Vômito amarelo de cachorro, o que pode ser?


O vômito é um sinal de alerta, de que algo não está indo muito bem. Pode ser a expulsão de algo considerado tóxico pelo organismo e as cores podem ajudar a determinar o que está causando o problema. Mas o que pode ser o vômito amarelo?

Por que o cachorro vomita amarelo?

A coloração amarela no vômito dos cães está ligada a presença de bile, substância que é produzida pelo fígado e liberada no intestino para auxiliar na digestão de gorduras. 

No entanto, devido a algumas alterações no organismo, a liberação de bile no intestino pode estar ocorrendo de uma forma acima do normal e ela pode acabar refluindo do intestino para o estômago. 

E se o estômago do cachorro estiver vazio, a bile que reflui não será utilizada e irá se acumular ali no órgão causando irritação nas paredes estomacais. E essa irritação pode levar ao vômito, ou seja, o cachorro irá vomitar a bile que não foi utilizada.

Motivos do vômito amarelo:

Sabendo que o vômito amarelo é na maioria das vezes bile em resposta a alguma disfunção intestinal ou estomacal do cão, quais são as possíveis causas para que eles não comam e, consequentemente, acabem vomitando.

Apetite seletivo:

Alguns cães não comem normalmente e pulam algumas refeições, ficando muito tempo sem comer. O chamado apetite seletivo deve ser tratado com veterinário nutricionista  para que a dieta do cachorrinho seja nutritiva o suficiente.

Uma rotina com horários fixos para as refeições é importante para além dessa questão, já que o jejum prolongado pode levar também a hipoglicemia.

Ansiedade por separação:

Existem cães que não se adaptam muito bem à ausência dos donos, por menor que seja o período da separação. Uma das atitudes durante essa separação é deixar de comer e não fazer as necessidades fisiológicas enquanto os donos não voltam.

Reverter esse quadro pode envolver treinamentos com veterinários comportamentalistas e adestradores, enriquecimento ambiental com brinquedos e comedouros pela casa para que o cão se mantenha entretido durante a ausência dos donos.

Dores e doenças:

A falta de apetite pode ser sintoma de alguma doença. Caso note a falta de apetite no seu cãozinho, observe se ele apresenta algum outro sintoma como: inchaço e demonstração de dor em partes do corpo, diarreia, mudança comportamental e vocalização excessiva.

Caso um ou mais desses sintomas sejam observados procure um veterinário o quanto antes para que seja feito um diagnóstico preciso e o tratamento seja adequado. Independente da causa da falta de apetite e consequentemente do vômito amarelo é importante que o veterinário seja consultado.

O que fazer quando o cachorro apresenta vômito amarelo?

Mesmo sabendo que, na maioria das vezes, o vômito amarelo é uma reação da presença de bile no estômago vazio por muito tempo, a urgência de uma visita ao veterinário não é tão grande, a não ser que este vômito seja uma situação recorrente.

Estimular o seu pet a comer já ajuda um pouco nessas situações, ainda mais se for pela manhã, pois durante a noite tendem a ficar mais tempo sem comer. Uma outra pergunta a se fazer é se o seu cachorro comeu algo de diferente.

A ingestão de algo que não estão acostumados pode ser um tanto tóxica para o animal e o vômito, neste caso, acaba sendo uma defesa do organismo, assim como quando a ingestão é feita de maneira muito rápida e o processo digestivo fica conturbado, levando a uma super produção de bile para uma quantidade pequena de alimentos ingeridos.

Então, agora que você já sabe quais podem ser as causas de ter o seu cachorro vomitando amarelo, poderá tomar algumas atitudes para tentar evitar com que isso aconteça. E caso ocorra, lembre-se que o melhor a fazer é levá-lo ao seu veterinário de confiança.

 

Fique atento(a) às nossas redes sociais, sempre trazemos novidades e dicas para seu pet 😉

INSCREVA-SE também no canal do Youtube! 

https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube

Nosso Blog:

https://www.dicasboaspracachorro.com.br

Siga-nos nas redes sociais:

https://instagram.com/dicasboaspracachorro

http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro 

Recomendados Primeiro Para Você: