Tudo sobre a Raça de cachorro lhasa apso, entenda melhor o seu cãozinho!


Um animal milenar no Tibet, considerado sagrado e companheiro de Dalai Lama. A raça de cachorro lhasa apso pode te surpreender.

Um cachorro pequeno com espírito de cachorro grande. Neste artigo o Blog Dicas Boas pra Cachorro vai apresentar as principais características físicas, comportamentais e os cuidados que a raça apresenta e precisa.

Temperamento da raça de cachorro lhasa apso:

A raça  de cachorro lhasa apso está sempre alerta e está sempre disposta a demonstrar sua lealdade aos donos. São calmos e afetuosos, mas podem ser um pouco desconfiados com estranhos no primeiro momento.

São bem adaptáveis e portanto podem se dar bem em diferentes tipos de casa e espaços, além de se darem bem também com outros cães e pets.

São bem inteligentes e se treinados desde pequenos podem atender a inúmeros chamados.

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

Talvez seu maior charme seja o bigodinho característico da raça. Mas não é só isso que caracteriza a raça e a diferencia de outras raça bem parecidas com elas como a shih tzu. A raça de cachoro lhasa apso é de pequeno porte, atingem no máximo 25cm e geralmente as fêmeas são um pouco menores. O peso desses mascotinhos fica entre 4 e 7kg quando saudáveis.

A pelagem característica da raça é fina, longa e abundante. Possuem subpelo igualmente abundante, porém em tamanho menor. A coloração dos pelos passeiam entre o branco, preto, cinza e marrom dentro de várias variações de tons dessas cores. Podem se apresentar de uma única cor ou com algumas mechas de tons diferentes.

A raça lhasa apso é indicada para crianças?

A forma mais fácil de conquistar a atenção e confiança dessa raça é brincando, logo, as crianças têm uma grande facilidade em conviver com esses cãezinhos. A raça lhasa apso é super simpática e não vai negar momentos de brincadeira e por isso é uma das que mais de da bem com crianças.

Quais são os comportamentos esperados da raça lhasa apso?

O espírito animado da raça no entanto se confunde com a sua predisposição a preferir passar tardes cochilando. A raça não precisa de muitos exercícios então uma passeada no começo e fim do dia já os fazem bem felizes. 

Sua personalidade o coloca como um excelente cão de guarda também. Possuem ouvidos sensíveis e latidos bem característicos da raça que ajudam nessa função.

São inteligentes e precisam de uma educação firme o quanto antes, eles podem se sentir gigantes, apesar do tamanho e se tornarem grandes líderes, então é preciso que os donos se coloquem como dominantes.

Qual a idade média que um cão da raça de cachorro lhasa apso vive?

Existem relatos de que um cãozinho da raça viveu até os 29 anos de idade. Hoje no entanto a expectativa de vida desses cãezinhos não são tão altas, mas variam entre os 12 e 16 anos.

Quais são os cuidados básicos ou diários que ele precisa?

Com a pelagem imponente que possuem, eles precisam de cuidados diários aos seus pelos. Essa escovação vai ajudar a retirar pelos mortos e evitar uma queda de pelos muito grande pela casa e além de ajudar no crescimento e fortalecimento dos pelos, essa rotina de escovação vai ajudar a manter os pelos macios e brilhantes.

Banhos frequentes também são necessários para evitar odores ruins e infestação de pulgas e carrapatos no meio de toda essa pelagem.

As unhas quando muito grandes podem causar incômodos no cachorrinho para andar e até alguns machucados, então merecem uma atenção especial para que sejam cortadas sempre que necessário.

Os dentes também devem ter uma rotina frequente de escovação para que não tenham mau hálito, cáries etc.

Em relação a exercícios, os lhasa apsos não necessitam de grandes períodos se exercitando, caminhadas leves duas vezes ao dia são o suficiente.

A alimentação deve seguir orientações veterinárias principalmente quando os cachorrinhos ainda são filhotes. Podem ter dificuldades para mastigar os grãos no começo, então pode ser necessário que a ração seja umedecida para facilitar.

Quais são as doenças mais comuns que a raça lhasa apso apresenta?

A raça tem alguns probleminhas de saúde mais comuns que outros cães.

A maioria deles está ligado as orelhas, devido ao formato delas algumas complicações podem acontecer mais facilmente pois quando bebem água podem acabar molhando e a região úmida pode acumular fungos e bactérias. O ideal é que sejam sempre limpos e acompanhados por um veterinário.

Existem ainda problemas ósseos comuns a raças do porte da lhasa apso como luxação da patela. O tratamento pode ser clínico ou cirúrgico dependendo da frequência com que ocorrem as luxações e idade do cão.

Alguns probleminhas de vista também podem aparecer como a atrofia progressiva da retina que pode causar cegueira e o entrópio que é a inversão das pálpebras dos cães e causam irritação na região.

Quanto custa um cão da raça lhasa apso com pedigree?

O preço de um filhote vai depender principalmente da descendência da linhagem.

Os preços variam entre R$800,00 e R$1400,00.

Curiosidades sobre a raça de cachorro lhasa apso:

A raça é a que originou a raça shih tzu e por isso existem uma confusão entre elas. Os cães da raça lhasa apso são uns dos mais antigos que se tem registros. Acredita-se que existam há mais de 4 mil anos e sejam domesticados há aproximadamente 3 mil anos.

Como o próprio nome diz, é uma raça originária do Tibet e dizem que eram os cães dos monges e nobres da região.

Pontos Positivos

  • São cães leais e excelentes companheiros
  • Se adaptam bem a diferentes tipos de casa
  • É uma das raças que mais se dá bem com crianças e outros pets

Pontos Negativos

  • Precisam de atenção diária para escoação da pelagem
  • Podem ser teimosos
  • Precisam de passeios diários, mesmo que pequenos.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: