Tipos de Enriquecimento Ambiental


Nesse artigo vamos te explicar o que é enriquecimento ambiental, quais tipos existem e falar sobre sua importância na vida dos pets. Continue lendo até o fim, e pode acreditar! Irá lhe ajudar bastante com seu filho de quatro patas!! 😉

Tornar o ambiente de um animal mais interessante foi um conceito que se iniciou nas últimas décadas após muito se observar o quanto os animais ficavam entediados nos zoológicos. O bem estar mental destes animais fora do seu habitat natural passou a ser um ponto tão importante quanto o bem estar físico.

Trazendo também benefícios extremamente significativos para a vida dos nossos pets.

Tédio é PROBLEMA!

Cães entediados trarão problemas como:

=> Latir à toa,

=> Comer algo que não deve (sapatos, objetos, móveis etc)

=> Quebrar objetos na sua casa;

=> Cavar todo seu jardim,

=> Irão tentar fugir para a rua na primeira oportunidade…

Além disso, um cão entediado também poderá desenvolver hábitos autodestrutivos, incluindo lamber ou mastigar excessivamente, a ponto de se machucar, apego excessivo ao dono, entre outros.

Ocupando a mente e mantendo o cérebro do seu cão ocupado com brincadeiras, treinamentos e jogos mentais você irá acabar com todo possível tédio. 

Tenha uma rotina diária para mantê-lo ocupado e cansado quando você precisar sair e não se preocupar com a bagunça quando retornar pra casa.

O que é Enriquecimento Ambiental?

É um processo onde o objetivo é melhorar o ambiente no qual os cães vivem, buscando estimular atividades físicas e simular comportamento que o cão teria na natureza para satisfazer suas necessidades físicas e mentais. Com o intuito de diminuir o tédio e seus problemas subsequentes.

No entanto, você precisa ser criativo e variar o que faz. Se você fizer a mesma coisa todos os dias, isso também pode se tornar rapidamente desinteressante.

Tipos de Enriquecimento Ambiental

Existem várias formas de tornar o ambiente do cachorro mais agradável, mais estimulante e fazer isso possível é mais do que uma obrigação do tutor. Existem 6 tipos diferentes de estimulá-los.

 

6 TIPOS DE ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL

Cognitivo

  • Brinquedos que estimulem;
  • Treinamentos;
Auditivo

  • Música;
  • Áudio-Books;
  • Sons da Natureza;
Visual

  • Celular;
  • TV;
  • Quarto com vista
Olfativo

  • Fragâncias;
  • Feromônios;
  • Brincar de farejar
Alimentação

  • Brinquedos com petiscos;
  • Petiscos com sabor novo;
Físico

  • Caminhadas;
  • Brincar de pegar bolinha;
  • Brincar ao ar livre;

Benefícios na vida do Cachorro

  1. Reduz o stress;
  2. Mantém ocupados a mente o corpo do animal;
  3. Melhora o comportamento e saúde física.

Enriquecimento Ambiental: como fazer para Cães?

Brinquedos que distribuem comida tornam a brincadeira bem interessante e são uma boa maneira de aliviar o tédio ou estresse.

Como assim?
1- Colocando um pouquinho de guloseimas ou até uma refeição inteira, no brinquedo próprio para isso, manterão seu cão ocupado enquanto você estiver fora e, como este é o momento em que a maioria dos cães têm problemas, pode ser de grande ajuda.

2- Você pode também começar a brincadeira escondendo os brinquedos para que ele possa encontrar. Comece com locais fáceis para ele conseguir achar e depois quando ver que ele já consegue encontrar com facilidade, dificulte um pouquinho a brincadeira. Varie as guloseimas e os esconderijos para manter as coisas interessantes.

3- As brincadeiras de esconde-esconde também podem ser feitas com o brinquedo favorito do seu pet. Esconda-os em lugares diferentes e verifique quando chegar em casa se ele os encontrou. 

4- Se o tempo está muito quente, você pode deixar um bloco de gelo com algumas guloseimas congeladas nele. Use uma tigela de plástico ou um pequeno balde como molde. Encha três quartos de água e coloque no freezer. Quando a água estiver lamacenta, misture ração para cachorro, pedaços de cenoura, fatias de maçã e pedaços de carne cozida. Quando estiver congelado, vire-o e retire-o. Dê ao seu cão ao ar livre em um dia quente.

Cuidados!

É necessário se atentar-se a algumas questões para evitar novos problemas de comportamento. Não deixe comida fora sem colocá-la em um brinquedo distribuidor de comida se seu cão for propenso a mastigação destrutiva. Seu cão pode decidir mastigar no local onde a comida foi deixada.

Jamais dê itens a seu pet que possam causar problemas. Quando ele estiver sozinho, não dê ossos, couro cru, brinquedos ou outras coisas para mastigar que tenham pedaços que possam se quebrar e serem engolidos. Somente dê isso quando você estiver por perto supervisionando-o.

 

Matérias Disponíveis pra você

Como distrair o cachorro em casa

Receitas para rechear o kong

Atividades para brincar em casa com o cachorro

Sinais de estresse em cachorros

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

 

Recomendados Primeiro Para Você: