Quanto os cães realmente se lembram?


Morando com um cachorro, você pode pensar que eles têm boas lembranças. Afinal, um cão que passou por um treinamento de obediência se lembra de comandos e sinais manuais. Quanto os cães realmente se lembram?

Mas as memórias dos cães funcionam da mesma maneira que as dos humanos? A resposta é não, não realmente, mas às vezes. Explicaremos melhor neste artigo.

A memória associativa ajuda os cães a se lembrarem de suas coisas favoritas.

Quando você pensa em dar uma caminhada, provavelmente se lembra de passeios específicos que fez no passado. Você pode refletir mentalmente sobre um determinado caminho ou se lembrar de quando choveu enquanto você estava dando um passeio. 

Em vez disso, os cães têm memória associativa . Os cães se lembram de pessoas, lugares e experiências com base nas associações que têm com eles.

Por exemplo, os cães “lembram” de andar por causa de sua associação com os sapatos de caminhada do dono. Cada vez que o dono chega perto dos sapatos, mesmo que saia de casa sem os cachorros, eles podem ficar empolgados como se estivessem prestes a dar um passeio.

Você pode mudar as memórias associativas do seu cão ao longo do tempo. Na verdade, essa é uma grande parte do treinamento !

Pense em como você apresenta seu cão a novas pessoas. Se você convidar alguém e pedir que dê atenção e guloseimas positivas ao seu cão, ele irá associar essa pessoa a atenção e guloseimas positivas. Eles podem não “lembrar” de seus convidados da mesma forma que você os lembra, mas formarão associações.

Os cães se lembram de experiências ruins?

Embora os cães não tenham o mesmo tipo de memória que nós, eles podem formar associações negativas que podemos interpretar como “memórias ruins”.

Por exemplo, seu cachorro age com medo na sala de espera do consultório do veterinário? Se ela teve uma experiência negativa no veterinário, pode não se lembrar exatamente do que a assustou tanto, mas associa a sala de espera a esse medo.

Meu cachorro se lembra de me conhecer?

Você provavelmente se lembra do primeiro dia em que seu cachorro veio morar com você. Mas seu cachorro se lembra de quando o conheceu pela primeira vez? A resposta curta é, provavelmente não. Mas isso não significa que eles não se lembrem de  você .

Os cães podem ter algum tipo de  memória episódica ou a capacidade de lembrar de eventos específicos do passado. Um estudo recente sugere que isso é possível. No entanto, o mesmo estudo mostra que existem limites reais para esse tipo de memória para os cães. Portanto, seu cão provavelmente não será capaz de refletir sobre seus primeiros momentos juntos da mesma forma que você.

No entanto, suas memórias associativas significam que eles sabem quem você é e sabem que gostam de você! Eles também são fortemente afetados pelo cheiro, sendo essa uma das melhores maneiras dele saber quem você é.

Só porque os cães não têm memória episódica, não significa que eles não consigam se lembrar de nada que já aconteceu com eles. Acontece que o vocabulário em torno da memória animal é necessariamente diferente daquele em torno da memória humana.

A memória episódica tem a ver com o “senso de identidade”. Nossas memórias contribuem para a forma como nos entendemos e nossas experiências no mundo. Mas, como os cães não são verbais, é muito difícil para os humanos entender se eles têm um senso semelhante de identidade.

Ainda assim, estudos recentes  mostram que os cães podem ter memórias semelhantes a episódios. Os pesquisadores descobriram que os cães podem se lembrar de eventos que testemunharam. No entanto, pelo que os pesquisadores podem dizer, eles não retêm essas memórias por muito tempo.

Você pode gostar: Quanto tempo você pode deixar um cachorro sozinho?

Portanto, os cães podem ter memória episódica de curto prazo, mas suas memórias associativas permanecem por mais tempo.

Seu cão pode não se lembrar de cada coisa que vocês fazem juntos. Ela provavelmente não tem boas lembranças de sua infância. Mas ela deve se lembrar de ter visto você sair de casa esta manhã, e sua forte associação positiva com você significa que ela vai comemorar quando você chegar em casa esta noite.

As associações positivas de seu cão com você, sua casa e seus amigos caninos favoritos significam que ele está constantemente “lembrando” de sua vida juntos e celebrando as coisas boas que há nela. Mesmo que os cães não tenham boas lembranças do passado, o reconhecimento do presente é um bom lembrete para viver o momento e desfrutar de cada experiência que tenham juntos.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: