Tudo sobre a Raça de cachorro Golden Retriever, entenda melhor o seu cãozinho!


Se você está procurando por um cão de companhia, que seja companheiro para todas as horas, que goste de brincar e se dê bem com crianças, a raça de cachorro Golden Retriever é uma excelente opção e vamos te mostrar o porquê!

Temperamento da raça Golden Retriever

Considerado como o companheiro perfeito, a raça Golden Retriever é conhecida por ser extremamente amorosa e brincalhona. O Golden Retriever é uma raça de cachorro muito cobiçada, tanto pela sua beleza quanto pela sua extrema obediência e devoção ao seu dono.

 

Fazendo contraste com seu grande porte, o Golden Retriever conquista a todos com sua personalidade amigável e cativante, mas suas brincadeiras podem também se tornar boas bagunças e dar bastante trabalho!

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

Os cães da raça Golden Retriever possuem porte grande. Sua altura pode chegar a 62 cm; com peso variando de 27 a 36 kg. 

Seu pelo é liso e dourado, possuindo uma dupla camada de pelos, com presença de subpelos. Portanto, o Golden retriever apresenta uma camada de pelo exterior que fica à vista e outra mais densa e próxima ao corpo.

A raça de cachorro golden retriever é indicada para crianças?

Não se iluda pelo tamanho, afinal, a última coisa que esse bebezão peludo pode ser é intimidador. Sua expressão sempre meiga e alegre é contagiante e o Golden Retriever consegue transformar completamente seu lar em uma festa todos os dias! Por isso ele é muito querido por todos e principalmente por crianças – a brincadeira nunca vai ter hora pra acabar.

Quais são os comportamentos esperados da raça golden retriever?

Em geral, os cães da raça Golden Retriever apresentam comportamento social. Se dão bem com outros cães e com pessoas, especialmente as crianças. Normalmente são calmos, mas podem ficar mais agitados de acordo com que seus donos o incentivem a brincar.

Qual a idade média que um cão da raça golden retriever vive?

Vivem em média até os 12 anos, mas está sendo cada vez mais comum encontrarmos cães da raça Golden Retriever com 14 anos ou mais!

Quais são os cuidados básicos ou diários que ele precisa?

O Golden Retriever adora sair para passear e brincar em espaços amplos. Mesmo que a sua casa ou quintal seja espaçoso, é importante levá-lo a um parque ou área da sua vizinhança em que ele possa correr livre, de vez em quando.

Por serem extremamente ativos, os cães da raça Golden Retriever tendem a se sujar bastante ao rolarem na grama e no chão. Pelo fato de possuírem pelagem dupla, os cães Golden Retrievers precisam de banhos mensais ou quinzenais e escovações frequentes, preferencialmente todos os dias. 

Após o banho, é extremamente importante que sejam muito bem secos, pois pelo fato de apresentarem uma camada de subpelos densa, o acúmulo de umidade pode gerar problemas de pele, principalmente o eczema úmido.

 

Sua pelagem é trocada constantemente ao longo do ano. Porém, duas vezes ao ano possuem uma queda mais acentuada de pelos onde renovam quase completamente a sua pelagem. A escovação pode ajudar a desembaraçar os subpelos, manter os pelos lisos e é aconselhado que seja feita sempre no sentido da pelagem e sempre associando essa escovação a coisas positivas para não causar traumas no cachorro..

Quais são as doenças mais comuns que o golden retriever apresenta?

A saúde do Golden Retriever é muito boa em geral, mas conforme seu cãozinho for ficando mais velho, leve sempre ao veterinário para checar eventuais problemas no quadril e cotovelos. 

Além disso, eles têm uma certa tendência a desenvolver problemas de visão na velhice.

Existem três doenças que são mais comuns nos cachorros da raça Golden Retriever, são elas:

 

  • Displasia coxofemoral

 

Ocorre por conta de uma má formação nas articulações, na maioria das vezes genética. Pode estar relacionada também à obesidade, esforço físico em excesso e dificuldades em se manter em pé em pisos lisos.

O diagnóstico é feito por exames de imagem e o tratamento depende de cada caso, mas na grande maioria dos casos graves, será necessário um procedimento cirúrgico.

 

  • Hipotireodismo

 

Apesar de ser uma doença muito comum em cães, não possui cura, porém tem tratamento e quando acompanhada por um veterinário não se mostram problemáticas para o bem-estar do animal.

É ocasionada pela diminuição de hormônios da tireóide influenciando diretamente no metabolismo dos cachorros. Os sinais que indicam o hipotireodismo são obesidade, aumento de apetite e cansaço constante (indisposição).

 

  • Atrofia Progressiva da Retina (PRA)

 

É uma doença hereditária, porém pode não se manifestar em alguns animais. Também chamada de Degeneração Progressiva da Retina, como o nome diz, é uma doença oftalmológica que leva a cegueira gradativa no cão.

Quanto custa um cão da raça golden retriever com pedigree?

O preço de um cachorro da raça Golden Retriever pode variar principalmente se o cão apresenta pedigree (ou os pais apresentam) ou mesmo se não há pedigree. 

Cães que já foram selecionados para que não tenham doenças geneticamente transmitidas, também costumam ser mais caros. No caso do Golden Retriever, as principais doenças geneticamente transmitidas são as displasias coxo-femurais, displasia de cotovelo e atrofia progressiva de retina.
Preço médio: R$1.500 a R$3.500.

Curiosidades sobre a raça Golden Retriever

Por volta do século XIX um barão escocês chamado Dudley Coutts Marjoribanks criou o primeiro cãozinho da raça Golden Retriever cruzando o Retriever e o Tweed Walter Spaniel (hoje extinto). A ideia por trás de sua criação se originou na necessidade de um cão de porte médio que fosse capaz não apenas de caçar, mas também de nadar, para atravessar rios e córregos (e até mesmo pescar!). Isso explica porque até hoje o Golden Retriever gosta muito de brincar na água.

 

Sua extrema inteligência e obediência levou o Golden Retriever, nos dias atuais, a ser a principal raça usada como guia para cegos e pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Também auxiliam pessoas com doenças graves como um Animal de Assistência Emocional (ESAN). Afinal, um companheiro tão amoroso e dedicado acaba amolecendo o coração de qualquer um!

 

Pontos Positivos

  • Extremamente obedientes e leais.
  • Amorosos, se apegam a adultos e crianças. Esse é o verdadeiro “Amigo do Homem”!
  • Não costumam latir muito. Caso o seu Golden Retriever desenvolva esse hábito pode ser que há algo errado, então fique atento.
  • Podem ser facilmente ensinados e ficam felizes em obedecer seu dono.
  • Se dão bem com outras raças e também outros pets, como gatos.
  • Melhor raça guia e auxiliadora em muitos casos de doenças e condições físicas limitadas.

Pontos Negativos 

  • Por confiarem facilmente em estranhos, não são recomendados como cães de guarda.
  • Eles não possuem noção do seu próprio tamanho! São muito desastrados e atrapalhados, então é importante serem adestrados ainda filhotes.
  • Por adorarem água, eles vão pular em uma poça sem pensar duas vezes! Por isso acabam se sujando bastante (e por consequência, trazendo sujeira pra dentro de casa).
  • Eles são muito sociais e emocionalmente dependentes. É necessário criar uma independência desde filhotes para que não haja problema de hiper-apego e posterior problema com síndrome de ansiedade de separação.

 

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

 

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

 

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: