Quanto exercício meu cachorro precisa?


Todos sabemos que nossos cães precisam de exercícios físicos para se manterem saudáveis não só em questões físicas, mas também psicológicas e sensoriais. Mas a pergunta que fica na mente é: Quanto exercício meu cachorro precisa?

Independentemente da alimentação que seu cãopanheiro tenha os exercícios são importantes e o quanto ele vai precisar é de acordo com o porte, raça e idade.

Quanto exercício meu cachorro precisa de acordo com a raça?

Cães de raças mais ativas como Golden Retriever, Labrador, Pastor Alemão, Husky precisam de exercícios de verdade. Caminhadas ritmadas por pelo menos 2 vezes ao dia e durante 30 minutos, no mínimo.

Outras raças exploradoras como beagles e galgos por exemplo precisam dessa mesma intensidade de exercícios pois necessitam fortalecer musculatura e também para explorarem o olfato que é tão importante para eles.

Para saber sobre a necessidade de cada raça basta procurar a história dela. Cães que eram utilizados para caça e exploração precisam de exercícios mais intensos do que os que são historicamente cães de guarda e companhia.

 

Raças braquicefálicas precisam de atenção pois podem ter problemas de falta de ar se expostos a exercícios muito intensos por muito tempo. É importante sempre respeitar o limite do cãozinho independente da necessidade real dele. Procure dividir os exercícios em sessões ao longo do dia e não tentar realizar todo ele em uma sessão única.

Quanto exercício meu cachorro precisa de acordo com o porte?

O porte do cachorro influencia mais na necessidade real dele do que no quanto ele consegue fazer de exercícios por dia. Cães de porte pequeno normalmente têm a necessidade de exercícios saciada com pequenos passeios e brincadeiras ao longo do dia.

Em contrapartida os cães de um porte maior consegue acompanhar os tutores ema atividades mais intensas se acostumados com isso desde filhotes. Por questões de saúde, até das articulações eles devem ser sempre acompanhados por veterinários para evitar problemas futuros.

Quanto exercício meu cachorro precisa de acordo com a idade?

A idade tem forte influência na disposição de cada cãozinho para fazer exercícios. Filhotes possuem naturalmente mais energia e disposição para serem gastas. A rotina de exercícios desse cãozinho deve ser construída ao longo da fase de filhote, para que quando se torne adulto ele tenha uma rotina definida e se mantenha saudável.

Cães idosos tendem a perder um pouco essa energia. Nesta fase é importante que se respeite ainda mais o limite do cãozinho, mas não podemos relaxar e deixar a preguiça dele vencer. Os exercícios continuam importante, mas a intensidade deve ser menor e em alguns casos até trocada para brincadeiras mais longas no lugar de caminhadas intensas.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: