Socialização entre cães e gatos


A rivalidade entre cães e gatos até existe, mas aquela situação toda dos filmes é só nos filmes, afinal cães e gatos não são presa e predador, ambos são predadores e a convivência entre os dois animais pode ser pacífica, basta que a socialização entre cães e gatos seja feita, de preferência desde filhotes.

Qual a melhor maneira de promover a socialização entre cães e gatos?

Como mencionamos, a melhor maneira e a ideal é que ambos sejam criados desde filhotes juntos, assim não haverá nenhuma estranheza entre eles e consequentemente criarão uma relação amigável.

No entanto, caso os tenham idades diferentes a socialização entre cães e gatos não se torna impossível. É preciso apenas alguns cuidados para que o animal que esteja há mais tempo em casa não rejeite e tenha relações territorialistas com o novato.

Existem duas situações principais que devem ser tratadas de formas diferentes.

1- Tenho um cão e quero um gato

Primeiro passo é analisar o temperamento do cãozinho, uns cães são mais sociáveis que outros, o que tornará a socialização entre eles muito mais fácil e rápida.

O primeiro contato deve ser sempre visual, para que os animais se sintam confortáveis e se acostumem com o cheiro um do outro. Se esse primeiro passo tiver reações positivas deixe que ocorra o contato físico, caso o cão fique agressivo, dê um tempo maior para ele se acostumar com o outro animal.

É preciso paciência nesse primeiro momento, para que não ocorram problemas no futuro.

2- Tenho um gato e quero um cão

Ao contrário dos cães, os gatos são animais menos sociáveis, então a socialização entre cães e gatos quando já se tem um gato demanda um pouco mais de paciência, tempo e atenção.

Apesar de serem menos sociáveis, eles não tendem a ser agressivos com os cães, portanto, o ideal é deixá-los mais à vontade para interagir com o cachorro, se o cachorro for filhote, melhor ainda.

Uma forma de agradar o gato e associar o cachorro a algo positivo é sempre recompensá-lo com um petisco quando se aproximar do cachorro.

Dicas para a socialização entre cães e gatos:

  1. Não deixe que um faça o outro de brinquedo.
  2. Divida os ambientes para o cachorro e para o gato
  3. Dê atenção igual para os dois animais
  4. Respeite a natureza: Cães geralmente são submissos aos gatos
  5. Preste atenção na diferença de idade entre os animais

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: