Tudo sobre a Raça de cachorro Pug, entenda melhor o seu cãozinho!


Pequeno, fofinho, gordinho, todo cheio de dobrinhas e super amigável. Os cães da raça de cachorro pug são candidatos super amorosos e expressivos a pet da família. Até o mais antipático dos pugs vai ser simpático com todos a sua volta e um simples caminhar com ele vai te fazer ter vontade de agarra-lo e nunca mais soltar.

Você quer ter um pug e tem duvidas sobre a raça? Então este post é para você! Vamos contar tudo sobre a raça de cachorro pug. Se você já é tutor de um cãozinho dessa raça entenda tudo que se passa com seu cachorrinho e aprenda como amá-lo mais ainda.

Temperamento da raça pug

A raça de cachorro pug é uma raça de companhia. Os cães dessa raça são extremamente apegados aos seus tutores e  se dão super bem com todos, ou seja, são muito sociáveis. A preguiça desses cães é em relação aos exercícios físicos e não para as brincadeiras, são bastante brincalhões e alegres.

Apesar de serem extremamente calmos e sociáveis, como a maioria dos cachorros, precisa ser socializado desde filhote para que se dê bem com outros animais e crianças, por exemplo, mas os pugs, em geral, não costumam apresentar problemas comportamentais neste sentido.

Por essas características bem “zen”, é um cachorrinho que super se adapta a casas pequenas e  apartamentos.

Quais são as características físicas gerais? porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

Pug com pelos “prateados”

A raça de cachorro pug é caracterizada pela estrutura dos cães bem robusta. Sua cabeça é redonda, e comparada ao corpo são proporcionais, é toda enrugada. São cães braquicefálicos, ou seja, com focinhos curtos, apesar de terem narinas bem grandinhas. Os olhos são escuros e redondinhos, assim como todo o resto do corpo.

Além do corpo cheio de rugas, o rabinho também é característico da raça, eles são enrolados e bem na “garupa’.

A pelagem dos pugs é curta, fina, lisa e macia. Eles podem ser encontrados nas cores fulvo e preto. Como o fulvo pode apresentar uma grande variedade de tons, um Pug de cor diferente do preto será registrado como fulvo. Por serem uma raça antiga, vários cruzamentos foram feitos e hoje podemos encontrar pug tigrados, brancos e prateados (um cinza que aparece conforme o pelo cresce).

Como são cães de pequeno porte o seu tamanho fica geralmente próximo aos 30 cm, pesando 10 kg. Esse é o peso médio e o ideal para raça, porém por terem sérios problemas com a preguiça, a falta de exercícios pode elevar o peso do pug, o que não é saudável.

A raça de cachorro pug é indicada para crianças?

Os cães da raça pug são super sociáveis e são excelentes cães de companhia, então a convivência com crianças não será um problema no quesito comportamento. A raça no entanto é bastante delicada e crianças podem não ter muita noção da força e limite, portanto é indicado sempre ter um adulto por perto para evitar problemas.

Quais são os comportamentos esperados da raça de cachorro pug?

Como mencionado, eles são verdadeiros cães de companhia…mas só quando é para ficar em casa, de preferência no colo. São extremamente preguiçosos, não gostam de muitos exercícios físicos e na real, nem podem fazer exercícios muito pesados. São afetuosos, inteligentes e brincalhões.

Esse apego aos tutores pode se tornar um problema quando precisarem ficar sozinhos. Os pugs com esse apego extremo podem desenvolver ansiedade por separação. São super sociáveis e portanto, um outro cachorrinho pode ser a solução para esses problemas. Quando envolvidos desde cedo com outros animais vão se dar bem com outros cães, animais e pessoas.

Qual a idade média que um cão da raça de cachorro pug vive?

Os cães da raça pug vivem em média 13 anos, mas esses carismáticos cãezinhos chegam fácil aos 16 anos ou até um pouco mais quando levam uma vida saudável.

Quais são os cuidados básicos ou diários que ele precisa?

A raça de cachorro pug precisa de acompanhamento médico veterinário mais frequente do que outras raças. Sua condição braquicefálica requer acompanhamento, principalmente em períodos de muito calor.

Os pugs necessitam de uma escovação frequente de sua pelagem, que é constantemente trocada e portanto, caem bastante. A escovação ajudará na remoção dos pelos mortos e ajudará a proporcionar um conforto maior para o pet.

As famosas dobrinhas precisam de um cuidado especial também. Elas precisam ser limpas com uma certa frequência para que não acumulem sujeira ou umidade. Os banhos devem ser dados de acordo com a necessidade, mas nunca superando 1 por semana.

As unhas precisam ser cortadas para evitar que se machuquem quando se coçam ou caminham, mas só quando elas não são aparadas naturalmente pelos passeios. Assim como todos os outros cães, os dentes devem ser escovados para evitar problemas, principalmente com o tártaro.

Os exercícios físicos devem ser moderados, com pequenas caminhadas em horários que a temperatura esteja mais fresquinha, os passeios são importantes para a saúde do animal, tanto pela questão do peso, quanto por motivos de socialização e estímulos com o ambiente. Mas lembre-se de respeitar sempre o limite do seu cãozinho.

Quais são as doenças mais comuns que a raça de cachorro pug apresenta?

Os cães da raça pug são bem sensíveis e precisam de alguns cuidados.

Olhos:

Eles possuem olhos saltados que precisam de uma boa limpeza. Limpar evita úlceras de córnea, conhecidas como doença dos olhos secos.

Pele:

O cuidado com as suas dobrinhas são essenciais para que eles não sofram com dermatites. Por isso, é importante que elas estejam sempre limpas, sejam muito bem secadas após banhos e utilizem produtos próprios para cães, preferencialmente para a raça.

Condição Braquicefálica:

Esses cães possuem um focinho bem curtinho, por isso alguns cuidados devem ser observados. Essa condição os tornam pouco tolerantes ao calor, já que o ar não consegue se resfriar o suficiente. Além disso, por terem uma capacidade aeróbica baixa podem roncar e ter problemas cardiorespiratórios, por isso os exercícios devem ser moderados e sempre respeitando os limites do cão.

Quanto custa um cão da raça de cachorro pug com pedigree?

Um filhote da raça de cachorro pug está custando entre R$2.500 e R$5.000. Os preço variam conforme linhagem, cor e o sexo do animal. Além disso é uma raça que geralmente necessita intervenção médica no parto, uma cirurgia cesariana, e isso pode influenciar nos custos dos filhotes também.

Curiosidades sobre a raça de cachorro pug

A raça de cachorro pug é uma das mais antigas do mundo e é um cão da nobreza. Josephine, a esposa de Napoleão Bonaparte, teve pug e quando a rainha foi presa, ela colocava mensagens secretas na coleira do cão para se comunicar com Napoleão.

Além disso, após os filmes “MIB – Homens de Preto” a raça voltou a ganhar notoriedade.

Pontos Positivos

  • São muito carinhosos, mas sem apresentar sintomas de carência excessiva.
  • São inteligentes e brincalhões.
  • Se dão muito bem com outras pessoas.
  • Latem muito pouco.
  • Se dão muito bem com outros animais de estimação.

Pontos Negativos

  • Seus olhos são muito sensíveis, por serem expostos e saltados.
  • Tem pouca resistência física.
  • Precisam de cuidados especiais com a pele.
  • Soltam muito pelo, sendo necessária escovação frequente.
  • Tem tendência a engordar

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: