Segurar urina – Quais os problemas o seu cachorro pode ter prendendo o xixi por muito tempo?


@dicasboaspracachorro veio falar hoje sobre os problemas que podem ser acarretados em seu cachorro por ele segurar urina durante muito tempo. Falaremos da importância dele ter um local disponível dentro da sua casa ou acesso a um quintal sempre que precisar se aliviar e não mais segurar o xixi.

 

Sabe aqueles cães que ficam a segurar urina o dia todo até chegar a hora que o seu dono chega do trabalho para poder leva-lo para passear na rua e finalmente ele poder se aliviar?

 

Então, são exatamente estes cães que podem sofrer com uma série de complicações, simplesmente por não poderem se aliviar em um espaço dentro de casa, onde eles não recebam uma bronca por isso.

Segurar urina

Para ficar mais fácil de explicar para você, vou fazer um rápido comparativo e exemplificar se fosse uma pessoa.

Imagine esta situação acontecendo com você, ok?

Você acorda cedo, por volta das 6 horas da manhã!

Vai ao banheiro.

Se alivia.

Joga uma água no rosto ou mesmo toma um banho e vai tomar café da manhã.

Por volta das 7 horas está saindo para ir trabalhar, só que neste local de trabalho, você não pode ir ao banheiro.

Você almoça no trabalho, toma um cafezinho de tarde e quando chega por volta das 17 horas, finalmente chega a hora de ir para casa.

Neste momento, sem fazer xixi desde às 6 e pouco da manhã, a sua bexiga vai estar muito cheia e muito provavelmente, você já estará sentindo dor para andar.
Acontece, que você ao sair do trabalho, também é impedido de ir ao banheiro e precisa voltar para casa, pois somente lá que você pode fazer as suas necessidades.

 

Segurar urina

 

Voltando pra casa

Durante o caminho para casa, você acaba pegando um trânsito fora do normal pois aconteceu um acidente e ao invés de demorar 20 minutos para chegar em casa, você demora 1 hora e meia.

Lembra como estava a sua bexiga antes mesmo de você sair do trabalho? Já estava doendo, né? Imagina ela agora doendo de verdade e você praticamente não consegue andar sem ser curvado e com passos curtos e rápidos, para evitar mexer muito.

Finalmente você consegue chegar com seu carro em casa! O simples fato de você estar na garagem do seu prédio parece que apertaram um cinto na sua barriga, pois agora você já sabe que está muito perto do banheiro e naturalmente você começa a relaxar, mas ainda não chegou lá.

 

Enfim em casa

apertado para fazer xixi

Finalmente, depois de chegar em casa todo suado de dor e desconforto você não se aguenta mais e relaxa de vez, se aliviando bem no meio da sala!

Neste exato momento seu companheiro (a) te vê e só enxerga a posa de xixi bem no tapete da sala e aquele cheiro de urina no ar.

Ele te dá uma bronca e nem pergunta o que aconteceu!

Ainda te pega pela cabeça e esfrega a sua cara no xixi falando que você não deve fazer xixi ali, que era para ter feito no banheiro!

 

Imaginou?

Tirando a parte do trabalho e do trânsito para voltar para casa, infelizmente essa é uma realidade vivida por muitos cães atualmente, mas a grande maioria dos donos não percebe. Ou o que é pior, ainda brigam com seus cães quando eles fazem xixi no tapete da casa… sem nem “perguntarem” o motivo…neste caso, sem saberem o motivo.

Quis te colocar no lugar do seu cão, para que você sinta um pouco do que ele possa estar sentindo enquanto fica 8, 10, 12 horas sem poder se aliviar, simplesmente porque só foi treinado para fazer suas necessidades na rua e não tem nenhum lugar em casa onde seja o banheiro dele.

 

No exemplo que eu dei, se a gente continuasse a rotina, provavelmente no dia seguinte, você iria tomar menos água e talvez até comeria menos e nem tomaria o cafezinho… tudo isso para não ficar com a bexiga tão cheia para dar tempo de chegar em casa e poder se aliviar sem sentir tanta dor.

Isso também acontece com os cães. Muitos deles passam a beber menos água durante o dia e isso passa a ser uma coisa natural e muito prejudicial para ele.

Agora vamos aos fatos e à realidade:

Um cão, com a bexiga cheia constantemente, já que todos os dias é a mesma rotina, bebendo menos água, o que naturalmente vai acontecer com o tempo é:

Acúmulo de sedimentos urinários na bexiga, favorecendo o surgimento de cálculos urinários, tanto em rins, ureteres e na própria bexiga.

O fato do cão acumular a urina na bexiga, começa a causar um esforço renal desnecessário e constante, visto que é como se o cão estivesse obstruído por 12 horas, já que ele fica a segurar urina por este tempo.

Com isso, pode ocorrer o que se chama IRA, injúria renal aguda, no caso IRA pós-renal, já que o motivo da injúria seria por um fator causador de interrupção, o que gera o impedimento da passagem da urina formada pelas vias urinárias. Isso eleva a pressão no interior dos túbulos renais, causando uma interferência na filtração glomerular e assim, levando ao acúmulo de catabólitos no interior do organismo do animal.

Na IRA, as toxinas urêmicas na circulação no organismo podem se acumular rapidamente e causar um conjunto de alterações sistêmicas.

Traduzindo e resumindo o que falei acima, se o seu cão está passando por isso constantemente, por mais que não seja uma obstrução total, já que em algum momento ele vai poder se aliviar, está levando gradualmente a uma injúria renal.

Como os rins têm uma grande capacidade de filtração, eles só vão começar a apresentar falhas que são detectáveis por exames de sangue, quando já estiverem com 75% do seu sistema de filtração comprometido.

Ou seja

Simplesmente por ter esse hábito de levar o animal para passear duas vezes por dia, onde eles vão ficar em média 12 horas sem poder urinar, automaticamente você está causando, aos poucos, uma injúria renal que com o tempo, pode ir evoluindo e chegar a uma insuficiência renal crônica, onde não há mais volta, pois pelo menos 75% da capacidade renal de filtração já foi comprometida.

Isso porque eu ainda não falei das chances aumentadas deste cão apresentar cistites recorrentes simplesmente pelo fato dele segurar urina por horas, todo os dias! Eu não sei se você já teve cistite, mas é algo que incomoda bastante na hora de urinar.

Atenção aos cães de pequeno porte – segurar urina

Os cães de pequeno porte são os que mais sofrem com isso, pois pelo fato de produzirem normalmente um menor volume de urina e consequentemente uma menor frequência de micção, acaba que eles são mais propensos a desenvolverem cálculos urinários, pois normalmente eles tendem a segurar urina por mais tempo. Com isso, seus donos acham que se acontecer de um dia eles forem passear apenas uma vez, não tem problema.

Algumas raças de cães de pequeno porte são mais propensas a desenvolver cálculos urinários, como os:

  • Shih Tzu,
  • Yorkshire,
  • Schnauzer miniatura,
  • Lhasa Apso,
  • Bichon Frisé

Portanto, atenção redobrada com elas!!

Problemas em segurar urina

Por segurar urina por muito tempo, seu cão poderá apresentar os seguintes problemas:

  • cistite
  • ou mesmo cálculos urinários

E os sintomas clássicos serão:

  • aumento na frequência de urina (vai urinar várias vezes ao dia, pequenas quantidades),
  • pode apresentar dor ao urinar, no caso da presença de cálculos,
  • também poderá apresentar sangue na urina,
  • poderá apresentar gotejamento urinário
  • e por conta do desconforto e dor, poderá ficar lambendo a região genital com frequência.

E se por acaso ele tiver um local certo para fazer xixi dentro de casa, eventualmente acabará fazendo fora do local certo, simplesmente por não conseguir mais se segurar devido a dor.

E pensar que isso tudo pode acontecer simplesmente por que o seu cachorro não tem um lugar certo para fazer as necessidades dentro de casa. E obviamente, também não ter sido ensinado a fazer lá, já que não basta apenas colocar um tapete higiênico e esperar que ele saiba que é ali o local correto.

 

Espero que esse texto sirva de reflexão e ajude a evitar futuros problemas renais nos seus cães!

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE em canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
 https://instagram.com/dicasboaspracachorro
 http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: