Tudo sobre a raça de cachorro Boxer, entenda melhor seu cão!


A raça de cachorro boxer é de grande porte, muito brincalhão e cheio de energia.

Mas apesar do seu tamanho e cara de poucos amigos, é um pet carinhoso e até mesmo bobalhão, sempre pronto para uma brincadeira com a maioria das pessoas.

Como é um cão agitado, vez ou outra acaba esquecendo da sua dimensão e do seu peso e isso sempre rende situações engraçadas pois se torna um ser desengonçado.

Se você tem interesse em adotar um cachorro da raça boxer, esteja preparado para uma eventual queda quando chegar em casa, já que durante a festa do reencontro ele pode ficar bastante feliz e animado e acabar te derrubando se você não estiver devidamente preparado para tanta energia.

Neste artigo você irá descobrir tudo o que precisa saber sobre a raça de cachorro boxer: Perguntas frequentes sobre a raça, Características físicas, Temperamento, Origem e cuidados básicos com a raça.

 

Temperamento da raça de cachorro Boxer:

O boxer é um cachorro extremamente protetor, adora uma brincadeira e tem energia pra dar e ainda sobra. 

Alguns dias ele irá se contentar apenas com um passeio e em outros, ele ainda vai ficar agitado mesmo depois de praticar exercícios. Nesse quesito ele é de veneta mesmo.
Seu porte físico pode causar uma impressão de um cão bravo mas é só fachada, na realidade é muito carinhoso e fiel. Mesmo assim, o processo de socialização precisa ser feito ainda quando filhote, pois como é muito protetor é possível estranhar pessoas de fora do convívio diário caso não seja treinado devidamente.


Ele pode ser teimoso e ter dificuldade no treinamento, por isso é importante começar desde cedo o processo de adestramento.
Ideal para famílias que estão a maior parte do tempo em casa, pois é um animal que demanda atenção e não gosta de ficar sozinho. Em geral, se dá bem com outros animais como gatos, mas pode ser um pouco mais resistente com outros cães em alguns casos.

Uma curiosidade é que devido ao seu focinho pequeno ele pode roncar. Já os boxers de cor branca podem nascer surdos. Isso não é uma regra, mas acontece com mais frequência nessa coloração.

 

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

raça de cachorro boxer tem um corpo digno de um atleta: grande e robusto.
Seu tamanho é de grande porte, seu pelo é curto e rente ao corpo.

Tem um peitoral aberto, o que lhe confere uma presença marcante por onde passa.
Mede em média de 58 até 63 cm de altura e pesa de 25 até 30 quilos, podendo variar de acordo com o sexo, onde os machos são mais pesados do que as fêmeas.

 

Conta com um focinho pequeno, cabeça grande, orelhas caídas para frente e rabo longo.
A prática de conchectomia e caudectomia, que são respectivamente o corte das orelhas e do rabo do animal, era um procedimento muito comum. Felizmente hoje em dia isso é considerado mutilação e é crime no Brasil.
 
O pelo do boxer é curto, duro, brilhante e bem assentado. Sobre a paleta de cores, os tons podem variar entre o tigrado, preto e marrom, sendo possível ainda encontrar filhotes brancos ou albinos e até mesmo com algumas manchas pelo corpo mas não é tão comum.

 

Quais são os comportamentos esperados de um boxer? É uma raça indicada para crianças?

Assim como qualquer filhote ele tende a ser mais bagunceiro na fase que os dentinhos estão nascendo.  Conforme ele vai crescendo e amadurecendo esse comportamento vai melhorando. Tenha paciência, essa fase passa!

O boxer é um cão de companhia podendo ser utilizado como cão de guarda também, já que é dócil, protetor e fiel na mesma medida. Mesmo sendo todo grandão ele tem personalidade tranquila e irá latir somente quando achar necessário, sendo um ótimo alarme.

 

Eles são bastante fiéis,  protetores e bastante enérgicos então se dão bem com as crianças.

 

Qual a idade média que um cão da raça boxer vive?

A expectativa de vida da raça de cachorro boxer varia de acordo com os cuidados que os tutores terão durante toda a vida do animal, uma boa alimentação e uma estimulação constante para atividade física será um diferencial. Mas em média podem chegar até os 12 anos.

 

Quais são os cuidados básicos ou diários que ele precisa?

O cão da raça boxer demanda de alguns cuidados básicos como passeio frequentes, estimulação com brincadeiras e atividades físicas. 

A atenção com sua alimentação é importante, pois precisa ser balanceada e de preferência com supervisão constante de um veterinário, já que a escolha da dieta precisa acompanhar as mudanças de peso e idade do animal.

E claro, muita dedicação e carinho em livre demanda pois o boxer é um cão de companhia e em geral não gosta de ficar sozinho.

Como possui bastante secreções, tais como remela e baba, uma rotina com a higiene precisa ser bem pensada, em especial nessas áreas. A raça de cachorro boxer no geral é conhecido por ser limpinho e não há uma real necessidade para banhos com muita frequência, podendo ficar a cargo de seu dono a decisão de quando tomar, se baseando na rotina e nos locais que o boxer frequenta. Sempre que sentir que é preciso, o banho será bem vindo!

 

Como seus pelos são curtos e não costumam cair muito, a escovação não precisa ser diária, mas recomenda-se tirar um dia da semana para tal tarefa. Luvas para escovação ou escovas com cerdas de borracha são ideais e auxiliam na manutenção do brilho e controle da queda.

Quais são as doenças mais comuns que esta raça apresenta?

 

Cães da raça boxer precisam de atenção em alguns pontos e situações do cotidiano que podem acarretar em problemas de saúde.

➡ Calor

É importante tomar cuidado com temperaturas extremas quando se trata dessa raça.
O boxer é um cão braquicefálico, ou seja, ele tem um focinho pequeno e seu canal nasal é estreito demais. Isso faz com que nem sempre sua respiração acompanhe o seu ritmo e ele acaba encontrando dificuldades para realizar a troca de calor de seu corpo, visto que a mesma se dá principalmente através da respiração. 


Podendo desenvolver problemas sérios como insolação e até mesmo asfixia.
Mantenha sempre um pouco de água fresca disponível para seu animal. Evite expô-lo ao sol ou frio nos horários de pico e de preferência a caminhadas no início da manhã ou à noite, quando normalmente está mais fresco.

 

➡ Displasia do quadril

Os cachorros da raça boxer têm as patas traseiras menores em seu comprimento se comparado com as dianteiras.

Isso os deixa propício para desenvolver displasia do quadril.
Atenção a qualquer mudança na movimentação do seu cão.

➡ Alimentação

A importância de estar sempre atento à alimentação de seu cão vai muito além de controlar o peso ideal dele. Os cães da raça boxer tendem a ingerir comidas e líquidos rápido demais e esse hábito pode levar a um quadro de torção gástrica

O ideal é fazer o controle alimentar oferecendo sempre pequenas porções ou em comedouros que propiciem uma velocidade menor na hora da alimentação. O uso de brinquedos interativos que liberam a ração ao serem manuseados também são excelentes opções! 

➡ Câncer

Infelizmente os cães da raça boxer costumam apresentar uma incidência maior para diversos tipos de câncer, principalmente os de pele e os linfomas.
Uma atenção com as verrugas, que de fato são bastante comuns na raça e podem não ser nada mais. Porém é sempre aconselhável acompanhar qualquer mudança no corpo do animal com o veterinário.

➡ Coração

Cachorros da raça boxer costumam apresentar também com alguma frequência a cardiomegalia (coração aumentado) que dependendo do grau, pode gerar problemas sérios de pressão e circulação. É importante fazer exames preventivos a partir dos 5 anos de idade.

 

Quanto custa um cão da raça boxer com pedigree?

Se você procura um cão da raça boxer e quer saber quanto custa um exemplar saiba que o preço pode variar bastante. Nós fizemos uma pesquisa e no Brasil o valor em média é de R$ 1600,00 a R$ 3500,00.

 

Curiosidades sobre a raça de cachorro Boxer:

Acredita-se que os cachorros da raça boxer sejam o resultado do cruzamento com os cães das raças Bulldogs, Bullenbeisser, Mastiff e Terrier e somente em 1830 a raça que hoje conhecemos como  boxer finalmente passou a existir. 

Em 1890 ganhou popularidade na Europa mas foi na América que caiu de vez no gosto dos criadores de cães e em 1903 foi oficialmente registrada no AKC.

Como dito anteriormente, durante a II guerra mundial os cães da raça boxer foram usados para diversas tarefas como mensageiro e recolher corpos dos soldados abatidos.

E foi justamente por conta de suas inúmeras habilidades como fidelidade, bom olfato e vigilância que foi escolhido.

Sua bravura lhe concedeu protagonismo em instituições como os bombeiros por exemplo, sendo um integrante importante durante resgates e auxiliando nas buscas durante grandes catástrofes. 

Já sobre seu nome a origem não é algo muito concreto. Uma das versões diz que é por conta de sua postura cheia de personalidade e ativa que lembra muito a de um lutador de boxe. 

Há também o fato de que eles são extremamente ágeis, lutam com as patas dianteira; uma característica também presente nos boxeadores.
Ainda, alguns exemplares da raça têm uma marca branca nas patas, que podem ser assimiladas com luvas de boxe.

Pontos Positivos da raça de cachorro boxer:

  • Extremamente leais;
  • São bem sociáveis com outros animais e crianças;
  • São cães tranquilos portanto, não latem muito;
  • Não exigem muitos cuidados especiais com a higiene.

 

Pontos Negativos de se ter um cão da raça boxer:

  • Podem ser um tanto desastrados por não terem muita noção do seu tamanho;
  • São muito sociais e se ficarem muito tempo sozinhos podem desenvolver problemas de ansiedade;
  • São bem agitados e demandam atenção para gastar energia.
  • Não possuem uma boa saúde em geral, principalmente quando já estão na fase adulta para idoso.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: