Por que meu cachorro faz isso? 10 comportamentos estranhos dos cachorros


Você é dedicado e apaixonado pelo seu cão? Então, com certeza já deve ter notado certos comportamentos estranhos dos cachorros que não consegue explicar…como: 

rodar em torno de si e até mesmo te seguir ao banheiro.

Quer saber porque eles fazem isso? Neste artigo vou te explicar 10 comportamentos estranhos dos cachorros.

Provavelmente não compreendemos 100% o comportamento individual de cada cão, mas com certeza, com muitos estudos, pudemos desvendar vários deles.

1- Por que os cachorros amam colocar a cabeça para o lado de fora da janela enquanto o carro está em movimento?

São duas as razões para isso. Uma delas é: Cães não gostam de lugares fechados, mas essa não é a principal. Os cachorros colocam a cabeça para fora da janela pois vão encontrar uma infinidade de cheiros e eles amam isso, pois é com o olfato que eles reconhecem o mundo.

Eles amam sentir todos os aromas que vêm através da estrada.Então, quando estão em um carro em movimento e a janela está abaixada, eles conseguem sentir infinitos cheiros. É como se fosse uma amostra do mundo inteiro e eles sempre querem mais.

E isso nos leva ao segundo comportamento estranho…

2- Por que os cães cheiram o traseiro do outro?

Voltando ao olfato canino, ele é dez mil vezes mais apurado que o nosso olfato humano. E não é só isso, os animais têm um apreço por cheiros que nós, humanos, achamos nojento. Para os cães, ler cheiros é como ler jornais, só que melhor. Os aromas transmitem muitas “notícias”.

E é na região do anus que se encontram algumas glândulas especiais produtoras de odor. Essas glândulas produzem inúmeras substâncias químicas diferentes que dizem muito sobre o seu corpo aos outros cães.

Para as pessoas o cheiro dessas secreções é muito desagradável e pode ser sentido em algumas situações em que o animal fica muito estressado.

Por isso, quando um cão recepciona seu dono, costuma farejar braços e pernas na busca de informações odoríferas específicas; também costuma investigar uma pessoa desconhecida farejando a região da virilha.

Pode ser embaraçoso para nós, mas para os cães, é totalmente normal e natural.

E nesse assunto de odores estranhos podemos puxar o terceiro comportamento estranho.

3- Por que eles nos seguem ao banheiro?

Quando você quer ter seu momento privado no banheiro, provavelmente não vai querer ter seu cachorro ali do lado te observando.

Cães têm uma mentalidade de matilha, então, já que você cuida das necessidades dele, eles vão tentar cuidar das suas. Pois, para os cachorros, esse é o momento que estão em maior vulnerabilidade. 

4- Por que cães comem grama?

Os cachorros são animais muito inteligentes e com instintos que podemos explicar perfeitamente. Se seu cão está com algum desconforto estomacal, ele claramente pode lhe alertar sobre isso.

Eles sabem que comendo a grama ajudará a colocar para fora o que quer que esteja incomodando o seu trato digestivo. Então, não se estresse se seu cachorro comer a sua belíssima grama de jardim, ele apenas está lhe dando um aviso de que há algo errado.

5- Por que eles rodam em círculos antes de se deitar?

Para explicar esse comportamento, devemos voltar para quando eles foram inicialmente domesticados. Muito antes dos cães terem as camas confortáveis que eles têm hoje, dormiam em ambiente 100% selvagem, ou seja, estavam expostos ao perigo a qualquer momento.

Dando tantas voltas no mesmo lugar, eles conseguiam identificar a direção do vento, que poderia espalhar seu cheiro e escolhiam a posição para perceber a aproximação de alguma ameaça. 

Hoje em dia, os cães continuam com esse comportamento, mas é puramente instintivo, já que dentro de nossas casas, eles não têm predadores.

Poderíamos dizer que o fato deles girarem tantas vezes no mesmo lugar, acaba deixando a caminha mais confortável, algo parecido como quando arrumamos o travesseiro para dormir.

6- Por que os cães perseguem suas próprias cauda

Talvez essa seja uma pergunta que intriga muita gente e não apenas você!

Começa quando eles são filhotes. Na verdade, um cão criado por uma família não necessariamente sabe que não é como um humano e a cauda vem como uma surpresa para eles pois ninguém mais da casa tem uma.

Por conta disso, um filhote pode achar que seu rabinho é um brinquedo e vai se entreter com isso. Os cães adultos também veem como forma de distração, mas vale o alerta aqui! 

É importante que o tutor preste atenção se a atitude de correr atrás do rabo é um entretenimento ou consequência da falta de opções como companhia, brinquedos e passeios.

Muitas vezes, o cão repete esse comportamento pelo simples fato de saber que vai ter a nossa atenção, pois geralmente achamos graça enquanto eles estão igual um spinner 

Então, dê carinho e atenção e estimule sempre seu cachorro com exercícios físicos e mentais.

7- Por que ficam com um palmo de língua para fora e ofegantes?

E a explicação está em: Cães não têm glândulas sudoríparas iguais as nossas.

Na verdade, o sistema de resfriamento corporal deles deixa muito a desejar e por isso, o jeito deles se refrescarem é totalmente diferente. Eles reduzem a temperatura de seus corpos usando sua boca e língua para uma troca de ar quente interno com ar fresco externo.

Ao colocar a língua para fora e começar a ofegar, eles usam a evaporação da umidade para trazer o ar mais fresquinho para dentro.

8- Por que eles pulam em convidados

Cães começam a pular desde cedo, pois eles cumprimentam outros cães com lambidas no rosto e dando pequenos pulinhos.

Esse comportamento desagrada algumas pessoas e pode ser treinado para que seu cachorro deixe de fazer, mas, essa é uma forma de seu cachorro dizer: EU GOSTO DE VOCÊ. É como eles mostram afeição às pessoas que nós convidamos para nossa casa.

Nesse caso, você tem 2 opções:

Treinar seu cão e inibir esse comportamento ou Avisar os convidados que seu cachorro gosta de cumprimentar as pessoas?

9- Por que os cães lambem nossos rostos

Esse é um comportamento que está atrelado a razão dos cães pularem nas pessoas, ou seja, para mostrar afeto.

Mas fique despreocupado, essa é uma atitude inofensiva, pois cachorros e humanos têm a mesma quantidade de bactérias em suas bocas e você não vai contrair alguma que possa lhe afetar. 

Posso te contar um segredo? É muito mais provável você contrair um vírus recebendo beijos de outra pessoa.

Um outro bom motivo para os cães gostarem de lamber seu rosto, é por conta do gostinho do suor ou da oleosidade da pele.

10- Por que eles inclinam a cabeça como se estivessem ouvindo você?

É um instinto de sobrevivência. Ao levantar as orelhas eles podem sentir quão distante certo perigo está deles.

Se eles estão em sua casa, não precisam apurar o olfato, pois já sabem o cheiro de basicamente tudo que tem ali.

Portanto, os cachorros usam seus ouvidos para achar a fonte dos ruídos. Alguns deles têm orelhas caídas e ao inclinarem a cabeça para o lado, ela fica mais aberta e possibilita identificar melhor de onde o som está vindo e essa é uma razão para que eles se escondam do barulho do trovão.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: