Vermífugo para cachorro: entenda porque é importante para a saúde do seu cão!
Vermífugo para cachorro é um assunto que gera muitas dúvidas nos tutores. Afinal, como saber se o cachorro está com verme? Quais os sintomas que o cão apresenta? Cachorros saudáveis precisam tomar vermífugo?
O @dicasboaspracachorro explica a importância de dar vermífugo aos cães, os problemas causados por vermes intestinais, os sintomas que o cão apresenta, como é feito o diagnóstico e porque é importante fazer o tratamento.
Vermífugo para cachorro: por que é importante?
O vermífugo para cachorro tem duas funções: como forma preventiva e também como tratamento contra parasitas intestinais em um cachorro contaminado.
Cães devem receber vermífugo ainda quando filhotes, geralmente por volta dos 30 dias de vida e depois fazer os reforços periódicos, ao passo que cães adultos deverão ser vermifugados em média, a cada 6 meses, de acordo com o risco de reinfestação.
Cães saudáveis também devem tomar vermífugo, para continuarem saudáveis!
Quando o vermífugo para cachorro é dado como forma preventiva, com dose de acordo com o peso do cão, terá a função de proteger, exterminar e inibir o desenvolvimento dos principais parasitas intestinais que o cachorro possa entrar em contato.
Quando o vermífugo é receitado diante um diagnóstico que acusa a presença do parasita no organismo do cachorro, o vermífugo será específico ao tipo de parasita e sintomas que o cão apresenta.
Como saber se o cachorro tem verme?
A melhor forma de saber se o cachorro está com verme é levá-lo ao veterinário para exames parasitológicos de fezes.
Cães podem se contaminar em contato com outros cães ou com as fezes de outros cães, saiba mais, lambendo ou cheirando o chão contaminado e até dentro de casa com ovos de parasitas trazidos na sola dos nossos sapatos.
Existem vermes intestinais que são zoonoses e acometem também o homem!
A Giárdia e o Bicho Geográfico são exemplos de parasitas intestinais considerados Zoonoses, por tanto, ao proteger o seu cão contra esses parasitas, você protege a família como um todo.
Um cão com o vermífugo em dia tem mais resistência contra esses parasitas, mas se a prevenção foi interrompida e o tutor não faz ideia de quando foi a última vez que o seu cachorro tomou vermífugo, alguns sinais físicos no cachorro podem ajudar a identificar os sintomas mais comuns da infecção causada pela presença desses vermes.
Quais sintomas o cachorro com verme apresenta?
Um cachorro com verme se mostrará sem energia, cansado e apático, com alterações no pelo e pele. Isso se dá porque a presença de vermes no organismo do cão provoca a má absorção ou assimilação de nutrientes.
Não raro, o cachorro com verme tem o abdome inchado, perde peso, apresenta vômito, diarreia, pelagem opaca e sem brilho e coça o bumbum, se esfregando pelo chão.
Quais os riscos que os vermes podem causar na saúde do cão?
Embora consideradas comuns, essas verminoses quando não tratadas podem causar sérios problemas de saúde e levar o cachorro à morte.
Os danos variam conforme o tipo de parasita, mas em casos mais severos o animal apresentará diarreia com muito muco e sangue, anemia, desnutrição e obstrução intestinal.
Qual o melhor vermífugo para cachorro?
Existe uma grande variedade no mercado conhecida como amplo espectro que age contra os parasitas intestinais mais comuns, mas não todos! Alguns parasitas intestinais como a Giárdia, requer tratamento específico. Regra geral, o melhor vermífugo para o seu cão será aquele indicado pelo médico veterinário!
Diante a suspeita de parasitas intestinais, o médico veterinário solicitará exames intercalados de fezes, que muitas vezes poderão apresentar resultado falso-negativo (sem a presença de parasitas) porque a eliminação dos ovos nem sempre é contínua.
Uma vez diagnóstico o parasita intestinal, o vermífugo para cachorro será indicado conforme o ciclo do parasita.
Manter a vermifugação em dia, mesmo em um animal saudável é a melhor maneira de proteger o seu cachorro e toda a sua família!
Você se lembra de quando foi a última vez que o seu cachorro tomou vermífugo?
INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube
Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro