Tudo sobre a Raça de cachorro Fila, entenda melhor o seu cãozinho!


A raça de cachorro Fila Brasileiro foi desenvolvida no Brasil há séculos como um grande cão de caça e trabalho. Esses cachorros grandes podem ser intimidantes, mas há uma razão pela qual o ditado “fiel como um Fila” existe no Brasil.

 

Esta raça também é conhecida como Mastiff Brasileiro, Bloodhound Brasileiro, Cão do Brasil, Cão de Fila e Fila. Embora sejam cães de raça pura, você ainda pode encontrá-los em abrigos e resgates. Lembre-se de adotar! Não compre se esta é a raça para você.

 

Este cão enorme provavelmente não é a melhor escolha para pais de animais novatos ou pessoas que moram em apartamentos, já que o Fila Brasileiro precisa de um treinamento firme e experiente e de muito espaço para correr. A raça está proibida em vários países onde esses cães são considerados agressivos. Mas para um dono de cachorro grande e experiente que está pronto para dedicar muito tempo ao treinamento e à socialização, o Fila Brasileiro pode ser um maravilhoso companheiro e cão de guarda.

 

O @dicasboaspracachorro vem falar sobre uma raça bem conhecida e que marcou a infância de muitos aqui no Brasil nas décadas de 80 e 90, e trazemos dicas sobre características, temperamento, manejo e cuidados. Essa raça de cachorro ganhou popularidade ao aparecer ao lado da apresentadora Xuxa, o XUXO, como era conhecido.

Fila XUXOxuxo e xuxa

Temperamento da raça de cachorro Fila

O Fila Brasileiro é um dos maiores e mais obstinados cães de raça pura que existe, e apenas alguns poucos estão realmente à altura do desafio de criar e socializar esta raça de trabalho. O Mastim Brasileiro foi criado para ser leal apenas a seus donos, o que significa que uma socialização consistente e precoce é a chave para criar um Fila Brasileiro que não se torne agressivo com visitantes ou estranhos.

 

Ainda assim, quando o Fila Brasileiro tem um líder de matilha humano forte e consistente, esta grande raça de cães não passa de devotada. Quando não estão correndo ou trabalhando, o Fila Brasileiro costuma ficar silencioso e dócil, descansando perto de sua gente. Porém, se algo chama a atenção deles ou os irrita, o Fila é rápido para a ação e pode ir de vagar para o ataque em segundos. Novamente, é por isso que é tão importante que esta raça tenha um treinador experiente e consistente.

 

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

raça de cachorro fila 4A raça de cachorro Fila é de grande porte, um Fila Brasileiro macho mede 64 a 76 cm do ombro e geralmente pesa entre 50 e 82 kgs, enquanto as fêmeas são ligeiramente menores, medindo entre 59 e 69cm de altura do ombro e pesando algo entre 40 e 50 kgs.

 

De acordo com os padrões da FCI, a pelagem do Fila Brasileiro pode ser tigrada, fulvo ou preta. Às vezes, um Fila pode ter uma máscara preta. Marcas brancas não estão à altura do padrão de raça, mas não tornarão seu Fila menos tenaz ou leal.

 

Seus pêlos são lisos e curtos, e eles despencam regularmente. Isso significa que eles não fazem boas escolhas para quem sofre de alergias. Uma boa escovagem por semana, mais banhos regulares, devem manter a pelagem do seu Fila Brasileiro em bom estado.

 

A raça de cachorro fila é indicada para crianças?

Fila e crianças

Mesmo que o Fila Brasileiro possa ser intenso, com treinamento consistente, a raça massiva pode ser um companheiro maravilhoso para os filhos em família. Seu Fila pode não se dar bem com outras crianças, como companheiros de brincadeira, por isso é importante estabelecer limites e ensinar seus filhos a interagir corretamente com o seu Fila Brasileiro para evitar lesões indesejadas.

 

Quais são os comportamentos esperados da raça de cachorro fila?

Por ser um cachorro tão grande, o Fila Brasileiro tem uma energia surpreendente. O enorme cão precisa de grandes espaços, como quintais cercados, para correr livremente e queimar o excesso de energia. O Fila Brasileiro não se sai bem em espaços pequenos como apartamentos ou condomínios, mesmo para o mais ativo e experiente dos moradores urbanos.

raça de cachorro fila 5

Quando se trata de outros animais, os Filas podem se dar bem com outros cães de seu tamanho, mas tendem a ver qualquer coisa menor como presa. Mesmo com um treinamento consistente, os Filas são programados para perseguir pequenos animais como gatos e filhotes menores, e provavelmente serão mais adequados como o único animal da casa.

 

Qual a idade média que um fila vive?

Apesar de ser uma raça saudável e sem grandes problemas de saúde, devido ao porte possuem uma expectativa de vida um pouco curta quando comparada a outras raças. Os cães da raça Fila vivem uma média de 9 a 12 anos.

 

Quais são os cuidados básicos ou diários que ele precisa?

Rotina

Como com todos os cães, você deve acompanhar os exames veterinários regulares do seu Fila Brasileiro para detectar precocemente qualquer problema de saúde. Seu veterinário pode ajudá-lo a desenvolver uma rotina de cuidados que manterá seu cão saudável.

Exercícios

Se não forem exercitados adequadamente, os Filas tendem a ganhar peso e apresentam altos níveis de energia. Certifique-se de que seu cão faça pelo menos duas a três boas caminhadas de meia hora a uma hora por dia com algumas sessões de brincadeiras boas e ativas e caminhadas mais curtas. Esta é uma raça que você simplesmente não pode ter sem ter um quintal, e você também deve trabalhar em algumas sessões ativas de jogos ao ar livre com seu Fila, quando o tempo permitir.

Ouvidos

Verifique diariamente se há detritos e pragas em seus ouvidos e limpe-os conforme recomendado por seu veterinário. Corte as unhas do seu cão antes que fiquem muito compridas – geralmente uma ou duas vezes por mês. Eles não devem estar clicando contra o chão. Seu aparador pode ajudar com isso.

Clique aqui e veja como limpar os ouvidos do seu cão.

Dentes

Você deve escovar os dentes diariamente, pois muitos cães são propensos a problemas dentários. Seu veterinário pode instruí-lo sobre como escovar os dentes de seu cão corretamente.

Alimentação

Uma dieta ideal do Fila Brasileiro deve ser formulada para uma raça grande e com altos níveis de energia. O Mastim Brasileiro tem grande tendência para ganhar peso. Mantenha o seu Fila Brasileiro em boa forma, medindo sua comida e dando-lhe duas vezes ao dia ao invés de deixar comida o tempo todo.

A qualidade da ração que você compra também faz toda a diferença. Quanto melhor a qualidade da ração do seu cachorro, mais tempo ela servirá para nutrir seu cachorro e menos você precisará encher a tigela dele.

 

Como acontece com todos os cães, as necessidades dietéticas do Fila Brasileiro mudarão desde a fase de filhote até a idade adulta e continuarão a mudar até a terceira idade. Você deve pedir ao seu veterinário recomendações sobre a dieta do seu Fila Brasileiro, já que há muitas variações entre os cães individuais – incluindo peso, energia e saúde – para fazer uma recomendação específica.

 

Quais são as doenças mais comuns que a raça de cachorro fila apresenta?

Os Fila Brasileiro são geralmente saudáveis, mas como todas as raças, podem estar sujeitos a certas condições de saúde. Nem todos os Filas terão alguma ou todas essas doenças, mas é importante estar atento a elas se você está considerando esta raça grande.

 

Alguns dos problemas de saúde mais comuns que o Fila Brasileiro sofre incluem:

➡ Obesidade

➡ Displasia de quadril e cotovelo

Problema comum em raças de grande porte é em maior parte dos casos hereditária. é uma má formação óssea dessas regiões que pode causar dores e dificuldades para se movimentar.

Esse problema tem tratamento médico e cirúrgico de acordo com a gravidade do caso.

➡ Otite

A otite é uma infecção que pode afetar a audição do cão. Ela pode surgir devido a falta de higiene das orelhas ou pela idade.

Quanto custa um cão desta raça com pedigree?

Raça de cachorro fila filhote

Se você estiver pensando em ter um cão da raça Fila, opte por adotar em ongs ou em grupos resgates de cachorros abandonados, certamente haverá um cãozinho dessa raça esperando por um lar.

 

Ao optar por comprar um filhote, evite feiras de adoções ou criadores de fundo de quintal, encontre um bom criador da raça. Clicando aqui você verá dicas especiais e coisas a se pensar antes de adotar ou comprar um cãozinho.

 

O preço de um filhote dessa raça pode variar dependendo da linhagem, canil de origem, e sexo. Um filhotinho da raça de cachorro Fila pode custar entre 500 reais a 5.000 reais.

 

Curiosidades sobre a raça de cachorro Fila

As origens exatas do Fila Brasileiro, inclusive quando a raça surgiu, não estão bem documentadas. Com base na aparência do Mastiff Brasileiro, acredita-se que a raça massiva foi criada pelo cruzamento de Mastins ingleses, Buldogues e Bloodhounds durante o século XVII.

 

Esses cães grandes foram usados ​​por proprietários de plantações de colonos para afastar grandes predadores como onças. Eles também eram usados ​​para caçar e rastrear rebanhos como gado, infelizmente junto com escravos fugitivos das plantações, e os agarravam pelo pescoço, segurando-os até que os humanos dos cães chegassem.

 

Apesar de seu tamanho enorme, esses cães de guarda são ágeis. O Fila Brasileiro poderia perseguir a até 35 MPH para sua plantação possuindo humanos, e então mudar para um modo quieto e dócil ao relaxar com a família.

raça de cachorro fila 6

Pontos Positivos

  • São extremamente leais aos donos
  • São bem ativos e enérgicos

 

Pontos Negativos

  • Sofre com constantes quedas de pelo
  • Podem não ser muito sociável com estranhos
  • Não é uma raça muito indicada para crianças

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

 

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro

Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: