Quantas vezes e por quanto tempo você deve treinar o seu cão?


“Quanto mais você treinar seu cão, mais rápido ele aprenderá”. Aparentemente, esse mantra pode não ser o correto. Além disso, “quanto mais longa a sessão de treinamento, melhor” também pode ser uma ideia um tanto quanto, errada. Pessoas que treinam cães para obediência, serviço, polícia ou militar geralmente treinam um cão por pelo menos uma ou mais horas por dia. A pesquisa mostra que isso pode ser prejudicial ao processo de aprendizagem do cão e retardar a velocidade de aprendizagem em vez de aumentá-la. Na verdade, os cães podem aprender melhor se não forem treinados todos os dias por longos períodos!

Por isso, quanto tempo você deve treinar o seu cão é a pergunta que vamos responder neste artigo.

“Mais é menos!” Quanto mais frequentemente um cão é treinado e quanto mais longa a sessão de treinamento, menos o cão aprende!

Um estudo posterior comparou o desempenho de Beagles treinados para realizar uma tarefa um pouco mais difícil do que no experimento anterior. Este estudo também examinou as influências da duração de cada sessão de treinamento no aprendizado de tarefas. Os cães foram divididos em 4 grupos.

Cada cão recebeu um total de 18 sessões de treinamento. A mesma pessoa treinou todos os cães no mesmo ambiente. Assim, a principal variável era como as sessões de treinamento eram distribuídas e não o tempo que o treinador passava com cada cão. Os pesquisadores não conseguiram ensinar todos os cães a realizar a tarefa com perfeição.

Os resultados foram os seguintes:
Grupo 1Esses cães foram treinados uma ou duas vezes por semana com uma sessão de treinamento.Esses cães foram os mais bem-sucedidos.
Grupo 2Estes cães foram treinados uma ou duas vezes por semana com 3 sessões de treinamento consecutivas.Estes cães (os cães recebendo 3 sessões de treinamento consecutivas uma ou duas vezes por semana) foram consideravelmente menos bem-sucedidos do que os cães do Grupo 1
Grupo 3Estes cães foram treinados 5 dias por semana com uma sessão de treinamento em cada um dos 5 dias de treinamento.Esses cães tiveram um desempenho ligeiramente pior do que os cães do Grupo 2.
Grupo 4Estes cães foram treinados 5 dias por semana com 3 sessões de treinamento consecutivas nos 5 dias de treinamento.Esses cães tiveram o pior desempenho geral.

Novamente, a quantidade de tempo que o treinador passou ensinando a cada cão foi exatamente a mesma. Dessa forma, parece que o cronograma de treinamento dos cães do Grupo 1 é o melhor, já que no final das sessões aqueles cães estavam tendo um desempenho mais de duas vezes melhor do que os cães recebendo sessões de treinamento longas, quase diárias.

E quanto às restrições de tempo?

No entanto, no que diz respeito ao tempo, os cães com as longas sessões diárias concluíram seu curso em menos de 4 semanas, enquanto aqueles com as curtas sessões de treinamento quinzenais levaram um mínimo de 9 semanas. Mas os cães com as sessões de treinamento distribuídas tiveram um desempenho duas vezes melhor do que os cães com as sessões de treinamento quase que diariamente. Assim, o dono de um cão normal, treinando seu cão em casa com apenas uma ou duas sessões curtas por semana, pode acabar ficando com um cão bem treinado, mesmo que passe apenas uma pequena quantidade de tempo por semana treinando seu cão!

Mas isso se aplica a outros cães?

Esta pesquisa foi conduzida em Beagles que foram ensinados a realizar uma tarefa. Pode não refletir precisamente a situação em cães de estimação ou cães mantidos para outros usos que são ensinados várias tarefas ao mesmo tempo. No entanto, esta informação é valiosa e nos dá uma visão de como outros cães podem funcionar e fornece uma base para pesquisas futuras em outras raças com cães mantidos para diferentes fins.

Quanto tempo você deve treinar o seu cão: Dicas básicas

Ao treinar cães, é essencial observar o cão com quem você está trabalhando e como esse cão está reagindo ao programa de treinamento que você está submetendo a ele. Para cães de estimação, treinar uma ou duas vezes por dia, alguns dias por semana em intervalos de treinamento de 5 a 15 minutos, é provavelmente mais do que suficiente para obter bons resultados. Se você levar seu cão para aulas de treinamento de uma hora, certifique-se de dar ao cão várias pausas durante a aula. Não tente fazer com que ele cuide de você por uma hora inteira. Se o cão parecer desligar-se, perder o foco ou reduzir o desempenho, pare o treinamento e dê ao cão uma pausa por pelo menos alguns minutos. Embora seja ótimo terminar com uma boa nota, não adianta tentar forçar um cão cansado ou distraído a realizar outro exercício, pois o aprendizado será prejudicado.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉
quanto tempo você deve treinar o seu cão
começar a treinar meu cachorro

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! começar a treinar meu cachorro
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog: começar a treinar meu cachorro
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais: começar a treinar meu cachorro
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: