Tudo sobre a Raça de cachorro Maltês, entenda melhor o seu cãozinho!


Rate this post

Inteligentes, elegantes e extremamente dóceis, a raça de cachorro Maltês é uma das queridinhas de muitas famílias ao redor do mundo. Além de companhia, um cachorro da raça maltês vai ser ótimo para competições e até para ajudar em algum tipo de terapia.

Hoje o Blog Dicas Boas pra Cachorro vai tirar as suas dúvidas mais comuns sobre essa raça. Temperamento, tamanho, cuidados especiais e algumas curiosidades que com certeza vão te fazer escolher essa raça como sua companheira.

Temperamento da raça de cachorro Maltês

Algumas coisas precisam ser ditas logo neste primeiro momento. Os cães desta raça são inteligentes, determinados e podem ser bem teimosos. Não que seja um problema, ainda mais se forem adestrados desde filhotes, pois aprendem facilmente a respeitar as regras da casa.

O Maltês gosta de se divertir, mas ao mesmo tempo ele gosta de carinho, ou seja, essa raça está sempre pedindo por atenção de várias formas.

Se dão super bem com outros humanos, até os que estão vendo pela primeira vez, outros animais também não tendem a ser problemas. Porém, é importante que a socialização seja realizada com cuidados e as alterações na rotina sejam feitas aos poucos. 

Apesar da energia para brincar são cães calmos e latem pouco, o que pode ser bom para pessoas que morem em apartamentos ou casas menores.

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

A raça Maltês é de pequeno porte e pêlos longos. Sua pelagem no geral é sedosa e lisa. Não apresentam variações de cores, são brancos e às vezes podemos encontrar alguns com uma tonalidade um pouco marfim, porém muito raramente. 

A variação de tamanho entre machos e fêmeas é muito pequena, os machos podem ter entre 21 e 25cm de altura, enquanto as fêmeas variam entre 20 e 23cm. Com esse tamanho, não poderíamos esperar por um peso muito alto né?! Quando saudáveis os cães dessa raça vão pesar entre 3 e 4kg.

É uma raça indicada para crianças?

Por serem bem agitados e dóceis os cães da raça Maltês são uma ótima pedida para casas com crianças. Juntos vão gastar bastante energia brincando e com certeza as crianças darão a atenção necessária que esse cãozinho pede e merece.

Quais são os comportamentos esperados da raça de cachorro maltês?

Apesar de bem ativos os cães da raça Maltês se adaptam bem a diferentes rotinas, não é à toa que é uma raça muito procurada para companhia de idosos ou pessoas que possuem dificuldades de locomoção.

Outra questão comportamental a ser tratada nessa raça é a dependência e, consequentemente, a  “ansiedade da separação” que  esses cãezinhos podem ter quando precisam ficar sozinhos. Isso pode acarretar na destruição de alguns itens pela casa, mas nada que um brinquedo interativo e uma adaptação a essas situações não resolvam.

Qual a idade média que este um maltês vive?

Cães de pequeno porte geralmente apresentam uma expectativa de vida maior que as raças de grande porte.E  com o maltês não é diferente, esses companheirinhos possuem uma expectativa de vida em torno dos 15 anos.

Quais são os cuidados básicos ou diários que o maltês precisa?

Apesar de ativos e cheios de energia, a raça Maltês possui metabolismo lento, por isso é importante prestar atenção no peso do cãozinho para evitar a obesidade.

Sabendo disso, é importante ter uma rotina de exercícios, mas que não seja exagerada, pois não são cães atléticos.

A pelagem característica da raça requer cuidados. É preciso que haja uma escovação diária para que os pêlos não se embolem e causem dor quando for escovar os cãezinhos. 

Os banhos não são apenas para higiene, mas para manter a saúde dos pêlos destes cachorrinhos também. Sempre que começarem a apresentar uma coloração mais acinzentada é hora de um banho.

Dentes e unhas precisam de cuidados regulares para que sejam evitados problemas de mau hálito ou bactérias bucais nos casos dos dentes e para evitar incômodo nas atividades no caso das unhas. As unhas, no entanto, na maioria das vezes sofrem um desgaste durante as atividades do pet, então podem não precisar de corte frequente.

Quais são as doenças mais comuns que os cães da raça maltês apresentam?

A raça Maltês é super saudável, mas isso não os exclui de doenças mais comuns à raça.

Essa raça sofre com complicações cardíacas, que demonstram um cansaço excessivo e também sofrem com a tendência à obesidade.

 

Quanto custa um cão da raça maltês com pedigree?

Os preços de um filhotinho da raça de cachorro Maltês podem variar de acordo com a linhagem, canil e premiações dos pais e avós. Por isso, podemos encontrar filhotinhos entre R$1000,00 e R$5000,00.

Curiosidades sobre a raça Maltês

É uma das raças mais antigas que se tem registros, eles aparecem em escrituras de Aristóteles que variam entre 384 a 322 a.C. 

Tudo indica que eram usados como caçadores de animais de pequeno porte como ratos em portos e navios antigos. 

E a raça como conhecemos hoje em tom da pelagem e tamanho provavelmente é a que chegou nos Estados Unidos nos anos de 1800.

Pontos Positivos

  • São cães inteligentes
  • Se dão bem com crianças, desconhecidos e outros animais
  • São cães calmos e latem pouco
  • Podem se adaptar a diferentes rotinas

Pontos Negativos

  • Podem ser teimosos
  • Demandam atenção constante
  • Podem ser ansiosos e se distraírem roendo móveis pela casa

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet ?

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro