Tudo sobre a Raça de cachorro akita, entenda melhor o seu cãozinho!


Figurando entre a maioria dos cães japoneses do tipo spitz, a raça de cachorro Akita inu é bem popular também na Europa e nos Estados Unidos, onde se desenvolveu sendo um tipo mais pesado da raça que chega aos 50kg.

Neste artigo, o Blog Dicas Boas pra Cachorro vai responder as principais dúvidas e mais um pouco sobre essa raça que é uma das mais fiéis aos donos.

Temperamento da raça de cachorro akita:

A raça Akita é tranquila, mansa e muito fiel. Apesar disso, são bastante independentes e gostam de ter o espaço deles. Ou seja, não espere um cão muito ativo para brincadeiras,mas eles irão retribuir todo o carinho dos donos através da devoção deles.

São corajosos e um tanto desconfiados com estranhos, o que os tornam bons cães de guarda. Podem ser teimosos, mas quando educados desde filhotes não causam grandes problemas para respeitar ordens dentro de casa.

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

Conhecido pela postura que tem, são fisicamente robustos e são donos de uma pelagem relativamente curta e dura, e um pouco mais longa na cauda e cernelha. Possui uma subcamada de pêlo densa mais próxima da pele. A coloração é em tons avermelhados, com pontas pretas rajados de branco.

São de grande porte e podem chegar até 70cm os machos e 64cm as fêmeas. O peso varia entre 30 e 50kg quando saudáveis.

A raça de cachorro akita é indicada para crianças?

Apesar de serem tranquilos e se darem bem com a família que convivem frequentemente, devem ser assistidos quando estão com crianças, pois podem não entender a forma como elas vão brincar e mexer no cachorro.

Quais são os comportamentos esperados da raça de cachorro akita?

Apesar do perfil de cão policial são ótimos para conviver com a família. Mas lembre-se que é uma raça grande e forte. Geralmente só latem para alertar ou quando se sentem ameaçados.

Como já mencionamos, são cães independentes. Então, podem não se dar bem com outros cachorros e outros pets, tanto os machos quanto as fêmeas.

A socialização deve ser feita desde filhote para não gerar problemas com visitas .

Apesar do porte e de serem bem atléticos, podem viver bem em casas pequenas ou apartamentos, desde que tenham uma rotina de passeio diária.

 

Qual a idade média que um cão da raça akita vive?

A raça Akita possui uma expectativa de vida de 12 anos, mas dependendo do estilo de vida do cão podem passar dos 14 anos.

Quais são os cuidados básicos ou diários que ele precisa?

Os cuidados básicos da raça Akita estão ligados principalmente aos pêlos e à higiene dos cachorros. A escovação deve ser semanal para que sejam retirados os pêlos mortos e em períodos de queda maior devem se tornar diárias para evitar pêlos por toda a parte.

A raça possui hábitos de auto-limpeza, mas precisam tomar banho. A recomendação é que sejam feitas a cada três meses, e qualquer outro banho neste intervalo deve ser consultado ao veterinário. Isso ocorre pela secagem difícil que tem os pêlos dos cães da raça Akita e que se não forem secos corretamente podem ser prejudiciais.

Dentes como todas as raças precisam de escovações frequentes para manter a saúde bucal. As unhas nessa raça geralmente são desgastadas pela própria atividade física que fazem, mas é ideal que sejam aparadas caso necessário.

A orelha dos cães dessa raça devem ter atenção especial, o ideal é que sejam limpas uma vez por semana com algodão e produtos específicos.

As atividades físicas são importantes para a raça também. Caminhadas de 20 a 30 minutos são necessárias para que eles se mantenham ativos e não se tornem sedentários.

Quais são as doenças mais comuns que a raça akita apresenta?

A raça é consideravelmente saudável, mas existem algumas doenças que são comuns a ela. Dermatites e problemas de visão podem ser desenvolvidos, além da má formação dos ossos da região do quadril e cotovelo, conhecida como displasia.

Todas essas doenças podem ser tratadas e assim manter uma boa qualidade de vida para o cachorro.

Quanto custa um cão da raça akita com pedigree?

O preço de um filhote da raça Akita está diretamente ligado à sua linhagem. Os preços podem variar de R$2000,00 até R$6500,00.

Curiosidades sobre a raça de cachorro akita:

A lealdade da raça foi exposta no filme Sempre ao seu lado de 2009, que contava a história do cão Hachiko, da raça Akita, que todos os dias ia até a estação de trem esperar pelo dono e mesmo após a morte do dono ele continuou indo até a estação durante 10 anos.

A raça no século 20 se tornou monumento nacional japonês e por isso os donos de exemplares desta raça devem seguir várias regras para que ela não seja alterada.

Pontos Positivos

  • São extremamente leais
  • Podem ser excelentes cães de guarda
  • É uma raça saudável e não requer muitos cuidados

Pontos Negativos

  • Não se dão muito bem com outros pets
  • Podem estranhar desconhecidos
  • Podem ser teimosos

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro