Tipos de Ração para Cachorro, entenda qual é a melhor para seu filho de 4 patas!


tipos de ração para cachorro

Nesse artigo vamos lhe ajudar a conhecer os diversos tipos de ração para cachorro e qual é a ideal para seu filho de 4 patas 😊.

A ração, para a maioria dos donos de cães, é a principal alimentação do seu cachorro e consequentemente, a principal fonte de nutrientes dele. Para nós elas podem ser todas muito parecidas visualmente, mas para o seu pet ela vai ser bem diferente.

Cada um dos tipos de ração vai oferecer os nutrientes necessários para o desenvolvimento saudável e a maior absorção possível de vitaminas e minerais de acordo com as condições do seu cachorro. Existem rações específicas para filhotes, idosos, cães alérgicos ou até mesmo se ele possuir alguma restrição ou necessidade por alguma doença.

 

A escolha:

Escolher dentre os diversos tipos de ração para cachorro pode ser muito difícil. Além de um sabor que seu cão tenha preferência e o valor que você pode disponibilizar para escolha existem as marcas. Para que a sua escolha seja a melhor dentre as opções que cabem no seu orçamento destacamos algumas condições que devem ser observadas:

1) Ingredientes:

Como os alimentos humanos, a lista dos ingredientes que compõem o produto está em ordem de quantidade que se apresentam. Desta forma, o ideal é que escolha um que apresente produtos de origem animal em uma boa quantidade.

 

2) Corantes/Aromatizantes:

Esses dois ingredientes podem causar reações alérgicas e mascaram o sabor da ração, se puder, evite rações que tenham grandes quantidades desses ingredientes.

 

3) Vitaminas e Minerais:

Rações que apresentam um enriquecimento nesses dois ingredientes são boas opções.

 

4) Respeite a idade e condição do seu cachorro:

Existem rações para cada momento da vida dos nossos cãezinhos, sejam eles filhotes, adultos ou idosos. Os cães podem possuir algumas condições que precisam de uma ração especial que já existe no mercado, como as que são para cães castrados, com problemas renais ou raças grandes e pequenas. Busque sempre rações que correspondam ao  momento e condição da vida do seu cãozinho.

tipos de ração para cachorro

 

Tipos de ração para cachorro:

1- Categorias por qualidade


1.1 – Ração Standard:

São as mais baratas que você pode encontrar no mercado e consequentemente, as mais simples. Elas são produzidas a partir de ingredientes mais comuns e em geral, a maioria de origem vegetal. 

Apesar disso, não quer dizer que seja ruim oferecer esse tipo de ração para o seu cachorro. Todos os tipos de rações são produzidas com aval de especialistas e são nutricionalmente boas para os animais. No entanto, as rações standard podem ter uma absorção menor de nutrientes pelos cães necessitando refeições complementares ou maiores quantidades ao longo do dia. Isso naturalmente resulta em uma maior quantidade de ração que deve ser ingerida e também, uma maior quantidade e volume de fezes geradas.

 

1.2 – Ração Premium:

Essas rações já são produzidas com ingredientes de uma qualidade melhor e que possuem uma absorção mais fácil pelo organismo dos cães. Elas apresentam produtos de origem maior em uma taxa muito maior que a standard, o que ajuda inclusive a ganhar o pet pelo sabor.

As rações do tipo premium apresentam um enriquecimento de vitaminas e minerais. Essa condição pode ser uma economia, pois em teoria os pets precisam comer menores porções para terem as quantidades mínimas de nutrientes para se desenvolverem.

 

1.3 – Ração Super Premium:

As rações super premium são produzidas com produtos nobres de alta qualidade, atingindo ótimos níveis de nutrição animal. Os nutrientes são de maior absorção e possuem altas taxas de vitaminas e minerais, que ajudam inclusive na imunidade do seu cãozinho. A garantia da eficiência das rações deste tipo são as maiores do mercado e apesar do preço, podem ser um ótimo custo benefício dependendo da quantidade de ração e da rotina do seu cão.

 

2- Categorias por condições específicas


2.1 – Ração Hipoalergênica

Esse tipo de ração é produzido com ingredientes nobres que tendem a ser menos alérgicos aos cães. Ao contrário de outras rações que utilizam carne bovina, aves, trigo e laticínios, esse tipo de ração irá utilizar carnes nobres e proteínas hidrolisadas que não acionam o sistema imune.

Então, caso observe coceira, manchas pelo corpo do seu cachorro ou queda de pelo fora de época procure um veterinário, pois pode ser alguma reação alérgica aos componentes da ração que ele está comendo.

 

2.2 – Ração de Cuidado Cardíaco

O diferencial desta ração está no balanceamento de nutrientes como sódio, potássio e magnésio que são ótimas para manter um bom funcionamento da musculatura e principalmente do coração.

Lembrando que essas rações não excluem os tratamentos veterinários para essas doenças, apenas auxiliam.

 

2.3 – Ração Diet

Essas rações possuem um controle de gorduras alinhados a uma quantidade maior de proteínas que tendem a equilibrar a alimentação do cachorro e auxiliar no metabolismo para que o cão emagreça.

 

2.4 – Ração de Cuidado  Renal

Essas rações possuem níveis menores de substâncias e proteínas que podem prejudicar os rins quando consumidas em excesso. Além disso, possuem substâncias como ômega 3 que é anti-inflamatório e antioxidante.

Algumas marcas de rações super premium oferecem rações para outras condições, como cães que precisam de cuidado hepático ou gastrintestinal por exemplo.

Há ainda uma série de rações específicas, como àquelas para cães castrados, cães com problemas gastrointestinais, problemas hepáticos, para cães obesos e outros tipos.

Cabe a você conversar com o seu médico veterinário, para que ele lhe indique a melhor ração para o seu melhor amigo!

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

 

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

 

Siga-nos nas redes sociais:
 https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: