Tudo sobre a Raça de Cachorro Salsicha: entenda melhor o seu cãozinho!


Dicas Boas pra Cachorro vem falar sobre a Raça de cachorro salsicha, bem conhecida e adorada no mundo todo, e traz dicas sobre características, temperamento, manejo e cuidados. Sabe seu nome verdadeiro?

 

Teckel, Dackel e Cofap ou mais conhecido pelo apelido de cachorro-salsicha, cachorro-linguiça ou Salsichinha, mas o nome verdadeiro é Dachshund. É uma das raças mais populares por sua personalidade doce e companheira.

Quer você tenha um ou queira saber mais sobre ele antes de escolher qual cãozinho adotar, reunimos aqui todas as informações que você precisa saber e até curiosidades que você nem imaginava sobre a raça de cachorro salsicha.

 

Temperamento da raça de cachorro salsicha:

O temperamento de um Dachshund é amigável e equilibrado, apesar de estar sempre alerta. Por sua personalidade equilibrada é extremamente sociável com outras pessoas, inclusive visitas que ele não conhece. A energia de sobra tornam os Teckels ótimas companhias para as crianças.

 

Quais são as características físicas gerais? Porte, cor de pelagem, peso, tipo de pelo…?

Tipos de pelagem raça de cachorro salsicha

O cão da raça Dachshund (ou Salsicha) tem esse apelido por ter patas curtas e o corpo comprido. Suas orelhas são longas e caídas e, apesar da sua baixa estatura, eles possuem músculos bem fortes. Inicialmente um cão de caça, passam horas farejando qualquer coisa que chame a atenção deles.

 

Pode apresentar uma coloração marrom chocolate ou preto e marrom, porém há raras ocasiões em que você pode encontrar um Dachshund na cor branca e até mesmo cinza com o olho azul (conhecido como “Arlequim”).
Os pelos dessa raça costumam se apresentar em três tipos de pelagem e tamanho – Curto (mais comum no Brasil), Duro (meio espetado) ou Longo (geralmente os mais macios).

 

Os salsichas em questão de porte podem ser divididos em dois tipos: Os Minis e Anões pesam cerca de 4kg e possuem em média 14cm a 20cm de altura, e os Standards podem chegar a pesar mais de 10kg e cerca de 24cm podendo chegar aos 30cm.

 

O que esperar da raça de cachorro salsicha?

 

O instinto de caça dos Teckels é traço forte da personalidade deles, o que os tornam extremamente ativos e dispostos a brincadeiras. Serão ótimos companheiros e super apaixonados pelos seus tutores.

 

Qual a idade média que a raça de cachorro salsicha vive?

A expectativa de vida dos cães da raça Dachshund é uma das expectativas mais altas entre as raças caninas, os salsichinhas vivem uma média de 14 a 17 anos.

 

Existem doenças frequentes aos Dachshunds?

Raça de cachorro Salsicha

A raça de cachorro salsicha tem uma certa tendência à obesidade, por isso é muito importante que você leve seu cãozinho para passear e se exercitar com frequência. Essa necessidade pode ser satisfeita com passeios na coleira ou até mesmo brincadeiras no quintal. Ele é um aventureiro nato e está sempre caçando! Deixe que ele brinque e vigie sempre o seu peso.

 

Outro ponto que exige atenção é que o formato peculiar longo de linguicinha acaba afetando negativamente a coluna da raça Dachshund, o que pode gerar problemas sérios de disco vertebral. Então não é recomendado para quem tem escadas ou muitos degraus em casa. Para protegê-lo, é bom também evitar que ele suba e desça o tempo todo nos móveis ou no sofá. Até mesmo para pegá-lo no colo, deve-se tomar cuidados especiais e nunca pegá-lo como se fosse um bebe, pelas axilas. Sempre apoiar uma das mãos abaixo do peito para dar sustentação à coluna.

 

Os salsichas precisam também de uma atenção especial com os olhos, que com o avançar da idade podem ficar ressecados e causar irritações, mas nada que um bom acompanhamento veterinário consiga identificar e evitar grandes problemas futuros.

 

Raça de cachorro salsicha desenho

Cuidados Especiais com a raça de cachorro salsicha:

Os cuidados com a pelagem vão depender do tipo de pelo que o seu Dachshund possui. Os de pelo liso precisam dos cuidados básicos e não precisam de escovação semanal, enquanto os de pelo curto precisam de escovação semanal e os de pelo longo pelo menos duas vezes durante a semana e também tosas periódicas.

 

Quanto custa um filhote de Dachshund?

O preço de um Daschshund pode variar de acordo com a linhagem sexo e canil de origem, bem como se possuem ou não pedrigree. Cães que já foram selecionados para que não tenham doenças geneticamente transmitidas, também costumam ser mais caros.

Preço médio: R$1.200 a R$5.000.

 

Raças Relacionadas

Algumas vezes a raça de cachorro salsicha são confundidos com os Basset.

Mas apesar de haver muitas semelhanças entre eles, como o corpinho longo, porte baixo, as longas orelhas e patas curtinhas, na verdade o Basset é uma raça diferente e originada na França.

O Basset também é uma raça originalmente caçadora e farejadora, além de ser um pouco maiores que o Dachshund, podendo chegar a pesar 45kg.

Raça de cachorro Basset

Cão da raça Basset ⏫⏫

 

Curiosidades da raça de cachorro salsicha:

Na Europa o grande motivo da raça de cachorro salsicha ter se popularizado, foi porque ele era um símbolo de status na sociedade. Figuras importantes como a Rainha Vitória da Inglaterra era constantemente vistas com um deles, tornando-os famosos e desejados.

 

Mas o motivo da raça de cachorro salsicha ter se popularizado bastante no Brasil nos anos 90 foi que nessa época eles foram bastante usados em propagandas de amortecedores de carros. No comercial, o cãozinho era associado ao amortecedor por causa do seu formato, o que levou a raça a ser também conhecida como “Cachorrinho da COFAP”.

(Vídeo do Comercial > https://www.youtube.com/watch?v=3ddi3QtR8d0 )

 

A História da raça de cachorro Salsicha (Dachshund)

Esta antiga raça tem origem na Alemanha (que coincidentemente, também é conhecido pelas linguiças!). Ele foi criado inicialmente como um cão para caçar texugos e lebres. O significado do seu nome também vem do alemão e é bem simples: Cão Texugo (Dachs hund).

Suas habilidades de caçador, seu tamanho e seu formato eram úteis pois eles tiravam suas presas direto de tocas bem estreitas para matá-las, além de também serem bons na perseguição. Por isso até hoje o cão-salsicha tem seus instintos de caçador e de guarda.

História da raça de cachorro salsicha

Foto reprodução: hunterj

 

Pontos Positivos de se ter um Cão-Salsicha

  • Eles são muito companheiros e fiéis. Gostam de atenção e de brincar.
  • Se adaptam com facilidade a ambientes mais apertados.
  • São ótimos para quem tem filhos, pois se dão bem com crianças e tem atitude protetora.
  • Seu histórico de caçador faz deles bons vigias, além do latido alto e agudo que pode ser ouvido de longe caso alguém se aproxime da sua casa (quase uma campainha ambulante rs). São muito atentos a movimento e barulhos.
  • Geralmente se dão bem com estranhos, talvez demorem a se acostumar por serem um pouco ciumentos mas não costumam ser agressivos.

Cores Raça de cachorro salsicha

 

Pontos Negativos em adotar um Dachshund

  • Algumas pessoas o acham agitados demais.
  • São teimosos e podem oferecer resistência durante o adestramento.
  • Sua característica ciumenta pode se tornar agressiva em alguns casos, em situações em que se sintam ameaçados de alguma forma.
  • Os latidos altos podem ser bem estridentes e algumas pessoas se irritam com essa característica.
  • Ele pode ser bem carente, pedindo atenção o tempo todo, além de ser desobediente se não receber o que deseja.
  • É extremamente importante tomar cuidado com sua coluna diariamente.

salsicha longo

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: