Tudo o que você precisa saber sobre a raça de cachorro Shih Tzu, entenda seu cãozinho!


A raça de cachorro shih tzu é de pequeno porte e é ideal para pessoas que buscam um cão de companhia, já que são conhecidos por sua fofura e capacidade de se adaptar. 

O shih tzu é uma raça carinhosa e não demanda de muito espaço para se desenvolver de forma saudável. Isso não quer dizer que eles não precisam de passeios frequentes, socialização e cuidados básicos como qualquer outro animal.  

Como a raça shih tzu possui um corpo compacto, ela é perfeita para quem mora em espaços pequenos como apartamento. Ele é esperto e justamente por isso pode se mostrar teimoso em algumas situações. O adestramento será uma tarefa que certamente cobrará bastante paciência de seus tutores.

Se você já tem ou está planejando adotar um cãozinho da raça shih tzu, confira esse artigo com tudo que você precisa saber da raça shih tzu: Perguntas frequentes, Características físicas, Origem, Temperamento, Saúde e Higiene.

 

Temperamento da raça de cachorro Shih Tzu:

Os cachorros da raça shih tzu são a alegria da família e traz muita luz ao lar em que habitam. Demonstram interesse em brincadeiras e amam ficar no colo, ou seja, precisam sempre de companhia e atenção. 

Como é curioso, late bastante quando alguma novidade acontece ou movimentação minimamente suspeita, mas é possível ensiná-lo a latir menos ou reduzir a frequência dos latidos. O adestramento neste caso é o que vai ajudar o Tutor a lidar com essa situação.

A raça shih tzu é relativamente tranquila de se ensinar, mas em geral são cãezinhos que podem apresentar certa teimosia durante o processo de treinamento, o que demandará de seu dono uma dose extra de resiliência. Elogios e recompensas na dose certa serão um caminho que os levará ao sucesso. 

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

Considerados de porte pequeno, os shih tzus pesam entre 4,5 kg e 7,3 kg, podendo chegar até os 10 kg dependendo do cão.

Contam com um corpo comprido porém baixo, orelhas grandes e pêlos densos.

É importante ter atenção quanto a pesagem do animal, pois podem sofrer com obesidade.  

A raça tem como característica o focinho achatado o que certamente tem impacto na sua performance ao praticar exercícios, já que encontra dificuldades na respiração.

Os cachorros da raça shih tzu possuem uma pelagem escura ao nascer e ao decorrer de sua vida os pêlos vão clareando.
As cores podem variar do tom mais escuro como o preto até o mais claro como o branco sendo ainda possível encontrar alguns exemplares da raça na versão malhada.

Possuem pêlos externos longos, densos e não encaracolados e também subpelos moderados.

Não costumam soltar pelos frequentemente, mas podem ser comuns ao se tornarem adultos por conta de uma troca de pelos natural. Requerem uma escovação frequente, quase que diária, como objetivo de evitar a formação de nós nos pelos. Em relação aos banhos, devem seguir uma frequência semanal para mantê-los limpos e cheirosos.

A raça de cachorro shih tzu é indicada para crianças?

Sim, são dóceis e adoram receber carinhos da criançada. Mas como é um cão frágil recomenda-se supervisão na hora das brincadeiras para que o cão não saia machucado.

Quais são os comportamentos esperados da raça de cachorro shih tzu?

Não são cães com temperamento destruidor, pelo menos não naturalmente, mas podem desenvolver comportamentos agressivos caso não receba a atenção que precisa. Os cães da raça shih tzu no entanto, são cães de alerta, então sempre que achar que algo está fora do comum ele irá prontamente avisar aos seus tutores latindo bastante.

É um cão de companhia. Ele se adapta bem tanto na cidade quanto no campo. Uma boa opção para quem mora em apartamento. Além disso, o shih tzu ocupa a posição 70º no ranking de obediência dos cães, ou seja, é importante começar cedo o treinamento, sempre com muita paciência e constância. São inteligentes mas podem precisar de muitas repetições até fixar os comandos.

Caso você já possua outros cães em sua casa, não se preocupe, o shih tzu se adapta fácil e é super dócil, sendo inclusive usado em terapia com cães.

Qual a idade média que um shih tzu vive?

A expectativa de vida da raça de cachorro shih tzu varia, mas se for bem cuidado ele pode chegar até os 16 anos de vida. Existem registros de cães que chegaram aos 18 anos.

Quais são os cuidados básicos ou diários que ele precisa?

O shih tzu é uma raça com propensão a desenvolver problemas dermatológicos. Então banhos semanais são necessários pois seus longos pêlos podem acumular sujeiras do dia-a-dia causando embaraço e mal cheiro.

Após o banho é preciso estar atento à secagem dos pêlos, pois é uma parte igualmente importante do processo e evitará problemas de pele.

Quais são as doenças mais comuns que a raça de cachorro shih tzu apresenta?

Existem muitas doenças que rondam o mundo canino e claro, qualquer cachorro está sujeito a essas enfermidades, igualzinho a nós, no mundo humano.
Então, é importante entender quais são as doenças mais comuns de cada raça e estar preparado para monitorar, prevenir e caso necessário tratar tais comorbidades.

Confira abaixo os desafios mais comuns dos cães da raça shih tzu:

  • Dentes

Além da questão óbvia de se evitar o mau hálito, é importante estabelecer a rotina de escovar os dentes dos cãezinhos da raça shih tzu, pois isso auxilia na prevenção contra o acúmulo de placa bacterina.

Pede-se ainda uma atenção no alinhamento da arcada dentária do shih tzu, pois assim como muitos cães de pequeno porte essa raça tem uma propensão a desenvolver o que chamamos de “encavalamento”.

  • Olhos

Os cães da raça shih tzu possuem os olhos expostos e por essa razão demandam um cuidado redobrado nesta região.

É recomendado uma limpeza frequente, ou seja, pelo menos 1 vez na semana, com produtos específicos para animais e assim realizar a retirada da secreção que se forma no canto de seus olhinhos.

Evitando assim o ressecamento de suas retinas, úlceras na córnea e até mesmo lesões graves. É de fundamental importância que essa orientação seja feita por um médico veterinário.

  • Coprofagia

Essa é uma raça conhecida por seu hábito de comer as próprias fezes ou mesmo de outros cães e animais. Até então, não há uma comprovação científica que afirme o motivo da raça shih tzu fazer coprofagia, mas é muito provável que esse seja um problema hereditário. É importante controlar isso assim que surge, para evitar que se torne muito frequente e desagradável para os tutores e também para as visitas. Além de poder fazer mal para eles.

  • Braquicefalia

O shih tzu sofre com o mesmo “problema” que os cães das raças como pug e bulldog: O focinho achatado.

E porque “problema”? Bom, de forma lúdica eu vou te explicar o que acontece: 

Eles possuem um canal nasal curto demais e isso dificulta sua respiração e faz com que seja hipersensível a temperaturas intensas, seja muito calor, muito frio ou umidade alta. O nome dessa condição é braquicefalia. Por isso, mesmo eles sendo cães muito elétricos, não é indicado que realize atividades físicas muito intensas como corridas, pois ele pode vir a passar mal e até mesmo desmaiar e até morrer.

Quanto custa um cão da raça shih tzu com pedigree?

Se você procura um cão da raça shih tzu e quer saber quanto custa um exemplar saiba que o preço pode variar bastante. Nós fizemos uma pesquisa e no Brasil o valor em média é de 

R$ 500,00 a R$ 4.500,00

Curiosidades sobre a raça Shih Tzu:

Até onde se tem registro, a origem da raça de cachorro shih tzu é tibetana.

Na China, foi um dos animais domésticos preferido pela família real por serem leais e servirem como alarme para qualquer movimentação suspeita já que latem muito quando percebem algo diferente. Na Inglaterra sua criação teve início na década de 30 e a princípio a raça shih tzu também era conhecida como uma variação da raça lhasa apso, mas posteriormente foram devidamente separadas pois foi identificado características distintas entre elas.

Por volta da década de 70 foi oficialmente reconhecida pelo American Kennel Club.

Pontos positivos da raça Shih Tzu:

  • Os shih tzu realmente são companheiros;
  • Adaptável a cidade e ao campo;
  • São sociais tanto com as pessoas como com os outros pets;

Pontos negativos da raça Shih Tzu:

  • Latem bastante, mesmo que para avisos;
  • Pelagem exige cuidados diários;
  • Costumam ter problemas com coprofagias.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: