Terapias holísticas e saúde canina alternativa.
Todos nós queremos fazer o que é certo para nossos cães e sua saúde. No entanto, alguns pais de animais de estimação são cautelosos sobre procedimentos médicos invasivos e drogas farmacêuticas – muitas vezes chamadas de “medicina ocidental” – e as empresas que os criam.
Muitos medicamentos têm efeitos colaterais preocupantes, e os amantes de cães podem se preocupar com o uso excessivo deles e expondo seus cães aos riscos que os acompanham. As terapias alternativas podem resolver alguns problemas médicos sem os mesmos riscos.
Antes de considerar tratamentos holísticos ou alternativos, é importante que você converse com seu veterinário . Muitos veterinários não se opõem à combinação de formas de tratamento ou à busca de alternativas para medicamentos e procedimentos invasivos. Eles podem lhe dar muitos bons conselhos.
Aqui estão algumas coisas que você deve saber sobre terapias holísticas e alternativas para cães.
Tipos de terapias alternativas para cães
Muitas terapias diferentes estão sob a égide da medicina alternativa, também chamada de medicina holística. Mas muitos deles têm esta filosofia em comum: considerar e tratar todos os aspectos da vida do paciente, não apenas os sintomas.
Aqui estão alguns dos mais populares:
- A acupuntura envolve a inserção de agulhas finas em áreas específicas do corpo do cão para equilibrar o fluxo de energia, ou chi . Os praticantes costumam usar este antigo tratamento chinês para controlar a dor e doenças crônicas.
- O tratamento quiroprático fornece ajustes práticos da coluna vertebral para o seu cão, assim como você pode fazer, para aliviar a dor.
- Os tratamentos à base de ervas usam remédios vegetais para tratar uma variedade de doenças. Por exemplo, a alfafa pode ajudar com artrite e alergias.
- A massagem reduz o nível de hormônios do estresse no corpo, aumenta a circulação, alivia a dor e pode até dar um impulso ao sistema imunológico.
- Os suplementos nutricionais são usados para compensar as deficiências nutricionais na dieta, fornecendo vitaminas, minerais, ácidos graxos e aminoácidos extras.
O que os veterinários pensam sobre medicina alternativa?
Alguns veterinários não se importam com terapias alternativas, pois, ao contrário da medicina veterinária convencional, algumas delas não foram cientificamente comprovadas para funcionar.
No entanto, isso nem sempre significa que eles são ineficazes; às vezes significa que estudos governamentais bem conduzidos ainda não os testaram. E há muitos veterinários abertos à abordagem alternativa.
Algumas escolas veterinárias agora oferecem cursos de medicina holística, e alguns veterinários oferecem terapias alternativas junto com os tratamentos convencionais.
Use bom senso!
Você não daria a seu cão um medicamento convencional sem saber nada sobre isso ou sem consultar o seu veterinário. A mesma coisa vale para algumas terapias alternativas.
Você provavelmente não causará nenhum dano se massagear seu cão, mas dar dosagens incorretas de ervas ou suplementos potentes é outra história. Só porque uma substância é natural não significa que seja inofensiva, independentemente de quanto você dê ao seu cão.
Informe-se sobre as substâncias e doses de medicamentos alternativos e ervas para manter seu cão seguro. Sempre consulte seu veterinário antes de fazer qualquer alteração.
Este artigo não pretende endossar nenhuma terapia holística ou alternativa específica para cães. É simplesmente uma breve explicação que pode ajudar a orientar sua discussão com o especialista em cuidados de saúde do seu cão. Novamente, sempre inclua seu veterinário nas decisões de saúde de seu cão.
Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet ?
INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube
Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br
Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro