Tudo sobre a Raça de cachorro Husky Siberiano, entenda melhor o seu cãozinho!


Super parecida com os lobos selvagens, a raça de cachorro Husky siberiano apesar da aparência extremamente dócil, adora estar com companhia por perto e são verdadeiros amantes do frio, por isso eles não são tão populares por aqui.

Mas se você quer ter um cãozinho dessa raça, nós do @dicasboaspracachorro te contamos tudo sobre ela nesse post.

Temperamento da raça de cachorro Husky siberiano:

Os cães dessa raça são extremamente independentes, mas ao mesmo tempo são afetuosos, sociáveis e super companheiros. São cães atléticos e nascidos para caça, apesar disso não podem ser considerados cães de guarda pois não vão desconfiar de desconhecidos.

Embora tenham cara de cão bravo, os huskys são brincalhões, mas isso não quer dizer que vão ser cães “submissos”. Se não tiverem um tutor que imponha limites e assuma o lugar de chefe da matilha, eles vão se tornar cães bem teimosos no futuro em vários aspectos, inclusive nas questões de latidos e uivos.

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

A raça de cachorro Husky Siberiano é de grande porte, os machos atingem até 60 cm enquanto as fêmeas chegam até os 56 cm, e o peso também pode variar entre os sexos. Enquanto os machos pesam entre 20 e 28 kg, as fêmeas pesam de 15 a 23 kg. 

A pelagem é reta e mediana e um pouco acamado, mas não dura. Com uma subcamada densa e macia, garantindo a proteção que precisa para as temperaturas negativas que eles enfrentam na neve.

 A cor da pelagem pode variar do branco ou preto, passando por tons de cinza e caramelo, podendo ser misturadas ou até totalmente brancos, por exemplo. Em conjunto a essa pelagem os cães da raça exibem um corpo muscularmente robusto, com orelhas retas, cauda longa e olhos que podem ser azuis, castanhos ou um de cada cor (heterocromia).

A raça de cachorro Husky siberiano é indicada para crianças?

Apesar da independência característica da raça, os cães da raça Husky adoram companhia e por instintivamente viverem em rebanhos a socialização deles com outras pessoas é super fácil e consequentemente a convivência com crianças é bem positiva, até mesmo pelo jeito brincalhão e ativo que a raça possui.

Quais são os comportamentos esperados da raça de cachorro Husky siberiano?

A raça Husky siberiano é extremamente ativa, afinal são cães feitos para atividades físicas. Eles podem ser bem apegados aos tutores, mas isso não significa que são cães que irão ficar no seu colo, muito pelo contrário, eles precisam das atividades físicas.

Um bom comportamento deste cão depende do atendimento de suas necessidades que incluem companhia constante, atividades físicas e espaço.

São exímios cães de caça, então, pássaros e gatos precisam ser inseridos na socialização deles desde cedo para que não tenham problemas e virem caça.

Qual a idade média que um cão da raça de cachorro Husky siberiano vive?

Apesar de serem cães de grande porte, os cães da raça Husky siberiana possuem uma expectativa de vida consideravelmente alta, atingindo em média os 15 anos. E claro, dependendo do estilo de vida e cuidados que o cão recebe ao longo da vida podem viver ainda mais.

Quais são os cuidados básicos ou diários que ele precisa?

Como já mencionamos, a raça de cachorro Husky siberiano precisa de espaço e atividades físicas diárias, porém além disso exige uma atenção especial com os cuidados com a pelagem.

É preciso uma escovação diária no período de troca de pelos, em outros momentos essa escovação poderá ser  uma ou duas vezes a cada semana.

A independência dos cães da raça nas questões da limpeza é algo forte, dificilmente ficam com fortes odores, pois se limpam sozinhos a maioria das vezes e dispensam uma rotina de banhos regrada como outras raças. No entanto, um banho vai ser necessário, principalmente se brincam na terra e na lama.

Dentes e unhas merecem atenção como em todas as raças, os dentes precisam ser escovados com uma certa rotina e as unhas cortadas para evitar que se machuquem, mas neste caso, devido a característica ativa destes cães as unhas devem ser gastas normalmente com a rotina deles.

Os Huskys são cães de inverno e podem suportar temperaturas de até 30 graus negativos, então os cuidados devem ser especialmente no verão. Porém, com a evolução da raça, os cães que já possuem uma linhagem mais antiga em regiões tropicais já possuem uma troca de pelo nos períodos mais quentes do ano justamente para ajudar na regulagem da temperatura corporal deles.

A alimentação precisa ser balanceada para atender as necessidades deles, já que gastam muita energia. O ideal é um acompanhamento veterinário para que essas necessidades sejam atendidas e o cão se desenvolva de forma saudável.

Quais são as doenças mais comuns que a raça de cachorro Husky siberiano apresenta?

A raça de cachorro Husky siberiano é bem saudável, por isso uma rotina de exames com veterinário o manterá sempre muito forte. No entanto, existem algumas doenças que são bem comuns na raça. 

Os olhos desses cães, que são características marcantes da raça, estão propensos a algumas doenças como catarata, glaucoma, opacidade da córnea e atrofia progressiva da retina.

A raça também possui alguns problemas de pele o que demanda uma atenção especial pois pode passar despercebida devido à pelagem que esconde vermelhidões e pequenas feridas na pele. A displasia coxofemoral, uma deficiência  óssea hereditária  na região do quadril que pode causar dificuldades de locomoção nos cães também é comum na raça e merece atenção principalmente se na sua casa o cão precisa subir e descer escadas ou se equilibrar em pisos escorregadios.

Quanto custa um cão da raça Husky siberiano com pedigree?

Os filhotes podem ser encontrados em preços entre R$1200 e R$3000, dependendo da linhagem, o sexo e até o canil de origem.

Curiosidades sobre a raça de cachorro Husky siberiano

A raça tinha como principal função puxar os trenós na neve na região da Sibéria, o que deu origem ao nome da raça. A excelência nessa atividade despertou o interesse do uso da raça para corridas esportivas de cães.

Os cães da raça foram usados durante a Segunda Guerra como cães de busca e salvamento e só próximo da década de 60 que ele começou a ser inserido nos lares como um cão de companhia.

A proximidade dos lobos não se limita a aparência, os cães da raça também possuem uivos fortes que podem ser ouvidos a até 16 quilômetros de distância.

Pontos Positivos

  • São cães extremamente limpos 
  • É uma raça muito social e brincalhona
  • São cães “silenciosos”, dificilmente irão latir por nada
  • São cães de companhia e podem te acompanhar inclusive em exercícios

Pontos Negativos

  • Precisam de espaço para que se desenvolvam bem
  • Não são muito tolerantes ao calor
  • Passam por trocas de pelo durante o ano, em grandes quantidades.
  • Podem ser teimosos, então precisam de paciência para educá-los.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: