A raça Chow Chow: Tudo o que você Precisa Saber!


A Raça Chow Chow é conhecida como uma raça nórdica, originada do norte da China. O Chow Chow mais comum é o dourado, podendo ser encontrado em tons de preto, creme e cinza escuro. É um cão de companhia bastante educado e esperto. Se acostumado desde filhote, com uma socialização muito bem feita, pode se tornar bastante sociável. 

 

O @dicasboaspracachorro fala sobre uma das raças consideradas mais antigas, suas características e temperamento, além de dicas sobre o manejo e cuidados. 

 

 

A raça Chow Chow é bastante leal, protetora e muito independente!

Raça Chow Chow: Temperamento, Aptidões e Educação

 

De temperamento calmo e independente, essa raça não gosta muito de ser mimada ou provocada, mas é extremamente leal ao seu dono.

 

No entanto, é uma raça protetora, altamente territorialista e um ótimo cão de guarda, devendo o tutor adestrá-lo desde pequeno para a convivência harmônica com pessoas estranhas, quando adultos.

 

Aqui no blog temos um artigo bem bacana sobre a importância do adestramento canino. Confira clicando aqui!

 

Normalmente elegem uma pessoa da casa como seu verdadeiro tutor. 

 

Regra geral, convivem bem tanto em casas quanto em apartamentos, mas necessitam de atividades físicas leves e diárias para o bom condicionamento físico, pois tem tendência a engordar e podem apresentar problemas nas articulações, devido suas patas traseiras serem retas e rígidas. 

 

Não é atoa que possuem uma fama de cão agressivo e até mesmo traiçoeiro, por não gostarem muito da interação com estranhos.

 

E como parecem ursinhos de pelúcia, isso acaba acontecendo com uma frequência maior que em muitas raças, quando são abordados na rua por desconhecidos querendo fazer carinho naquele bichinho de pelúcia.

 

Os tutores desta raça devem ficar atentos e avisar aos desavisados que ela não é muito amigável com desconhecidos.

 

 

Raça Chow Chow: Características e Pelagem

 

O tamanho do Chow Chow fica entre 43 à 51 cm.  O peso, de 25 à 32 Kg.

 

Com uma pelagem composta por pelo e subpelo muito densos, não adaptada para o clima tropical brasileiro, é comum que o tutor opte por retirar o excesso de pelos em um banho e tosa para aliviar o calor. No entanto, recomenda-se a tosa na tesoura ao invés da tosa  na máquina e esta também não pode ser muito baixa.

 

Ocorre que dependendo da fase do crescimento do pelo, quando feita a tosa na máquina, os pelos tendem a crescer de maneira demorada, irregular e concentrada em algumas áreas do corpo (chamada alopecia pós-tosa), prejudicando a sua estética.

 

Isso acontece porque a raça chow chow possui três camadas de pelos diferentes, por isso, o ideal é apenas aparar o excesso de pelos com a tesoura, o que lhe dará um aspecto charmoso e arredondado. 

 

 

 

 

Mesmo com os pelos aparados com a tesoura, a raça Chow Chow também necessita de manejo adequado da higiene, com secagem completa de pelos, que se não forem secos adequadamente, poderão favorecer a proliferação de bactérias e fungos e contribuir para doenças de pele. 

 

Necessitam ser escovados diariamente para evitar o embaraçamento de peles e a formação de nós!

 

Com aparência de ursinho, esse amigo de postura majestosa, língua azul e juba de leão, chama a atenção por sua beleza, elegância e olhos profundos.

 

Outro ponto importante, é o controle de parasitas externos, como pulgas e carrapatos. Embora seja um cuidado voltado para todos os tipos de cães, a quantidade excessiva de pelos que a raça possui dificulta a percepção do tutor perante o problema, e por isso se recomenda a utilização de preventivos regularmente.   

 

Raça Chow Chow: Aspectos da Saúde

 

De porte atlético, musculoso e forte, a raça costuma ser saudável. No entanto, possui algumas condições típicas da raça, como a dermatite de pele (em razão das dobrinhas na face) e o entrópio (pálpebra invertida), que se não tratado causa irritação nos olhos e pode levar a cegueira. 

 

Outro cuidado é com relação aos ossos e articulações. A raça Chow Chow pode apresentar displasia coxofemoral, que é quando ocorre o deslocamento da articulação que compõe o quadril. Essa condição causa muito dor e compromete a mobilidade do cachorro, limitando o seu movimento ao sentar e pular.  

 

 

 

 

Raça Chow Chow: Expectativa de Vida 

 

Quando vacinados regularmente e bem cuidados, costumam viver de 9 a 15 anos, ou mais. 

 

Raça Chow Chow: Curiosidades

 

A raça Chow Chow já foi utilizada para várias funções, como um cão de guarda (por ser valente e forte) e cão puxador de trenó. Já a sua língua azul, se dá devido o excesso de células na região da boca.  É conhecido na China e no mundo todo como o cão leão e rei da selva. 

 

 

 

 

Se você procura por um cão leal, companheiro, imponente e excelente cão de guarda, a raça Chow Chow é uma excelente e maravilhosa opção!

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: