Quando cachorro vomita espuma?


Assim como qualquer outro tipo de vômito, quando o cachorro vomita espuma, desde que não seja frequente e sem algum outro sintoma associado, não costuma ser uma grande emergência. Até porque o vômito é uma reação do organismo para tentar expulsar alguma substância que não está sendo bem aceita.

Ainda que seja bem desagradável, o vômito deve ser bem analisado para que outros aspectos sejam identificados e ajudem num possível diagnóstico, como por exemplo se existe a presença de sangue, pedaços de ração ou algum outro corpo estranho. 

A espuma é uma mistura de saliva com os ácidos estomacais que auxiliam na digestão que quando agitados pelo processo de expelir o corpo estranho através do vômito transforma tudo na espuma que nós vemos.

Caso esse vômito ocorra, apesar de na maioria das vezes não ser algo que você deva correr para o veterinário é importante que seja feita uma consulta, pois pode ser o começo de alguma doença como torção gástrica, raiva ou presença de parasitas.

Causas mais comuns de quando o cachorro vomita espuma branca:

Refluxo:

Ocorre quando os cachorros comem rápido demais ou em grande quantidade e o alimento retorna misturado ao suco gástrico.

Torção gástrica:

Muito mais comum em cães de grande porte, também ocorre quando comem muito rápido, principalmente após longos períodos de jejum.

Indigestão:

Expulsão de alimentos que de alguma forma não foram bem recebidos pelo estômago do animal.

Intoxicação alimentar:

Reação a algumas substâncias presentes em plantas, produtos de limpeza e alguns alimentos que podem ser tóxicas para os cães

Infecções/Inflamações do estômago ou intestino:

O vômito com espuma branca é um dos sintomas de algumas doenças que afetam o intestino e estômago dos animais como gastrite, cinomose e parvovirose. Envolvendo também a presença de alguns parasitas.

Raiva:

A espuma branca é uma característica dessa doença, então pode ser um indicativo também.

O que fazer quando o cachorro vomita espuma branca?

Não interrompa – consiste em um processo natural do organismo, então apenas espere que termine para observar e caso note algo diferente diga ao veterinário.

Evite dar líquido e comida após – O vômito com essa característica de espuma branca pode ser justamente pelo excesso de água ou de alimentos  ingeridos.

Evite exercícios pesados – Algumas combinações de muita ou pouca comida somadas a exercícios de grande intensidade podem ocasionar o vômito.

Procure um veterinário – Como mencionado, a recorrência dos vômitos podem representar um alerta de algo mais grave, então para se certificar de que tudo está bem com a saúde do seu cãozinho, procure um veterinário.

Quando devo me preocupar com o vômito?

Quando algum desses sintomas também é apresentado:

  • Diarreia
  • Falta de apetite
  • Tremor
  • Letargia
  • Inchaço abdominal

Caso o vômito esteja associado a esses sintomas procure o veterinário, procure tirar fotos dos vômitos e/ou gravar características que podem ajudar o veterinário a diagnosticar o que pode estar ocorrendo.

Prevenção:

Primeiro, exames periódicos para acompanhamento veterinário. Não deixe para procurar um veterinário apenas quando enfrentar algum problema ou dificuldade com seu cãozinho. Assim como a vacinação em dia para prevenir algumas doenças.

Em caso de cães idosos observar se passaram a apresentar alguma dificuldade de mobilidade, salivação em excesso e se o sistema excretor do animal está funcionando normalmente.

Aos demais cães, cuidado com a alimentação de forma geral, com o que é ingerido, a maneira como é ingerido e quantidade, assim como ingestão de água em grandes quantidades, principalmente após exercícios pesados.

Dessa forma, seu cãozinho irá manter uma rotina saudável e ficará fácil identificar em caso de vomitar espuma branca se é algo preocupante ou não. 

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: