Vacina para cachorro filhote


Os cachorros, quando filhotes, são bem frágeis e estão muito expostos ao mundo externo. O sistema imunológico dos filhotes é fortalecido já pelo leite materno que carrega os primeiros anticorpos que eles irão receber, mas após o desmame nós precisamos ajudar, começando a dar as vacinas no momento correto para que eles se fortaleçam e cresçam sem problemas. Você sabe qual e quando deve ser dada cada vacina para cachorro filhote?

Qual é a vacina para cachorro filhote que tenho que dar ao meu?

As primeiras vacinas que um filhote precisa tomar são as chamadas V8 ou V10, essas são as vacinas que protegem para múltiplas doenças (hepatite, parvovirose, cinomose, leptospirose, adenovirose, parainfluenza, coronavirose), e a antirrábica que protege contra a raiva. Essas vacinas são obrigatórias para os filhotes.

Quando é recomendado dar vacina para cachorro filhote?

A vacinação é recomendada após a fase do desmame que ocorre por volta do 45º dia. Sendo o ideal, começar a primeira dose no filhote com 60 dias de idade. Neste período a proteção fornecida pelo leite da amamentação começa a diminuir, deixando o filhote exposto.

A vacinação é obrigatória e recomendada para este período da vida do filhote, mas deve-se levar em conta aspectos da saúde dele neste período. Para ser imunizado o filhote não pode estar com febre ou diarreia, ele precisa ter sido vermifugado e o mais importante, estar com o peso mínimo adequado.

Calendário de vacinas para cachorro filhote:

60 dias de idadeV8 ou V10, dependendo do contexto de vida do cão e recomendação veterinária.
90 dias de idadeSegunda dose da vacina múltipla aplicada (V8 ou V10)
120 dias de idadeTerceira dose da vacina múltipla aplicada (V8 ou V10) e uma dose da Antirrábica

Após a aplicação dessas vacinas o seu cãozinho está liberado para passeios na rua com segurança.


Para saber dicas de qual coleira escolher para esse passeio veja nosso post sobre o tema:

Coleira para Cachorro, quais tipos existem e quais as melhores?

IMPORTANTE:

  • A vacinação não termina após essas doses enquanto eles são filhotes. Anualmente algumas precisam ser reforçadas, portanto, fique atento ao calendário de vacinação do seu cãozinho.
  • A necessidade de aplicação de outras vacinas vai depender do local onde o cão vive e será recomendada pelo veterinário.

Dicas para a vacina para cachorro filhote:

  1. Se for possível, faça a aplicação em um local onde o cão se sinta seguro e confortável como em casa ou no consultório veterinário se ele se mostrar confortável com as idas ao veterinário.
  2. Esteja preparado, é importante que o momento não cause traumas no animal, então quanto mais rápido e eficaz for, melhor. “Domine” o cão e o acalme para que ele  não fuja.
  3. Observe o cão pelas próximas 24/36 horas após a vacinação. Eles podem apresentar algumas reações. Procure saber quais são as mais comuns e caso algo estranho aconteça, procure atendimento veterinário.
  4. Apenas vacine seu cãozinho se ele estiver saudável.

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:
https://instagram.com/dicasboaspracachorro
http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro

Recomendados Primeiro Para Você: