Tudo sobre a Raça de cachorro pitbull, entenda melhor o seu cãozinho!


Um verdadeiro cão de guarda, o American Pit Bull Terrier, popularmente conhecido como pitbull é leal, inteligente e extremamente companheiro. Ao contrário do que o senso comum construiu sobre a raça, o pitbull é uma raça dócil, principalmente com crianças.

Temperamento da raça pitbull

Apesar da fama de um cachorro agressivo e rude, que eles realmente tiveram no passado, durante a criação da raça, o pitbull chegou a ser usado inclusive para tomar conta de crianças.

O comportamento agressivo não é característica da raça, assim como qualquer pet, o comportamento do animal é desenvolvido em maior parte dos casos pela forma como é criado do que pela genética presente nos pitbulls.

A modelagem do cão é feita desde filhote e quando criado de uma forma calma se tornam extremamente leais e  generosos. Possuem uma excelente habilidade de se socializar com outros humanos, até mesmo desconhecidos, desde que demonstrem respeito e confiança, algo que pode parecer bem estranho pois com outros cães ou animais pode ter comportamento completamente contrário.

Em especial, com seu dono ele será um verdadeiro cão de guarda e sempre estará pronto para atender as ordens e agradar o dono de alguma forma.

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

A raça pitbull tem como característica o porte atlético dos cães. São cães de médio porte e extremamente velozes. Fisicamente possuem características marcantes como as orelhas pontudas e baixas, patas grandes e musculosas e um crânio com musculatura bem definida e visível.A pelagem da raça é curta, grossa e bem rente ao corpo. Podem ser encontrados em diversas cores, inclusive, misturadas.

Pesam em média 28kg, mas podem variar bastante principalmente do estímulo que for dado ao cachorro e a altura fica em torno dos 48cm.

.

Pitbull é uma raça indicada para crianças?

Como já foi mencionado, se dão super bem com crianças. Mas assim como qualquer outra raça, os cães da raça pitbull precisam que a confiança seja conquistada e após isso, permitirão toques e brincadeiras intermináveis, assim como a energia desses dois serzinhos.

A raça foi inclusive exemplo para esta situação nos Estados Unidos, quando o Hulk, um pitbull de 80kg ficou famoso, não só pelo seu tamanho, mas também por cuidados de duas crianças, tendo uma delas apenas 3 meses de vida.

 

 

Qual a idade média que um pitbull vive?

A raça possui uma expectativa alta para o tamanho e os cães da raça pitbull chegam facilmente aos 14 anos de idade.

Quais são os cuidados básicos ou diários que ele precisa?

Uma das maiores características da raça pitbull são seus músculos e portanto, demandam uma alimentação especial para que se mantenham saudáveis.

É uma raça bem ativa e os passeios e exercícios físicos são extremamente necessários para que gastem energia e se mantenham ativos e saudáveis.

Com o pelo é importante que exista uma escovação para que os pelos mortos sejam retirados para o nascimento de novos, uma frequência semanal é o ideal e pode inclusive ajudar na prevenção de algumas doenças de pele.

Os banhos periódicos são necessários também, assim como a escovação, vão ajudar evitar problemas de pele e ajudam a prevenir pulgas e carrapatos. O processo deve sempre respeitar o uso de produtos para cães e sempre que possível, produtos específicos para a raça.

Unhas e dentes também merecem um cuidado especial, primeiro para que não fiquem grandes e incomodem na locomoção, que é uma das atividades mais importantes para a raça. Os dentes devem ser escovados diariamente para manter o sorriso encantador característico da raça.

Quais são as doenças mais comuns que a raça pitbull apresenta?

A raça de cachorro pitbull é bastante saudável e não apresenta grandes complicações relacionadas à história da raça. Uma alimentação com os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento do animal já ajuda na prevenção de muitos dos problemas que possam aparecer que estão relacionados à obesidade e problemas de quadril.

A raça precisa de um acompanhamento veterinário para uma dieta equilibrada, além de exercícios físicos regulares para que o peso se mantenha ideal e evite as complicações que possam surgir principalmente nos quadris por esforço excessivo.

Outros probleminhas que geralmente aparecem no pitbull são os de pele. Por isso, uma rotina de higiene e de visitas ao veterinário são importantes e em caso de surgimento de manchas o ideal é procurar o mais rápido possível o veterinário.

Quanto custa um cão desta raça com pedigree?

O cãozinho da raça pitbull pode variar de preço pela linhagem que pertence e principalmente pelo sexo. Filhotes de fêmeas podem ser encontrados a partir de R$1000,00 e de machos a partir de R$800,00.

Curiosidades sobre a raça pitbull

A raça sofre com diversos mitos, o mais comum deles já foi desmentido pela comunidade científica, o travamento das mandíbulas foi desmentido através de diversas pesquisas, eles possuem sim uma mordida forte, mas não é verdade que quando mordem travam e seja impossível soltar. 

A história da raça pitbull é muito incerta e acredita-se que tenham sido criados no Reino Unido para lutar, mas existem relatos de cruzamentos entre Bulls e Terriers que teriam originado o pitbull como conhecemos em terras americanas e eram utilizados para tomar conta de pastos de gado e ovelhas.

A raça não é reconhecida pela Federação Cinológica Internacional e por isso pertencem ao grupo 11, junto com outras raças similares como American Staffordishire Terrier e Staffordshire Bull Terrier.

Pontos Positivos

  • É uma raça muito inteligente;
  • São extremamente leais e apegados aos donos;
  • São cães bastante saudáveis;
  • São bons companheiros para crianças.

Pontos Negativos

  • Podem não se acostumar a outros animais;
  • Sofrem bastante preconceito pela história e mitos que envolvem a raça.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: