Tudo sobre a Raça de cachorro Chow Chow, entenda melhor o seu cãozinho!


A raça de cachorro Chow Chow de aparência distinta tem um espírito orgulhoso e independente que alguns descrevem como semelhante a um felino. Eles podem ser indiferentes, se você está procurando um amigo para abraçar, esta provavelmente não é a melhor raça para você. São totalmente desconfiados com estranhos, mas para a pessoa certa, eles podem ser um companheiro ferozmente leal.

Temperamento da raça Chow Chow

Como uma raça independente, esses filhotes precisam de paciência e consistência, e você pode precisar fazer algumas coisas específicas para eles. Cuidado com os pais de animais de estimação novatos. Embora esses cães possam se adaptar à vida no apartamento, eles precisam de muito exercício e não gostam de ficar sozinhos em casa por longas horas do dia. Se você puder fornecer um bom treinamento e muita atividade física, você terá um membro da família fiel, protetor e peludo.

Se você o acostumar a estar com estranhos durante sua infância, ele lidará com estranhos com serenidade durante sua vida. Esta é, no entanto, uma raça altamente territorial e protetora, que dará um aviso claro a qualquer um que se aproxime sem a recepção de sua pessoa.

 

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

Com seus olhos fundos e cabeça grande, acentuada por uma juba de cabelo, a raça de cachorro Chow Chow (abreviação de Chow) é um cão de aparência impressionante. Sua aparência pode fazer você pensar que ele é mau ou mal-humorado, mas um Chow bem educado e bem criado não é agressivo.

O Chow Chow mede de 43 a 51 centímetros no ombro e pesa de 18 a 32 quilos.

A característica física mais memorável da raça pode ser sua língua preto-azulada. Segundo a lenda chinesa, a língua adquiriu sua tonalidade azulada na época da criação, quando um Chow lambeu as gotas da cor enquanto o céu era pintado. Ele também se destaca por suas patas traseiras quase retas, o que lhe confere um andar rígido, agitado ou afetado. Ele não é rápido, então não é a melhor escolha para um corredor, mas tem excelente resistência e pode ser um bom companheiro de caminhada.

Chow Chow 2

A raça de cachorro Chow Chow pode ter dois tipos de pelagem: áspera e lisa. A pelagem áspera, que a maioria das pessoas está acostumada a ver, é espessa e abundante, destacando-se do corpo como uma parka. Por baixo dessa pelagem externa encontra-se um subpêlo macio, espesso e lanoso. O pelo é mais espesso ao redor da cabeça e pescoço, formando uma juba. A cauda, ​​que fica sobre o dorso, também é densamente peluda.

O Chow Chow com pelagem lisa tem uma camada externa dura, densa e lisa, sem penugem ou franjas evidentes (pêlos mais longos nas orelhas, pernas, cauda ou corpo).

Em ambos os tipos, a pelagem vem em cinco cores: vermelho (que pode variar do dourado claro ao mogno profundo), preto, azul, canela (castanho claro ao canela profundo) e creme. Essas cores podem ser sólidas ou sólidas com matizes mais claros na gola, cauda e franjas.

O chow chow é uma raça indicada para crianças?

Ele não gosta muito de ser abraçado ou mimado, mas será um companheiro silencioso e atencioso com sua pessoa favorita, e sua lealdade se estende a outros membros da família. Se ele foi criado com crianças na família, ele os aceitará de boa vontade, mas não é o tipo de cão que tolera abusos, então é melhor para lares com crianças mais velhas que sabem como tratar cães.

Quais são os comportamentos esperados da raça chow chow?

Alguns comparam a disposição do Chow Chow à de um gato: indiferente, reservado, independente, digno, inteligente e teimoso.Chow Chow

Apesar de sua carranca, um bom Chow nunca deve ser agressivo ou tímido. Chows geralmente ficam na sua e não iniciam problemas. Eles vão brincar com sua família, não tem interesse em estranhos, a menos que estejam se aproximando da casa do Chow sem o convite de seu dono, nesse caso, ele desafiará o invasor. Ele irá, no entanto, deixar estranhos tocá-lo se for apresentado por um de seus tutores.

Um Chow Chow deve ser socializado desde cedo, apresentado a novas pessoas, cães e situações, se quiser estar seguro e relaxado como um adulto.

Quando se trata de treinamento, uma correção verbal geralmente é tudo o que é necessário para corrigir Chow Chow corretamente. Nenhum cão deve ser golpeado, mas é especialmente contraproducente com esta raça. O Chow ferozmente orgulhoso e independente nunca responderá ao abuso físico. Conquiste o respeito dele com consistência firme e você não terá nenhum problema em treiná-lo.

Se você admira a aparência única e o espírito independente do Chow Chow, você terá um companheiro ferozmente leal que será um verdadeiro tesouro em sua casa.

Qual a idade média que um cão da raça chow chow vive?

A raça de cachorro chow chow possui uma expectativa de vida grande, os cães desta raça chegam geralmente aos 15 anos.

 

Quais são os cuidados básicos ou diários que ele precisa?

Chow Chow banho

– Banho

Você provavelmente vai querer dar banho no seu Chow pelo menos uma vez por mês, com mais frequência se ele brincar ao ar livre e se sujar.

– Higiene dental

Cuidados pessoais incluem higiene dental. Escove os dentes do Chow pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias. Diariamente é melhor.

– Unhas

Cuidados com as unhas, corte suas unhas conforme necessário, talvez uma ou duas vezes por mês. Se você pode ouvi-las clicando no chão, sinal de que elas estão muito compridas. As unhas curtas mantêm os pés em boas condições e evita que seu cão arranhe você, alguns arranhões podem ser bem dolorosos.

– Escovação dos pêlos

Espere escovar o Chow Chow três vezes por semana para manter a pelagem em boas condições e evitar que pêlos caiam pela casa. Os Chow Chows perdem muito pêlo, e a pelagem requer atenção extra nesse momento. Eles não têm cheiro de cachorro se o pêlo for escovado com frequência.

Para escovar, você precisará de um pente de aço inoxidável com dentes médio-grossos; uma escova lisa de tamanho médio para as pernas; uma escova de pino médio para o pêlo mais longo do corpo; e um borrifador de condicionador diluído para borrifar a pelagem enquanto você escova. Nunca escove a pelagem seca ou o pêlo irá se quebrar. Pincele todo o caminho até a pele ou você perderá nós e emaranhados.

– Temperatura

Os chows podem se adaptar a uma variedade de casas, de palácios a apartamentos. Mas eles devem sempre morar dentro de casa com seus tutores, não presos em um quintal ou canil. Eles não toleram bem o calor, então mantenha-os dentro de casa quando o tempo estiver sufocante.

– Exercícios

Como qualquer cão, um Chow Chow adulto precisa de exercícios diários para se manter saudável e feliz, mas não muito, ele ficará satisfeito com algumas caminhadas diárias de 15 minutos ou um pouco mais longa.

– Segurança

A raça de cachorro Chow Chow é bem caseiro e não tem tendência de fugir por aí, mas ainda assim você vai querer uma cerca segura se tiver um quintal. Isso o protegerá dos carros na rua caso ele queira dar uma voltinha e evitará que estranhos se aproximem dele quando você não estiver por perto para supervisionar.

– Treinamento

Esses cães são facilmente treinados em casa, o adestramento de reforço positivo é fortemente recomendado. Ao invés de punir seu cão por fazer algo errado, você o recompensa por fazer as coisas certas, usando elogios, carinho e petiscos.

Se você quer saber Como Ensinar Comandos e Tornar o Seu Cão Mais Obediente, Sociável, Tranquilo e Controlado em Casa e nos Passeios em 15 dias, veja esse vídeo aqui!

E se você está tendo problemas com seu filho de quatro patas fazendo as necessidades em locais inapropriados, recomendo o Guia do Cachorro Higiênico. Com ele você terá a solução completa para que você mesmo ensine seu cão a fazer as necessidades no local adequado.

Os chows são mais do que capazes de aprender qualquer coisa que você possa ensinar, e uma correção verbal geralmente é tudo o que é necessário para corrigi-los. Nenhum cão deve ser atingido, mas é especialmente contraproducente com esta raça. O Chow ferozmente orgulhoso e independente nunca responderá ao abuso físico. Ganhe o respeito dele quando filhote com consistência firme e você não terá nenhum problema em treiná-lo. Mas se você deixar o filhote fofo fazer o que quer o tempo todo e tentar treiná-lo, com certeza enfrentará problemas.

– Alimentação

Quantidade diária recomendada: 2 a 2 3/4 xícaras de uma ração de alta qualidade para cães por dia, divididas em duas a três refeições.

Nota: Quanto seu cão adulto come depende de seu tamanho, idade, constituição física, metabolismo e nível de atividade. Os cães são indivíduos, assim como as pessoas, e nem todos precisam da mesma quantidade de comida. É quase desnecessário dizer que um cão altamente ativo precisará de mais do que um cão viciado em televisão. A qualidade da ração de cachorro que você compra também faz toda a diferença, quanto melhor a qualidade da ração mais tempo ela irá nutrir seu cão e menos você precisará encher a tigela dele.

Mantenha seu Chow Chow em boa forma, medindo sua comida e alimentando-o duas a três vezes por dia, em vez de deixar comida disponível o tempo todo. Se você não tiver certeza se ele está acima do peso, faça o teste de visão e o teste prático. Primeiro, olhe para ele. Você deve ser capaz de ver uma cintura. Em seguida, coloque as mãos nas costas dele, os polegares ao longo da coluna e os dedos abertos para baixo. Você deve ser capaz de sentir, mas não ver suas costelas, sem ter que pressionar com força. Se você não puder, ele precisa de menos comida e mais exercícios.

Quais são as doenças mais comuns que o chow chow apresenta?

Os chow chows são geralmente saudáveis, mas como todas as raças, eles podem apresentar certos problemas de saúde. Nem todos os Chows terão alguma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando adotar esta raça.

Os seguintes problemas não são comuns na raça, mas podem ocorrer:

  • A displasia canina do quadril (DCC) 

É uma condição hereditária em que o fêmur não se encaixa perfeitamente na articulação do quadril. Alguns cães apresentam dor e claudicação em uma ou nas duas patas traseiras, você pode não notar qualquer sinal de desconforto em um cão com displasia de quadril. Conforme o cão envelhece, a artrite pode se desenvolver. A displasia do quadril é hereditária, mas pode ser agravada por fatores ambientais, como crescimento rápido devido a uma dieta rica em calorias ou lesões causadas por pular ou cair em pisos lisos.

Chow Chow entropio

  • Entrópio 

Faz a pálpebra rolar para dentro, irritando ou ferindo o globo ocular. Um ou ambos os olhos podem ser afetados. Se o seu Chow Chow tem entrópio, você pode notá-lo esfregando os olhos. A condição pode ser corrigida cirurgicamente.

 

Quanto custa um cão da raça chow chow com pedigree?

Chow Chow

Se você estiver pensando em ter um cãozinho da raça Chow Chow, opte por adotar em ongs ou em grupos resgates de cachorros abandonados, com sorte haverá um cãozinho dessa raça esperando por um lar.

Ao optar por comprar um filhote, evite feiras de adoções ou criadores de fundo de quintal, encontre um bom criador da raça. Clicando aqui você verá dicas especiais e coisas a se pensar antes de adotar ou comprar um cãozinho.

O preço de um filhote dessa raça pode variar dependendo da linhagem, canil de origem, e sexo. Um filhotinho da raça de cachorro Chow Chow pode custar entre 2.000 reais a 5.000 reais.

Curiosidades sobre a raça Chow Chow

Os especialistas há muito especulam que o Chow Chow é uma das raças de cães mais antigas, e testes genéticos provaram que isso é verdade. Acredita-se que a raça ancestral tenha se originado na Mongólia e no norte da China, movendo-se lentamente para o sul com as tribos nômades da Mongólia.

As primeiras representações de cães semelhantes ao Chow Chow aparecem em cerâmicas e pinturas da Dinastia Han (206 aC a 22 dC). Diz-se que um imperador chinês manteve 2.500 pares de Chows como cães de caça. Além da caça, os cães eram usados ​​para guardar os pertences de seus donos. Por outro lado, sua pele era usada para aparar casacos e sua carne era considerada uma iguaria.

A raça de cachorro Chow Chow estava na moda entre os ricos e famosos durante a década de 1920. Eles até chegaram à Casa Branca, onde o 30° presidente Calvin Coolidge e sua esposa mantinham Timmy, um chow vermelho, e Blackberry, um chow preto. O analista Sigmund Freud também era fã do Chow, e sua filha Anna cuidava e criava os cães. Fãs mais recentes incluem Martha Stewart, Chows às vezes aparecem com ela em seu programa de TV.

Hoje, o Chow Chows ocupa o 64º lugar em popularidade entre as 155 raças e variedades reconhecidas pelo AKC.

Chow Chow

Pontos Positivos

  • São leais
  • Se adaptam a casas pequenas, desde que façam exercícios diários
  • É uma raça saudável

Pontos Negativos

  • Por causa de seus olhos profundos, o Chow Chow tem visão periférica limitada; é melhor abordá-lo pela frente.
  • Podem ser intolerantes à abraços
  • Podem apresentar resistência a estranhos se não socializados desde filhotes

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro

Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: