cheiros diferentes e o seu cachorro pode latir para algumas, pois o odor que exalam não é convidativo e pode representar ameaça. Por exemplo: o seu cão pode latir para algumas pessoas, pois elas exalam cheiro de outro cão ou gato em suas roupas.

Isso é realmente comum, mas os cheiros não param por aí. As pessoas podem carregar odores pouco familiares para o cachorro, como: cigarro. Além disso, muitos cães sentem aversão a cheiros fortes como: Vinagre, perfume, álcool, cítricos ou alvejantes (água sanitária).

Você pode até pensar que esses cheiros vão sumir de você depois de alguns minutos, mas o seu cachorro será capaz de sentir por um longo tempo. Da mesma forma funciona para os feromônios que as pessoas emitem, podem alertar o seu cão para uma ameaça.

…e isso deixa essa curiosidade ainda mais interessante:

Os cães sentem quando estamos nervosos! O nosso corpo produz reações químicas relacionadas ao estresse e hormônios que têm odores distintos. Quando alguém que lhe deixa nervoso se aproxima de você, o seu cachorro consegue captar que você não está à vontade e late para essa pessoa para garantir que você está seguro.

A aparência de uma pessoa

Os cães não veem detalhes ou cores da mesma forma que nós vemos – Confira aqui um artigo sobre como cachorro enxerga – mas mesmo assim, de certa forma eles dependem da visão. 

Por isso que aparências podem despertar certos gatilhos nos cães. Pode ter algo de diferente na pessoa que desestabiliza o seu cão, como por exemplo: Estar usando um chapéu, ter uma barba, falar alto, usar roupas largas, usar acessórios barulhentos. 

Alguns cães demonstram medo ou insegurança se as características ou movimento de uma pessoa são desconhecidos para eles ou que lembrem uma ameaça. Como uma pessoa que está parada de uma maneira que parece imponente ou agressiva na perspectiva do cachorro.

Pode acontecer ainda com uma pessoa que fez um movimento brusco. Para evitar essas situações, que podem gerar problemas graves, como uma mordida – Confira este artigo sobre como saber quando o cachorro vai me atacar – portanto, garanta que seu cão seja exposto a diferentes pessoas. Socialize, frequente parque próprio para cães, alterne sempre os locais de passeio e assim, garanta que seu cão está sendo exposto a diferentes situações, pessoas e odores.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: