Tudo sobre a Raça de cachorro Border Collie, entenda melhor o seu cãozinho!


Rate this post

A raça de cachorro Border Collie foi criada para reunir e controlar ovelhas na região montanhosa de fronteira entre a Escócia e a Inglaterra, sendo conhecidos pelo olhar intenso com o qual controlam seu rebanho. 

Eles são cães com energia, resistência e vontade de trabalhar ilimitadas, o que os torna um cão pastor de primeira. E por isso, os Border Collies ainda são usados hoje para pastorear ovelhas em fazendas e ranchos ao redor do mundo.

Altamente treináveis e inteligentes, os Border Collies também se destacam em vários esportes caninos, incluindo obediência, de obstáculos, agilidade, rastreamento e competições de disco voador. 

Eles podem ser ótimos companheiros de família, contanto que recebam muito, muuuuito, exercício físico e mental. Você também terá que se sentir confortável com um cão que pode ser mais esperto que você de vez em quando. 

Se você quer um cão amoroso e inteligente que o manterá ativo e alerta, esta pode ser a raça certa para você!

Temperamento da raça de cachorro Border Collie

Podemos dizer que o cãozinho da raça Border Collie é ligado no 220! Sua personalidade é caracteristicamente alerta, enérgica, trabalhadora e inteligente. Ele aprende tão rapidamente que às vezes é difícil mantê-lo desafiado.

Esta raça gosta de estar ocupada. Na verdade, ele precisa estar ocupado ou ficará  entediado, o que leva a comportamentos irritantes, como latir, cavar ou perseguir carros. Ele não é um cachorro para ficar quieto na varanda enquanto você toma um copo de limonada, por exemplo, pois ele prospera em atividade. Lembre-se, ele foi criado para correr e trabalhar o dia todo pastoreando ovelhas.

O Border Collie também é conhecido por ser altamente sensível a cada sinal de seu treinador, seja de um apito a um sinal de mão e uma sobrancelha levantada.

Mas é claro que o Border Collie não é perfeito. Ele pode ser obstinado e independente, e sua compulsão por rebanho pode ser mal orientada. Na ausência de ovelhas ou de algum tipo de trabalho, ele costuma reunir e perseguir crianças, carros ou animais de estimação.

Ele também pode ficar com medo ou tímido se não for devidamente socializado quando filhote. Treinamentos e muita exposição a uma variedade de pessoas, lugares e coisas ajudam o sensível Border Collie a ganhar confiança.

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

O Border Collie é um cão de tamanho médio com 13 a 21 quilos, onde os machos podem chegar aos 56cm de altura e as fêmeas aos 54cm. 

Ele possui uma quantidade aparentemente sobrenatural de energia e resistência, uma robustez que foi desenvolvida quando ele foi obrigado a trabalhar o dia todo nas colinas e vales do acidentado país fronteiriço escocês, às vezes correndo 50 milhas ou mais por dia. Quando se trata do cão de trabalho ideal, não existe nada melhor do que o Border Collie.

A raça de cachorro Border Collie possui duas variedades de pelagem: áspera e lisa. Ambas são camadas duplas, com uma camada externa mais grossa e subpelo macio. A variedade áspera é de comprimento médio com franjas nas pernas, peito e barriga. A variedade lisa é curta, geralmente de textura mais grossa do que a variedade áspera, e a penugem é mínima.

Sua pelagem é geralmente preta com uma mancha branca no rosto, pescoço, pés, pernas e ponta da cauda, ​​com ou sem bronzeado. No entanto, ele pode ser de qualquer cor ( bicolor, tricolor, merle ou sólida), exceto branco.

O Border Collie não necessita de cuidados excessivos para mantê-lo com boa aparência. Sua camada dupla resistente às intempéries precisa ser escovada semanalmente para manter a oleosidade do revestimento bem distribuída. A escovação mais frequente durante a época de troca do pelo é uma boa ideia para minimizar a queda de fios pela casa (ele muda sazonalmente). 

A raça de cachorro border collie é uma raça indicada para crianças?

O Border Collie é um bom cão de família, desde que seja bem educado e seja treinado quando jovem. Ele se dá bem com crianças e outros animais de estimação, embora seu instinto de pastor o faça beliscar, perseguir e latir para animais e crianças (especialmente crianças muito pequenas) se seus instintos de pastoreio não forem direcionados de outra forma.

Como acontece com todas as raças, você deve sempre ensinar as crianças como se aproximar e tocar nos cães, e sempre supervisionar qualquer interação entre cães e crianças pequenas para evitar mordidas ou puxões de orelha ou cauda por parte de qualquer uma das partes.

Ensine seu filho a nunca se aproximar de nenhum cachorro enquanto ele está comendo ou dormindo, ou a tentar tirar a comida do cachorro. Nenhum cachorro, por mais amigável que seja, deve ser deixado sem supervisão com uma criança..

Quais são os comportamentos esperados da raça border collie?

Se há um lado sombrio na energia e na atitude workaholic do Border Collie, ele aparece quando ele é trazido para uma família que não o entende. Ele não é um cachorro fofinho viciado em sofá. Ele não quer ser mimado. Ele quer e precisa de uma atividade. Acompanhar a intensa resistência mental e física do Border Collie é exaustivo, até mesmo exasperante, para um proprietário ou família que deseja um animal de estimação descontraído.

O Border Collie é um cão pastor, o que significa que ele tem um desejo irresistível de reunir um rebanho. Esse rebanho pode ser de ovelhas, crianças, gatos, esquilos ou qualquer coisa que se mova, incluindo carros. Este instinto de beliscar, cutucar e latir, junto com sua energia, não pode ser treinado para fora dele. Em vez disso, deve ser dirigido. Ele deve ter uma tarefa, seja pastorear ovelhas ou competir em esportes caninos. Uma caminhada rápida ou um jogo de busca todos os dias não é atividade suficiente para o Border Collie.

Dito isso, para o dono certo, um Border Collie é um cão maravilhoso para se conviver. Sua inteligência e natureza dócil o tornam fácil de treinar. Ele é sensível e, de acordo com aqueles que o conhecem bem, ele tem uma capacidade incrível de saber o que você vai pedir a ele antes de você falar. Se ele for bem socializado e treinado desde a infância, ele pode se adaptar a quase qualquer situação de vida que forneça o exercício físico e mental de que necessita.

O Border Collie é uma boa combinação para um proprietário tão ativo quanto ele, especialmente aquele que está ansioso para se envolver em esportes caninos. Com o treinamento certo, esta raça se destaca em qualquer atividade que ele tente, incluindo testes de cão pastor, agilidade, obstáculos, discos, obediência avançada, obediência de estilo livre ou rastreamento.

O proprietário ou família que deseja se socializar e treinar adequadamente o Border Collie encontrará uma alma gêmea nesta raça inteligente e sensível.

Qual a idade média que um border collie vive?

A raça de cachorro Border Collie é bem saudável e ativa, isso faz com que os cães da raça tenham uma boa expectativa de vida, possuindo uma média de 15 anos de vida.

Quais são os cuidados básicos ou diários que ele precisa?

Embora o Border Collie seja um cão altamente adaptável, ele é mais adequado para um ambiente que lhe dá alguma margem de manobra: uma casa na cidade com um quintal cercado de forma segura, uma fazenda ou rancho. Por ter propensão a pastorear e perseguir, ele deve ser protegido de seu instinto não tão brilhante de perseguir carros.

Independentemente do ambiente, ele requer uma grande quantidade de estímulo mental e físico todos os dias, e ele precisa de um proprietário que esteja disposto e capaz de fornecer isso a ele. Isto pode ser um grande fardo para os proprietários que não sabem no que estão se metendo. 

Se você está considerando ter um Border Collie, certifique-se de fornecer a ele uma válvula de escape adequada para sua energia natural e mente brilhante. Se você não tem uma fazenda com ovelhas, os esportes caninos são uma boa alternativa.

Banho

Dê banho apenas quando necessário, aproximadamente 1 vez por mês ou quando ele estiver muito sujo ou cheirar mal.

Ao se limpar, verifique se há feridas, erupções na pele ou sinais de infecção, como vermelhidão, sensibilidade ou inflamação na pele, nariz, boca, olhos e pés. Os olhos devem estar claros, sem vermelhidão ou secreção. Um cuidadoso exame semanal o ajudará a identificar precocemente possíveis problemas de saúde.

Higiene dental

Escove os dentes do Border Collie pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que se escondem dentro dele. A escovação diária é ainda melhor se você deseja prevenir doenças gengivais e mau hálito.

Unhas

Apare as unhas do seu cãozinho uma vez por mês, se necessário.

Orelhas

Verifique suas orelhas uma vez por semana para ver se há sujeira, vermelhidão ou mau cheiro que possa indicar uma infecção. Em seguida, limpe-os semanalmente com uma bola de algodão umedecida com um limpador de ouvido suave e com pH equilibrado para evitar problemas.

Alimentação

Quantidade diária recomendada: 1,5 a 2 xícaras de alimentos secos de alta qualidade por dia, divididos em duas refeições.

NOTA: O quanto seu cão adulto come depende de seu tamanho, idade, constituição física, metabolismo e nível de atividade. Os cães são indivíduos, assim como as pessoas, e nem todos precisam da mesma quantidade de comida. É quase desnecessário dizer que um cão altamente ativo precisará de mais do que um cão viciado em televisão. A qualidade da ração de cachorro que você compra também faz toda a diferença, quanto melhor a qualidade da ração, mais tempo ela irá nutrir seu cão e menos você precisará encher a tigela dele.

Para obter mais informações sobre como alimentar seu Border Collie, consulte nossas indicações para comprar a comida certa, alimentar seu cachorro filhote e alimentar seu cão adulto.

Quais são as doenças mais comuns que  a raça border collie apresenta?

Border Collies geralmente são saudáveis, mas como todas as raças, são propensos a certos problemas de saúde. Nem todos os Border Collies contraem uma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver pensando em ter essa raça.

 

  • Displasia do quadril 

 

Esta é uma condição hereditária em que o fêmur não se encaixa perfeitamente na articulação do quadril. Alguns cães apresentam dor e claudicação em uma ou nas duas patas traseiras, porém outros não apresentam sinais externos de desconforto. (O exame radiográfico é a maneira mais certa de diagnosticar o problema.) De qualquer forma, a artrite pode se desenvolver de acordo com  a idade do cão. 

 

  • Atrofia progressiva da retina (PRA)

 

Este é um conjunto de doenças oculares que envolve a deterioração gradual da retina. No início da doença, os cães afetados tornam-se cegos à noite; eles perdem a visão durante o dia à medida que a doença progride. Muitos cães afetados se adaptam bem à visão limitada ou perdida, contanto que o ambiente ao seu redor permaneça o mesmo.

  • Epilepsia 

Esta é uma condição neurológica que muitas vezes, mas nem sempre, é hereditária. A epilepsia pode causar convulsões leves ou graves que podem se manifestar como um comportamento incomum (como correr freneticamente como se estivesse sendo perseguido, cambalear ou se esconder) ou mesmo cair com os membros rígidos e perder a consciência. As convulsões são assustadoras de se assistir, mas o prognóstico a longo prazo para cães com epilepsia idiopática geralmente é muito bom. 

Nota: É importante levar seu cão ao veterinário para um diagnóstico adequado, especialmente porque as convulsões podem ter outras causas e tratamento.

 

  • Anomalia do olho de Collie

 

Esta é uma doença hereditária que causa alterações e anormalidades nos olhos, que às vezes podem levar à cegueira. Essas alterações podem incluir hipoplasia coroidal (um desenvolvimento anormal dos coróides), coloboma (um defeito no disco óptico), estafiloma (um afinamento da esclera) e descolamento da retina. A anomalia do olho no Collie geralmente ocorre quando o cão atinge os dois anos de idade. 

Não há tratamento para a doença.

 

  • Alergias:

 

Existem três tipos principais de alergias em cães: 

  1. alergias alimentares: que são tratadas eliminando certos alimentos da dieta do cão;
  2. alergias de contato: que são causadas por uma reação a uma substância tópica, como roupas de cama, pós para pulgas, xampus para cães e outros produtos químicos;
  3. alergias inalantes: que são causadas por alérgenos transportados pelo ar, como pólen, poeira e bolor. 

O tratamento varia de acordo com a causa e pode incluir restrições alimentares, medicamentos e mudanças ambientais. 

Nota: É importante levar seu cão ao veterinário para um diagnóstico adequado

 

  • Osteocondrose dissecante (OCD):

 

Esta condição ortopédica, causada pelo crescimento inadequado da cartilagem nas articulações, geralmente ocorre nos cotovelos, mas também pode ser observada nos ombros. Isso causa um enrijecimento doloroso da articulação, a ponto de o cão não conseguir dobrar o cotovelo. Pode ser detectado em cães desde os quatro a nove meses de idade. A superalimentação com “fórmula de crescimento” ou alimentos ricos em proteínas em filhotes pode contribuir para o  desenvolvimento desta doença.

Quanto custa um cão da raça border collie com pedigree?

Se você estiver pensando em ter um cãozinho da raça Border Collie, opte por adotar em ongs ou em grupos de resgates de cachorros abandonados, pois certamente haverá um cãozinho dessa raça esperando por um lar.

Ao optar por comprar um filhote, evite feiras de adoções ou criadores de fundo de quintal, encontre um bom criador da raça. Clicando aqui você verá dicas especiais e coisas a se pensar antes de adotar ou comprar um cãozinho.

O preço de um filhote dessa raça pode variar dependendo da linhagem, canil de origem, e sexo. Um filhotinho da raça de cachorro Border Collie pode custar entre 500 reais a 5.000 reais.

Curiosidades sobre a raça de cachorro Border Collie

Os ancestrais do Border Collie existem desde que os humanos, no que hoje é a Grã-Bretanha, começaram a usar cães para ajudar a guardar e pastorear ovelhas. No país fronteiriço entre a Escócia e a Inglaterra, o cão pastor tornou-se um dos bens mais valiosos que um pastor poderia ter, e os melhores cães de trabalho eram criados uns com os outros.

O tipo variava, dependendo do terreno ou da obra exigida em cada região. Esses cães pastores tornaram-se associados às suas regiões particulares e eventualmente ficaram conhecidos como Welsh Sheepdogs, Northern Sheepdogs, Highland Collies e Scotch Collies. O nome do Border Collie reflete sua herança parcialmente escocesa: a palavra collie, que se refere a cães pastores, é derivada do dialeto escocês.

Em 1860, Scotch Sheep Dogs foram mostrados na segunda exposição de cães já realizada na Inglaterra. Em uma viagem a Balmoral pouco tempo depois, a Rainha Victoria viu um dos cães e se tornou uma entusiasta da raça.

One R.J. Lloyd Price recebe crédito por iniciar os testes com cães pastores. Em 1876, ele trouxe 100 ovelhas selvagens galesas ao Alexandra Palace em Londres para uma demonstração. Um relato no Livestock Journal descreveu o espanto dos espectadores com a astúcia dos cães, cuja única ajuda de seus treinadores era na forma de sinais de mão e assobios.

Hoje, o Border Collie é reconhecido como o principal cão pastor. A habilidade superior de pastoreio da raça leva muitos criadores a defender a criação de Border Collies apenas em padrões de trabalho. O Border Collie foi reconhecido pelo American Kennel Club em 1º de outubro de 1995.

Pontos Positivos

  • A raça de cachorro Border Collie é altamente sensível, geralmente responsivo ao comando mais sutil e aparentemente capaz de prever os desejos de seu dono com antecedência.
  • São super ativos e podem garantir muitas brincadeiras para a família e uma boa companhia para caminhadas
  • São considerados os cães mais inteligentes do mundo

Pontos Negativos

 

  • Um workaholic que gosta de estimulação mental e física, o Border Collie deve ter uma maneira positiva de direcionar sua energia. Caso contrário, ele inventará seus próprios jogos – e pode se tornar um problema para se conviver.
  • As brincadeiras barulhentas de crianças pequenas podem estimular o instinto de pastoreio do Border Collie e fazê-lo beliscar, cutucar e latir.
  • A raça de cachorro Border Collie normalmente não perambula, mas sua curiosidade e inteligência podem levá-lo a se tornar um artista em fuga.

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

 

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

 

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro

Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro