Zoonoses: Entenda o que é e saiba como prevenir!
Zoonoses, você sabe o que é isso? Queremos nossos cães sempre por perto, não é mesmo? Eles tem passe livre em nossa casa, inclusive em nossa cama e não há nada de mau quanto a isso, desde que a saúde do cachorro esteja preservada.
Afinal, o que são zoonoses?
Zoonoses são doenças contagiosas transmissíveis aos animais e também aos seres humanos. Podem ser causadas por bactérias, vírus, ácaros, parasitas, fungos, mosquitos vetores, entre outros.
O @dicasboaspracachorro esclarece os tipos de zoonoses abrangidos pelas vacinas em cães, os sinais clínicos apresentados quando não é feita a prevenção, a maneira como afetam a saúde dos cães e de sua família humana e traz dicas de como prevenir.
A importância da vacinação e reforços anuais em nossos cães
Quando um cachorro é vacinado, seu organismo cria anticorpos contra agentes causadores de doenças, muitas delas também transmissíveis ao homem.
Podemos citar como exemplo de zoonoses abrangidas pela vacina, doenças como a Leptospirose e a Raiva.
- Leptospirose
A infecção por Leptospirose normalmente está relacionada ao contato com a urina de animais portadores ou doentes, sendo o mais comum, a urina do rato.
Embora a incidência em seres humanos não seja tão frequente, essa Zoonose pode causar sérias complicações na saúde do cão que uma vez contaminado, passará a ser um agente transmissor da doença por meio da eliminação da bactéria pela urina contaminada.
O cachorro com Leptospirose apresentará sinais clínicos como febre, perda de apetite, vômitos, desidratação e urina escura, culminando para a insuficiência renal e hepática, levando à morte quando não tratado a tempo.
Vale ressaltar que por se tratar de uma doença contagiosa, todos os animais que eventualmente conviverem com o cachorro deverão ser isolados ou tratados em conjunto.
O tratamento se baseia no controle dos sintomas.
- Raiva
A Raiva é uma zoonose causada por um vírus. Esse vírus é secretado pela saliva infectada e transmissível às pessoas através de ferimentos causados por mordidas de animais infectados, sendo o mais comum, o morcego.
A doença acomete nossos cães e é considerada fatal, ou seja, não tem cura!
O cachorro infectado pelo vírus da raiva terá o seu sistema nervoso comprometido e, uma vez que os sinais clínicos sejam manifestados, o cachorro fatalmente será levado à morte e por isso, será obrigatoriamente eutanasiado.
O cachorro assim como o homem, quando contaminados pela raiva, passam a apresentar problemas neurológicos inexplicáveis, iniciando com salivação excessiva, dificuldade de deglutição (se alimentar) sinais de agressividade, paralisias e convulsões.
A raiva é uma doença que acomete pessoas no mundo todo e é considerada um problema de saúde pública. Por conta disso, a vacina contra a raiva é obrigatória por lei na legislação brasileira e não havendo recursos financeiros por parte do proprietário do cachorro, este deverá recorrer às campanhas públicas de vacinação.
Percebe agora o que significa dizer Posse Responsável?
Como prevenir essas doenças?
A melhor forma de prevenir essas doenças graves é por meio da vacinação, que integrará o protocolo de vacinas do seu cão e que deverá ser aplicada ano após ano (reforço vacinal) durante toda a vida do cachorro.
Vale ressaltar, que não basta apenas manter as vacinas do seu cachorro em dia para evitar o contágio de doenças consideradas zoonoses. Existem também medidas preventivas por meio do uso de preventivos e vermífugos, mas isso é assunto para um próximo post.
Agora que você já sabe que além de aumentar a expectativa de vida do seu cão, ao vaciná-lo você também protege a sua saúde, quando foi a última vez que você verificou a carteira de vacinas do seu pet?
INSCREVA-SE também no canal do Youtube!
https://www.dicasboaspracachorro.com.br/youtube
Nosso Blog:
https://www.dicasboaspracachorro.com.br
Siga-nos nas redes sociais:
Instagram: https://instagram.com/dicasboaspracachorro
Facebook: http://www.facebook.com/dicasboaspracachorro