Remédio para cachorro e o risco de intoxicação. Cuidado!


Remédio para cachorro. Difícil imaginar que o remédio, criado para auxiliar no tratamento, possa pôr a saúde do cão em risco.

 

O @dicasboaspracachorro esclarece o perigo do uso indiscriminado de remédio em cães, os tipos de medicamentos de uso humano mais comuns utilizados no cachorro e alerta sobre os riscos gerados na sua saúde. 

 

alt REMÉDIO PARA CACHORRO

 

É exatamente o que acontece quando o tutor administra por conta própria um medicamento ou oferece um remédio ainda que prescrito, em doses erradas. 

 

O mesmo acontece com remédios caseiros sem eficácia comprovada, remédios fora da validade e remédios em geral, sem o prévio conhecimento técnico.

 

alt REMÉDIO PARA CACHORRO1

 

Para saber mais sobre isso, temos dois artigos capazes de girar uma chave na sua cabeça envolvendo esses assuntos.

 

O cão poderá ainda, diante de uma travessura, ingerir ou inalar o produto, situação que leva a um quadro de intoxicação cuja gravidade dependerá do medicamento, da quantidade da substância ingerida, do tamanho do cachorro e seu estado clínico de saúde.

 

Remédio para cachorro: necessidade ou conveniência?

 

O mercado pet não para de crescer e quando o assunto é remédio para cachorro, são encontrados antibióticos, anti-inflamatórios, antieméticos, pomadas, fitoterápicos e antidepressivos. A variedade é ampla e seu uso requer conhecimento profissional.

 

São entendidos como remédio para cachorro toda substância química ou preparada, destinada a prevenção, à cura e ao tratamento de doenças.

 

alt REMÉDIO PARA CACHORRO4

 

Se incluem nessa lista os medicamentos, antissépticos, desinfetantes de uso ambiental, pesticidas ou produtos de embelezamento que modifiquem as funções orgânicas ou fisiológicas dos cães, conforme estabelece o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

 

Afinal, remédio de uso humano pode ou não pode ser oferecido?

 

Veja bem, pode ocorrer que algum medicamento de uso humano possa ser dado ao cão, desde que em proporções muito menores e diante indicação do médico veterinário.

 

O problema é quando o tutor transfere a cultura de se automedicar para o seu cachorro e administra medicamentos que ingere corriqueiramente, esperando que provoque o mesmo alívio e bem estar no cão.

 

alt REMÉDIO PARA CACHORRO2

 

Prevenir é melhor que remediar; essa regra também vale para os medicamentos!

 

Dentre os medicamentos comumente oferecidos e considerados tóxicos estão a aspirina (Ácido Acetilsalicílico), Cataflan, (Diclofenaco), Tylenol (Paracetamol), Advil (Ibuprofeno), entre outros.

 

Remédio para cachorro é competência do médico veterinário!

 

Remédio para cachorro é competência do médico veterinário independente da finalidade pretendida, seja para o controle de vômito, ansiedade, melhora da imunidade, prevenção e controle de doenças. 

 

Remédio ou veneno, depende da dose!

 

A grande confusão está no fato de muitos cães compartilharem de fármacos humanos para fins terapêuticos, razão pela qual o tutor desconhece o perigo e oferece o remédio indiscriminadamente, sempre que entende necessário. 

 

O cachorro intoxicado poderá apresentar vômito, diarreia, falta de apetite, desorientação, hipotensão (queda da pressão), baixa quantidade de glóbulos brancos, destruição das hemácias no sangue e em casos severos, causar a morte.

 

alt REMÉDIO PARA CACHORRO3

 

O socorro do cachorro consistirá na pontualidade do atendimento e no controle dos sintomas manifestados, que variam conforme o medicamento ingerido. 

 

Por isso, em se tratando de remédio para cachorro, nunca medique o seu animal por conta própria e caso tenha que ministrar remédio para o seu cão, busque sempre a orientação do médico veterinário. 

 

A saúde do seu pet agradece!

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: