Tudo sobre a Raça de cachorro São Bernardo, entenda melhor o seu cãozinho!


A raça de cachorro São Bernardo é uma raça muito apreciada hoje. Ele é versátil, de boa índole e uma ótima escolha para a pessoa ou família que deseja um cão grande, mas gentil, com necessidades moderadas de exercícios.

O DICAS BOAS PARA CACHORRO veio falar hoje dessa raça muito fofa e uma das maiores do mundo. Ela ficou super popular na década de 90 com o filme Beethoven. Neste artigo trazemos dicas sobre as características, temperamento, manejo e cuidados.

Temperamento da raça de cachorro São Bernardo

raça de cachorro são bernardo

Fiel à sua herança de cães de resgate, os São Bernardos são amigáveis e acolhedores. Eles têm um temperamento estável e benevolente e são gentis e cuidadosos com as crianças. Eles adoram atenção, mas não são tão exigentes quanto algumas raças.

Por causa de seu grande tamanho, é importante começar a treiná-los desde cedo, enquanto eles ainda são facilmente administráveis. Eles são inteligentes e estão dispostos a agradar, mas às vezes, são bastante teimosos. Eles nunca devem ser agressivos, a menos que seja em defesa de um membro da família.

Como todo cachorro, os São Bernardo precisam de socialização precoce, exposição a muitas pessoas, imagens, sons e experiências diferentes desde jovens. A socialização ajuda a garantir que seu filhote de cachorro São Bernardo cresça e se torne um cão equilibrado.

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

raça de cachorro são bernardo

O São Bernardo é um verdadeiro cão de resgate. Não surpreendentemente, ele é um cão gentil, calmo, inteligente e bem-humorado. Ele também é um cão gigante, grande e musculoso que pode atingir uma altura de 76 cm e pesar 81,5 kg. A raça de cachorro São Bernardo apresenta-se nas variedades de pêlo curto e pêlo comprido, sendo a de pêlo curto a preferida pelos monges do Hospício São Bernardo, de onde os cães se originaram, por conta da neve e água não acumular em seu pelo.

A pelagem de pelo curto é lisa, mas densa. O pelo é ligeiramente espesso nas coxas, e a cauda é coberta por pelos longos e densos que se tornam mais curtos em direção à ponta. O pelo comprido é ligeiramente ondulado, mas nunca encaracolado ou desgrenhado. Os membros dianteiros têm um pouco de franjas, mas os membros traseiros e a cauda possuem pelos espessos. 

São Bernardo possuem vários tons de vermelho com branco ou branco com vermelho. O vermelho vem em vários tons, de manchas tigradas com manchas brancas ao amarelo acastanhado. O branco ocorre no peito, ao redor do pescoço (conhecido como colar), ao redor do nariz (a focinheira) e nos pés e ponta da cauda.

Uma mancha branca na nuca e uma mancha branca no rosto são especialmente atraentes e desejáveis, assim como manchas escuras na cabeça e orelhas que lembram uma máscara. Diz-se que as marcas brancas lembram as vestes litúrgicas usadas por um padre e a máscara preta para reduzir o brilho da neve.

É uma raça indicada para crianças?

São Bernraça de cachorro são bernardoardo é tranquilo, gentil e paciente com as crianças, embora não necessariamente brincalhão. Ele é ótimo para se aconchegar enquanto você lê ou assiste televisão, mas pode ser um pouco demais para crianças mais novas, derrubando-as acidentalmente com um golpe de seu rabo.

Quais são os comportamentos esperados da raça São Bernardo?

Apesar de seu tamanho, o São Bernardo é um cão quieto dentro de casa e é um ótimo amigo da família. Embora esteja calmo dentro de casa, é bom se ele tiver acesso fácil a um quintal onde possa ter um pequeno espaço para se espalhar. Ele pode viver em aposentos pequenos, no entanto, desde que faça uma boa caminhada diária. Mais importante do que o tamanho da sua casa é sua tolerância para bagunça. Os cães São Bernardo não são a melhor escolha para uma dona de casa meticulosa. Eles babam e caem, e ficam presos na lama e na sujeira. Com esta raça, a santidade não está necessariamente próxima à limpeza.

A raça de cachorro São Bernardo não é adequada para viver ao ar livre com pouca companhia humana. Eles precisam morar em casa com sua família. Eles não são agressivos, mas vão latir quando houver motivo, e qualquer ameaça ao seu povo fará emergir seus instintos protetores. Seu tamanho geralmente é um impedimento para qualquer invasor ou ladrão.

O São Bernardo não precisa de muito exercício. Ele não é um companheiro de corrida e murchará em climas quentes. Os cães de raça sofrem de exaustão pelo calor com bastante facilidade e precisam de sombra e muita água fresca durante o tempo quente. Por outro lado, você nunca encontrará um São Bernardo mais feliz do que aquele que está curtindo uma boa brincadeira na neve.

Qual a idade média que um cão da raça São Bernardo vive?

A raça de cachorro São Bernardo é uma raça de vida curta, geralmente de apenas 8 a 10 anos.

Quais são os cuidados básicos ou diários que essa raça precisa?

Exercícios

A raça São Bernardo precisa apenas de quantidades moderadas de exercício, mas é importante que eles o façam para prevenir a obesidade. Carregar muito peso é difícil para as articulações e pode causar artrite ou problemas ortopédicos.

Limite a quantidade de exercício que você dá ao seu filhote da raça São Bernardo até que ele atinja o tamanho adulto. Não o deixe engordar muito rapidamente, nem correr ou pular em pisos lisos. Isso poderá causar problemas nos quadris.

raça de cachorro são bernardo

Temperatura corporal

São Bernardo tem tendência à exaustão pelo calor e à insolação. Evite deixá-los se exercitar no calor do dia e certifique-se de que sempre tenham acesso à sombra e água potável. Esteja ciente dos sinais de fadiga e exaustão pelo calor, que incluem respiração ofegante, gengivas vermelho-escuras e fraqueza ou colapso.

Treinamento

Um cão da raça São Bernardo não treinado pode causar estragos em sua casa ou arrastá-lo pela calçada em sua ânsia de cumprimentar as pessoas, portanto, o treinamento precoce é essencial. Treine seu São Bernardo usando uma abordagem alegre e relaxada. Estabeleça regras básicas e seja consistente ao exigir que ele as siga.

São Bernardos são naturalmente amigáveis, mas todos os filhotes se beneficiam de aulas de socialização para ajudá-los a aprender como reagir adequadamente a outros cães e estranhos. Investir num treinamento desde filhote com um profissional e em aulas de obediência, bem como gastar de 10 a 15 minutos por dia praticando em casa, valerá a pena seu tempo, esforço e dinheiro.

O bem treinado São Bernardo é um companheiro de família maravilhoso e pode continuar a fazer muitas atividades divertidas, incluindo exibição de conformação (exposições de cães), provas de obediência e puxar carroças.

Escovação dos pêlos

Escove o seu São Bernardo cerca de três vezes por semana com uma escova de curry de borracha ou luva de caça para pêlos curtos ou uma escova de pinos para pêlos compridos. Durante o período de queda, use uma rasqueadeira para remover os pêlos soltos. Se o seu cão desenvolver nós atrás das orelhas ou nas coxas, borrife uma solução hidratante na área e suavemente trabalhe o pêlo com os dedos ou um pente.

Banho

São Bernardo não precisa ser banhado com frequência. Quando você dá banho, é mais fácil fazê-lo ao ar livre, a menos que você tenha um box amplo. Os banhos de inverno sempre devem ser dados dentro de casa, a menos que você viva em um clima quente o ano todo.

Use um shampoo próprio para cães para garantir que a pelagem não fique seca. Você pode usar um shampoo clareador para manter a pelagem mais branca e brilhante. São Bernardo frequentemente desenvolve manchas ao redor dos olhos. Mantenha os olhos sem manchas limpando-os diariamente com um pano úmido ou usando um produto formulado para remover manchas, que você pode encontrar em pet shops.

Dentes

Escove os dentes de seu São Bernardo pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem dentro dele. A escovação diária é ainda melhor se você deseja prevenir doenças gengivais e mau hálito.

Unhas

Apare as unhas uma ou duas vezes por mês se o seu cão não as desgastar naturalmente. Se você pode ouvi-los clicando no chão, elas estão muito grandes. Unhas curtas e bem aparadas mantêm os dedos em boas condições e evitam que suas pernas sejam arranhadas quando o seu Santo pula para cumprimentá-lo com entusiasmo. Ao cortar as unhas, aproveite para cortar os pelos entre os dedos das patas em seguida.

Orelhas

Verifique as orelhas semanalmente. Se parecerem sujos, limpe-os com uma bola de algodão, usando um limpador de ouvido recomendado pelo seu veterinário. Nunca insira um cotonete no canal auditivo.

Comece a acostumar seu cão São Bernardo a ser escovado e examinado desde filhote. Manuseie suas patas com frequência, os cães são sensíveis aos pés e olhe dentro de sua boca e orelhas. Faça desse exame uma experiência positiva, repleta de elogios e recompensas, e você estabelecerá as bases para exames veterinários fáceis e outros procedimentos quando ele for adulto.

Enquanto você der banho nele ou fizer esses exames, verifique se há feridas, erupções na pele ou sinais de infecção, como vermelhidão, sensibilidade ou inflamação na pele, nas orelhas, nariz, boca, olhos e nos pés. Os olhos devem estar claros, sem vermelhidão ou secreção. Seu cuidadoso exame semanal o ajudará a identificar precocemente possíveis problemas de saúde.

Se você não tiver certeza de como cuidar do seu São Bernardo, peça conselho ao criador do seu cão ou leve-o a um médico veterinário.

Alimentação 

Quantidade diária recomendada:

5 a 6 xícaras de alimentos secos de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições.

Observação: o quanto seu cão adulto come depende de seu tamanho, idade, constituição física, metabolismo e nível de atividade. Os cães são indivíduos, assim como as pessoas, e nem todos precisam da mesma quantidade de comida. É quase desnecessário dizer que um cão altamente ativo precisará de mais do que um cão viciado em televisão. A qualidade da ração que você compra também faz toda a diferença. Quanto melhor a qualidade da ração do seu cachorro, menos quantidade você vai precisar oferecer e mais bem saciado ele vai ficar.

A raça de cachorro São Bernardo gosta de comer e está sujeito à obesidade. Mantenha o seu cão em boa forma, medindo sua comida e alimentando-o duas vezes ao dia, em vez de deixar comida fora o tempo todo.

Se você não tiver certeza se ele está acima do peso, faça o teste de visão e o teste prático. Primeiro, olhe para ele. Você deve ser capaz de ver uma cintura. Em seguida, coloque as mãos nas costas dele, os polegares ao longo da coluna e os dedos abertos para baixo. Você deve ser capaz de sentir, mas não ver suas costelas, sem ter que pressionar com força. Se você não puder, ele precisa de menos comida e mais exercícios.

Quais são as doenças mais comuns que a raça de cachorro São Bernardo apresenta?

A raça de cachorro São Bernardo geralmente é saudável, mas como todas as raças, estão sujeitos a certos problemas de saúde. Nem todos os São Bernardos terão alguma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando essa raça.

Se você estiver comprando um filhote, encontre um bom criador que lhe mostrará as liberações de saúde para os pais de ambos. As autorizações de saúde provam que um cão foi testado e liberado de uma condição específica.

➡ Displasia do quadril:

Esta é uma condição hereditária em que o fêmur não se encaixa perfeitamente na articulação do quadril. Alguns cães apresentam dor e claudicação em uma ou nas duas patas traseiras, mas você pode não notar qualquer sinal de desconforto em um cão com displasia de quadril. Conforme o cão envelhece, a artrite pode se desenvolver.

Os cães com displasia de quadril não devem ser criados. Se você está comprando um filhote, peça ao criador uma prova de que os pais foram testados para displasia de quadril e não têm problemas. A displasia do quadril é hereditária, mas também pode ser desencadeada por fatores ambientais, como crescimento rápido devido a uma dieta rica em calorias ou lesões causadas por pular ou cair em pisos lisos.

➡ Displasia do cotovelo:

Esta é uma condição hereditária comum em cães de raças grandes. Acredita-se que seja causado por diferentes taxas de crescimento dos três ossos que constituem o cotovelo do cão, causando frouxidão articular. Isso pode causar claudicação dolorosa. Seu veterinário pode recomendar cirurgia para corrigir o problema, medicação para controlar a dor ou controle de peso.

➡ Entrópio: raça de cachorro são bernardo

Este defeito, que geralmente é óbvio aos seis meses de idade, faz com que a pálpebra role para dentro, irritando ou ferindo o globo ocular. Um ou ambos os olhos podem ser afetados. Se o seu São Bernardo tem entrópio, você pode notá-lo esfregando os olhos. A condição pode ser corrigida cirurgicamente.

➡ Epilepsia:

Este distúrbio causa convulsões leves ou graves. A epilepsia pode ser hereditária; pode ser desencadeada por eventos como distúrbios metabólicos, doenças infecciosas que afetam o cérebro, tumores, exposição a venenos ou ferimentos graves na cabeça; ou pode ser de causa desconhecida (referida como epilepsia idiopática). As convulsões podem ser exibidas por um comportamento incomum, como correr freneticamente como se estivesse sendo perseguido, cambalear ou se esconder. As convulsões são assustadoras de se assistir, mas o prognóstico de longo prazo para cães com epilepsia idiopática geralmente é muito bom. A epilepsia pode ser controlada com medicamentos, mas não pode ser curada. Um cão pode viver uma vida plena e saudável com o manejo adequado desse distúrbio. Se o seu São Bernardo tiver convulsões, leve-o imediatamente ao veterinário para um diagnóstico e recomendações de tratamento.

➡ Cardiomiopatia dilatada:

Esta doença cardíaca ocorre quando o músculo cardíaco se torna muito fino e não consegue se contrair normalmente. Como o coração precisa trabalhar mais, ele se dilata. Os cães com esta doença têm um ritmo cardíaco anormal e mostram sinais de insuficiência cardíaca, incluindo fraqueza, perda de apetite, perda de peso, depressão, colapso, dificuldade em respirar, tosse fraca e abdômen aumentado. Não há cura, mas descanso, dieta e medicamentos podem ajudar por algum tempo.

➡ Catarata:raça de cachorro são bernardo

A catarata é uma opacidade no cristalino do olho que causa dificuldade de visão. O(s) olho(s) do cão tera(ão) uma aparência turva. A catarata geralmente ocorre na velhice e, às vezes, pode ser removida cirurgicamente para melhorar a visão do cão.

➡ Alergias:

A alergia é uma doença comum em cães. As alergias a certos alimentos são identificadas e tratadas eliminando certos alimentos da dieta do cão até que o culpado seja descoberto. As alergias de contato são causadas por uma reação a algo que toca o cão, como roupa de cama, ácaros, xampus para cães ou outros produtos químicos. Eles são tratados identificando e removendo a causa da alergia.

As alergias inalantes são causadas por alérgenos transportados pelo ar, como pólen, poeira e bolor. A medicação apropriada para alergias inalantes depende da gravidade da alergia. As infecções de ouvido são um efeito colateral comum das alergias inalantes.

➡ Dilatação vólvulo gástrica (DVG)raça de cachorro são bernardo

Também chamado de inchaço ou torção, esta é uma condição com risco de vida que pode afetar cães com peito profundo, como a raça de cachorro São Bernardo. Se eles são alimentados com uma grande refeição por dia, comem rapidamente, bebem grandes volumes de água depois de comer e exercite-se vigorosamente logo em seguida. Alguns pensam que os pratos elevados e o tipo de comida também podem ser fatores para o inchaço. É mais comum em cães mais velhos, mas pode ocorrer em qualquer idade.

A DVG ocorre quando o estômago é distendido com gás e depois se torce (torção). O cão é incapaz de arrotar ou vomitar para se livrar do excesso de ar em seu estômago, e o retorno normal do sangue ao coração é impedido. A pressão arterial cai e o cão entra em choque. Sem atenção médica imediata, o cão pode morrer em poucas horas. Suspeite de DVG se seu cão tiver abdômen distendido, estiver babando excessivamente e estiver fazendo esforço para vomitar sem sair nada. Ele também pode estar inquieto, deprimido, letárgico e fraco, com batimento cardíaco acelerado. É importante levar seu cão ao veterinário o mais rápido possível. Há alguma indicação de que a tendência à DVG é hereditária, portanto, é recomendado que os cães que desenvolvem essa condição sejam castrados ou esterilizados.

 

Quanto custa um cão da raça São Bernardo com pedigree?

raça de cachorro são bernardo

Se você estiver pensando em ter um cão da raça São Bernardo, opte por adotar em ONGs ou em grupos resgates de cachorros abandonados, talvez haverá um cãozinho dessa raça esperando por um lar.

Ao optar por comprar um filhote, evite criadores de fundo de quintal, encontre um bom criador da raça. Clicando aqui você verá dicas especiais e coisas a se pensar antes de adotar ou comprar um cãozinho.

O preço de um filhote dessa raça pode variar dependendo da linhagem, canil de origem, e sexo. Um filhotinho da raça de cachorro São Bernardo pode custar entre 2.000 reais a 6.000 reais.

Curiosidades sobre a raça de cachorro São Bernardo

A raça surgiu ainda no século XI na Suíça, local onde monges católicos montaram uma hospedagem para peregrinos que viajavam para Roma.

Originalmente, a raça de cachorro São Bernardo protegia os jardins do Hospice Saint Bernard, na Suíça, e também ajudava a encontrar e salvar viajantes perdidos e feridos.

raça de cachorro são bernardo
GRAND ST-BERNARD HOSPICE

Pontos Positivos da raça de cachorro São Bernardo

  • São cães dóceis e calmos
  • Não costumam latir muito
  • São ótimas companhias para adultos e crianças
  • Irão defender os donos a qualquer custo.

Pontos Negativos da raça de cachorro São Bernardo

  • São cães bem desastrados devido ao tamanho
  • Podem sofrer um pouco com o calor do país

 

 

🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾   🐾

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

 

 

Recomendados Primeiro Para Você: