Tosse em cachorro, o que pode ser?


A tosse em cachorro, assim como a dos humanos é uma reação do organismo a alguma irritação nas vias respiratórias e por isso ela pode ter diferentes causas que vão desde alergias a algum problema cardíaco. O Dicas Boas pra Cachorro neste artigo vai te apresentar algumas causas comuns e possíveis tratamentos para a tosse em cachorro.

 

Este mecanismo de defesa do organismo é o resultado da contração do diafragma visando uma expulsão de ar pelos pulmões. Este processo no entanto pode ser confundido com alguns outros, por isso precisamos diferenciar a tosse, o engasgo e o espirro.

Engasgo:

Os engasgos ocorrem na maior parte das vezes quando os animais estão comendo muito rápido ou brincando com objetos que engolem. Essa reação vai causar dificuldade de respiração no cachorro, dificuldade de comer e beber e em alguns casos vão babar e até desmaiar.

Espirro:

Ocorrem quando o cão fareja algo que tenha o cheiro mais forte e eles não estejam acostumados, ao contrário da tosse, o espirro é uma irritação passageira.

Tosse:

Ocorrem em qualquer momento, inclusive quando os cães estão dormindo. O que diferencia a tosse de um engasgo é que a deglutição não é afetada, então conseguirão comer e beber água normalmente.

Causas da tosse em cachorro:

Alergia

Alergias a comidas, algum produto de limpeza da casa, produtos de higiene do cachorro ou até mesmo a alguns insetos podem causar tosse no animal. Essas alergias podem apresentar alguns outros sintomas como inchaço ou feridas, caso observe esses sintomas procure um veterinário o mais rápido possível.

Infecção

Vírus, fungos e bactérias que causam infecções no organismo podem desenvolver gripes e bronquites caninas que tem como sintomas a tosse. Essas infecções aparecem associando a tosse e mais alguns outros sintomas como espirros, coriza, febre, em alguns casos hemorragia, inflamação e lesões pela pele. Caso seu cachorrinho apresente esses sintomas, não hesite em procurar atendimento veterinário para tratá-lo o mais rápido possível.

Parasita

Agora, caso seu cachorro apresente tosse associada a sintomas mais físicos como cansaço fora do normal, falta de apetite ou insuficiência cardíaca pode ser sinal de contaminação por algum parasita. Nestes casos é importante a consulta veterinária urgente também.

Outras doenças

A tosse pode ser indicativo de outras doenças, que podem ser mais graves, mas também são um pouco mais raras como doenças cardíacas, tumores e bronquites.

Tratamento da tosse em cachorro:

O tratamento da tosse depende da causa dela, que como mostrado podem ter diversas fontes causadoras. No geral podem ser utilizados antibióticos para infecções por exemplo ou em casos mais graves, como as doenças cardíacas pode ser preciso cirurgia.

No entanto, para evitar que chegue a níveis extremos como esse pode ser feita uma prevenção no seu cachorro que é composta basicamente no fortalecimento do sistema imunológico, e mantendo a vacinação e a vermifugação em dia.

Como ajudar o cachorro com tosse?

Existem algumas soluções que podem ajudar os cães nessa situação, seja aliviando o sintoma ou atuando como fortalecedor da imunidade, algumas dicas são:

Kefir:

Possui ação prebiótica que ajuda na saúde do intestino e aumenta a absorção dos nutrientes consumidos ao longo das refeições e portanto, aumenta a imunidade.

Laranja:

Uma excelente fonte de Vitamina C, que é a vitamina ligada a imunidade, deve ser oferecida sempre sem sementes e em poucas quantidades.

Mel natural:

É um alimento com propriedades antibióticas, não deve ser oferecido em quantidades maiores que uma colher de chá pois podem mexer com o intestino dos cães quando em grandes quantidades. Lembre-se que deve ser mel natural, o mel industrializado pode conter açúcar e faz mal para os animais.

Alimentos ricos em Vitamina A:

Cenoura, pêssego, espinafre, etc são animais que possuem um alto teor de vitamina A e ajudam o sistema imunológico. Esses animais podem ser oferecidos durante as refeições ou como petiscos levemente cozidos e sem temperos.

Vaporizador de ar:

Algumas vezes as tosses podem ser por ressecamento das vias respiratórias e um simples umidificador de ar pode resolver. Caso não tenha um aparelho próprio para umidificar o ar, uma bacia de água morna no ambiente já funciona.

Óleo de Coco:

Ajuda na sintetização de ácidos graxos importantíssimos para a imunidade. Podem ser oferecidos misturados à água do cachorro em quantidades próximas a de uma colher de chá.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: